Uma ideia: França fora do Euro?

Mudanças na França.

Um partido a favor da saída do Euro acaba de derrotar um os dois maiores partidos de poder (o UMP, o partido de centro-direita também do ex-presidente Sarkozy) nas eleições autárquicas.

E não é apenas o Euro que está em jogo, mas também a ameaça de saída da União Europeia, um factor que estará em discussão no referendo da Grã-Bretanha (que, segundo o primeiro-ministro britânico D. Cameron, poderá irá concretiar-se em 2017).

A Frente Nacional de Marine Le Pen ganhou com 54% dos votos. Uma derrota difícil para os gaullistas do UMP. Isso enquanto os socialistas do presidente Hollande tinham sido derrotados logo no primeiro turno das eleições.

A Frente Nacional é actualmente o maior partido da França, com 24 % dos votos, de acordo com a mais recente sondagem do Ifop (Institut français d’opinion publique): algo nunca acontecido no pós- guerra. O UMP atinge 22%, os socialistas 21%.

A Europa, um engano

Marine Le Pen tinha sido clara: em caso de vitória na eleição presidencial, como primeiro acto o anuncio dum referendum sobre a saída da União Europeia:

Negociarei […], sem uma solução satisfatória, vou pedir a saída. A Europa é apenas um engano. Por um lado, há o enorme poder dos povos soberanos, por outro lado, um punhado de tecnocratas.

Uma saída imediata?

Sim, porque o Euro impede qualquer autonomia nas escolhas de política económica. A França não é um país que possa aceitar ordens de Bruxelas.

Neste caso, os técnicos seriam encarregados de planear um regresso ao Franco. Os líderes da Zona Euro teriam de enfrentar uma difícil decisão: colaborar com a França para definir a saída, coordenando a dissolução da união monetária, ou esperar uma inevitável confusão, uma autêntico quebra-cabeça.
Le Pen:

Não devemos ouvir as cereias. O Euro deixaria de existir na altura da nossa saída, esta é a nossa força. O que eles poderiam fazem? Enviar os tanques?

Os seus quatro pontos fundamentais para manter-se na União Europeia (lembramos: um País pode ser parte da União sem adoptar o Euro): saída do Euro, reintrodução dos controlos nas fronteiras, superioridade da lei francesa perante as leis da União e “patriotismo económico”, ou seja a possibilidade da França perseguir um “proteccionismo inteligente” para salvaguardar o bem-estar social.

Não posso imaginar uma política económica sem o controle da monetária.

O partido de Le Pen consegue os maiores sucessos eleitorais nas regiões tradicionalmente socialistas, o que evidencia como o sucesso da Frente não esteja limitado aos enclaves de Direita: de facto, aspira tornar-se uma força eleitoral capaz de representar a classe dos trabalhadores.

Ultrapassa os socialistas atacando os bancos e o capitalismo internacional. Recentemente, o partido recebeu nas suas fileiras Anna Rosso- Roig, um candidato do Partido Comunista nas eleições de 2012.

O estudo da École
Marine Le Pen

O plano de saída do Euro baseia-se nos estudos dos economistas da École des Hautes Etudes em Paris,
dirigido pelo professor Jacques Sapir.

Segundo as pesquisas, França, Espanha e Itália beneficiariam com uma saída do Euro, sendo capazes de recuperar imediatamente a competitividade no lado dos custos do trabalho, sem anos de declínio. Isso com a inflação da moeda nacional.

Na prática, o percurso inverso da Zona Euro, onde não é possível reduzir o valor da moeda e é necessário criar uma desvalorização interna, isto é, reduzir os salários. No entanto, a consequência é diminuir ainda mais a procura interna e deprimir a economia. Ver caso de Portugal…

A hipótese subjacente deste estudo é que os desequilíbrios entre a Europa do Norte e os Países do Sul da Europa chegaram a um ponto de não retorno. As tentativas de reduzi-los através de uma deflação dos salários e de cortes causaria o desemprego em massa e a perda de boa parte do aparato industrial.

O Professor Sapir argumenta que a melhor solução seria um desmantelamento do Euro com controles coordenados aos movimentos de capitais e com os bancos centrais empenhados a fazer converger as várias moedas nacionais para os valores desejados.

A campanha da Frente parece estar a funcionar. Apenas uma minoria dos eleitores ainda acredita que o partido seja uma “ameaça à democracia”. A Frente, com uma liderança feminina, já não é mais um partido machista.

Critica severamente Washington e a Nato, alegando para a França uma política apartidária num mundo multipolar, e acusa o partido UMP de ter vendido a alma da França à Europa e à hegemonia anglo-americana.:

De Gaulle tinha aspectos de esquerda e de direita. Nós somos a favor de ambos.

Deja-vu

Mas há razões ainda mais profundas.

A França tinha visto na União e no Euro a possibilidade de atingir um ponto de equilíbrio, uma ocasião para travar a hegemonia da Alemanha. É esta uma questão histórica, um objectivo perseguido há séculos. Agora, a União e sobretudo o Euro dependem basicamente das decisões de Berlim, e a França percebe que, mais uma vez, o plano fracassou..

Neste dias, a França está a sofrer a mesma lenta agonia e quando aceitou estoicamente a política deflacionária do primeiro-ministro Pierre Laval. A situação só foi temporariamente controlada. Mas em 1936 deflagrou com o apoio da Frente Popular, uma coligação de esquerda , e dos comunistas.

Portanto, um deja-vu.

A Frente Nacional tem agora um caminho aparentemente fácil até as próximas eleições europeias, em Maio de 2014. E não vão estar sozinhos, pois os euro-cépticos ameaçam o hemiciclo de Estrasburgo (é o caso do Movimento Cinco Estrelas italiano ou dos conservadores britânicos).

O prédio da Zona Euro range. E é só culpa do Euro e dos seus obtusos arquitectos.

Ipse dixit.

Fonte: The Telegraph

2 Replies to “Uma ideia: França fora do Euro?”

  1. continuo com a convicção que se anda com mais ou menos agenda escondida a deitar poeira para os olhos:
    1º os FiveEys são figadalmente os inimigos internos do projecto UE,mas camuflados e hipocritamente inteligentes.
    2º quem não é competitivo com os Bric´s não é por causa do euro( a Alemanha é e tem euro)é por caus a da incompetencia interna
    3º Faz geito á politica de faz de conta de holandinhos e sugeitos identicos que haja uns culpados (Troika,Merkl,Bruxelas,painatal,euro)quanto mais difusos melhor

  2. A vitória da Frente Nacional em França é um sinal dos tempos.
    Na altura de Jean-Marie Le Pen os desafios eram outros, daí a frente nacional nunca ter obtido tanta expressão eleitoral.
    Esta vitória traduz a insatisfação crescente dos cidadãos europeus face ao projecto euro e o discurso de Marine vai nesse sentido.
    É óbvio que aquilo que serve a uns não pode servir a todos. E o projecto euro por não servir os cidadãos, já fede.

    Eu não acredito no 'fim do mundo económico', como muitos querem fazer crer, caso o euro termine. Quem faz este tipo de afirmações com o objectivo de criar pânico, é porque tem muito a perder com o fim do euro.
    Duvido que quem ganhe 600 euros por mês, e que a partir de 2014 veja este valor reduzido, tenha o mesmo tipo de preocupações.

    A transição do euro para as moedas nacionais, tem sido objecto de muitos estudos (já li alguns) e que sendo feita dentro do mesmo espírito cooperativo com que se fez o processo inverso, resulta quando muito, num período de adaptação que dependendo de país para país, pode ser relativamente curto e sem grandes perturbações nas economias nacionais.
    Por oposição, o processo também pode ser conturbado, dependendo da vontade politica dos liders europeus. E eles não são grande coisa.

    Já quanto à possibilidade da França sair da EU, tenho muitas dúvidas quanto ao beneficio desta medida.

    Não sou propriamente anti-europeísta mas esta Europa, não muito obrigado.

    abraço
    Krowler

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: