Um lento desaparecer

Ben Bernanke, o chefe da Federal Reserve, confirma: a produção de Dólares não para.
Já nem se fala de Quantitative Easing, agora é uma fábrica que trabalha sem pausas.

Continuando a comprar 85 biliões de Títulos do governo americano por mês, a
Fed arrisca criar as condições dum holocausto
financeiro: basta uma voz acerca da inflação dos EUA acima do esperado e
todos os mercados começariam a vender a uma velocidade vertiginosa.

A aposta é: nada disso vai acontecer,  porque “as pressões inflacionárias estão sob
controle”. Era a mesma presunção que levou Alan Greenspan a manter as
taxas de juros demasiado baixas por muito tempo: se a crise despoletou em 2008, foi também por causa destas escolhas..

Não é uma coincidência que, após o anúncio de Bernanke, o preço do ouro tem aumentado quase 5%: todos sabem qual o real valor do Dólar hoje, que se aproxima do zero absoluto, é papel, atrás do qual não há investimentos, não há crescimento, mas apenas contas para pagar (e cofres privados para encher).
O medo é constituído pelos possíveis cenários duma desvalorização oficial nos próximos dias.
Que fique claro: nada disso tem a ver com a Modern Money Theory, com a criação de dinheiro sem dívida em favor dos investimentos. Aqui falemos de dinheiro privado (de poucos, e não dos Estados) garantido pela dívida pública (de todos).

Mario Draghi, o chefe do Banco Central Europeu, diz que ” o risco sistémico agora é inferior ao passado”: fala ele que, enquanto presidente do International Stability Board (Conselho de Estabilidade Internacional), nem pressentiu o flagelo económico-financeiro que depois chegou em 2008.

A verdade é que os riscos sistémicos nunca foram tão elevados porque os orçamentos dos Países e dos bancos nunca estiveram tão entrelaçados.

Desde que os banqueiros centrais assumiram a tarefa de nos “salvar” da crise económica, ninguém está a salvo . A lógica desta super-burocracia internacional é perversa: Bernanke está preste à abraçar a sua dourada reforma e passar a batata quente da maior massa monetária da história nas mãos do seu sucessor.
Irresponsáveis perante as pessoas, comprometem o futuro de todos sem arriscar nada de próprio. Irresponsáveis por causa dos actos que ameaçam o sistema financeiro global, para garantir os privilégios e as reformas deles.

Na Zona NEuro o fantasma duma falência repentina dum País (Grécia? Portugal? Espanha? Italia?) parece ter sido afastado: não que a situação tenha melhorado, é que os dono da finança global têm aprendido a evitar falências. Suavizam, amaciam e camuflam os problemas com vários artifícios financeiros (os tais Quantitative Easing, LTRO, etc…). Basicamente: imprimem dinheiro. Usam os poderes dos bancos centrais para cobrir os buracos, justo o suficiente para evitar a falência e colapso. Desta forma, não haverá uma queda improvisa mas um lento desaparecer.

O jogo ficou descontrolado entre Outubro de 2008 e Março de 2009, mas foi apenas ao longo de poucos meses. O que também é normal: faz parte do sistema um periódico “descontrole controlado”. Algo que traz vantagens também: saber isso e aprender a gerir um crash significa poder ganhar muito, não apenas dinheiro mas também poder.

Por isso, não haverá falência, porque sabem de poder criar todo o dinheiro que for preciso, tudo a partir do nada. E quando for preciso, simplesmente é criado. Mas pouca: apenas o suficiente para que os perigos duma falência fique abafado e tudo continue a funcionar, mas nada mais. Porque assim continuamos fracos, a vender as propriedades, as empresas e os bens públicos.

Mas quem pagará a conta? Como será possível apagar uma dívida pública global que é difícil até quantificar? Como elimina-la? Porque de paga-la nem se fala: é impossível.
Uma guerra? Ou quê mais?

A política gerida pelos banqueiros produz danos inimagináveis​​.

(…e bom fim de semana!)

Ipse dixit.

3 Replies to “Um lento desaparecer”

  1. Este post explica a verdadeira origem da crise em que estamos mergulhados até ao pescoço: os bancos centrais

    Cá no rectângulo, cujo rating baixou para a categoria imediatamente abaixo de lixo, continua-se com o palavreado que a crise é Estrutural e toca a despedir funcionários públicos.
    Se despedissem os administradores e nacionalizassem os bancos centrais isso sim, rapidamente o panorama económico mundial mudaria de figura.

    Esta crise é Sistémica e não Estrutural. Custa assim tanto entender isto?

    Krowler

  2. OLá Max, essa idéia de pagar é "coisa de pobre" ninguém vai pagar nada, criam-se mais dívidas e quando houver muitos zeros na conta, cortam alguns e tudo volta ao médio.
    E a população continua a vender suas vidas para ganhar o pão e não ver as belezas da terra que vão destruindo.

  3. Olá Max:enquanto o fim dos tempos é anunciado (para os não privilegiados, é claro)do ponto de vista financeiro, busca, na próxima semana, se achares oportuno, que é feito daqueles retumbantes protestos a americana, aqueles protestos sociais contra wall street e a economia em geral, lá nos EUA. Ahhh, e os novos pobres da Grécia, Espanha, Portugal e outros rincões, já morreram todos ou foram ajudados por medidas globalizadoras? Ahhh,e se tiverem tempo,Max, e leitores de ii, vejam um filme deveras interessante: Diaz:política e violência (trata das medidas policiais e judiciárias em tempo de reunião do G8, em Gênova, em 2001) Inspirador! Abraços

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: