Obama: Verizon & Programa Prism… e cartões de crédito também

Breve actualização acerca do simpático Obama e da privacidade dos súbditos dele.

Não apenas telefones, telemóveis, e-mail, chat, dados online, fax…as últimas notícia dão conta dum controle sobre os cartões de crédito também.

Com ordem.
Os controles da Administração incluem outras empresas de telefonia: além da Verizon, também fornecedoras de dados são a AT&T (107 milhões de utentes de serviços móveis, 31 de fixa) e a Sprint (um total de 55 milhões de clientes).

Para piorar a situação, o Wall Street Journal revela que a NSA (National Security Agency) tinha posto sob observação cartões de crédito de milhares de cidadãos dos Estados Unidos. Os controles implicavam verificações das compras online e recolha dos dados na posse dos bancos e das sociedades emissoras dos cartões.

O mesmo diário publica os resultados dum inquérito efectuado (e ainda em curso nesta altura) entre os Leitores. A pergunta é: a vigilância da NSA acerca de todos os americanos é essencial para a segurança nacional ou despropositada?

Fonte: Wall Street Journal

Mais de 80% dos participantes acha a vigilância despropositada.

Entretanto o simpático Barack Obama, nesta Sexta-feira, defendeu-se das acusações, afirmando que o programa ajudar a prevenir ataques terroristas e representa apenas pequenas invasões de privacidade das pessoas:

Você não pode ter 100% de segurança e, ao mesmo tempo, também ter 100% de privacidade e inconvenientes zero.

Qualquer comentário seria supérfluo.
Acrescentou que sentiu as “modestas invasões” da privacidade das pessoas como justificadas para proteger a nação. Reconheceu que existem “algumas desvantagens envolvidas” nos programas de recolha de informações da NSA:

Eu via com um saudável cepticismo este programa. A minha equipa avaliou-o, analisou tudo cuidadosamente, realmente isto expandiu a nossa vigilância, aumentou a salvaguarda. A minha avaliação e a avaliação da minha equipa é que isto nos ajuda a evitar ataques terroristas.

No discurso da vitória eleitoral de 2008, Barack Obama tinha dito: “Eu vou ouvir-vos”.
Definitivamente, um homem de palavra.

Ipse dixit.

Fonte: Wall Street Journal (1, 2, 3

6 Replies to “Obama: Verizon & Programa Prism… e cartões de crédito também”

  1. Só sei que o conspiracionismo tem uma quantidade razoável de acertos. Quando um "conspiranóico" falava, há anos, de projeto de monitoramento da internet, narizes se retorciam. Agora o argumento é de que quem não deve, não teme. "Podem policiar a vontade porque sou um bom cidadão, cumpridor de minhas obrigações". Quando nossos senhores derem utilidade ao projeto, outra desculpa esfarrapada, nós, os encabrestados arranjaremos.

    "Na primeira noite, eles se aproximam e levam uma flor de nosso jardim. E não dizemos nada.
    Na segunda noite, já não se escondem, pisam as flores, matam nosso cão. E não dizemos nada.
    Até que um dia, o mais frágil deles, entra sózinho em nossa casa, rouba-nos a luz, e, conhecendo nosso medo, arrancam-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada."

    Maiakovski.

    O verdadeiro problema é que todos nos julgamos fora do rebanho, mas vez por outra nos surpreendemos pelados, tosquiados no meio do pasto. E o pastor… bem o pastor a rir-se da nossa nudez, da nossa estupidez. Max, agradecido por esta tua porção conspiranóica. Se é que assim podemos tratar notícia veiculada nos maiores orgãos de imprensa. Por certo sempre teremos aqueles que continuarão alimentando este estado de coisas. Sempre tive comigo a certeza de que bastava uma conspiração ser noticiada no Globo, e os demais meios partidários da doutrinação geral, para que deixasse de ser assim considerada, mas pelo visto estava redondamente enganado.

  2. 'Quem está disposto a prescindir de alguma liberdade em nome da segurança não merece nenhuma das duas'

    abraço
    Krowler

  3. Este site não está virando conspiracionista. Está sendo realista. Conspiracionista é o "Estado" gerido por gangs armadas até os dentes mundialmente impondo o crime organizado de lesa humanidade para fins inconfessos.
    O pior cego é o que não quer ver…

    Sinto muito, sou grato.

  4. " Sempre tive comigo a certeza de que bastava uma conspiração ser noticiada no Globo, e os demais meios partidários da doutrinação geral, para que deixasse de ser assim considerada, mas pelo visto estava redondamente enganado."

    Sim, eu sempre tive a noºão que lhe ensinavam na escola como foram produzidos os nuimeros tatuados nos Judeus no Holocausto, pelos vistos não passou no programa do Gordo… Lamento!

  5. Pois é conspiracionista, mas com fontes como o Washington Post e o Guardian, e muitos mais, ou seja isso já é conspiração a mais. Já para não falar daquele grupo que à poucos anos não existia senão na cabeça de maluquinhos que está reunido a porta fechada a sete chaves neste momento em Inglaterra com o Tio embalsamão um tipo do ps que quer ser 1º ministro e outro do cds que tem um fraquito por submarinos. Realmente gostava que fosse uma conspiração para o bem de todos nós, mas infelizmente não é. Concordo com o Krowler a 100%, que acho que foi um que um presidente dos Eua disse a um bom par de anos? Quem vai sofrer com a falta de liberdade não seremos nós mas as gerações que se seguem. Os culpados seremos nós porque nos portamos como imbecis ovelhas, algo que as gerações futuras irão cobrar. O problema será o que fazer, ou o que podemos fazer, sem entornar mais o caldo? E já agora pergunto o que o seguro e portas vão lá cheirar sem prestar contas a quem os lá pôs, ou seja nós? Misturei aqui duas coisas que me parecem bastante ligadas a supressão de liberdades feita lá que pode ser depois cá, com o poder decisório eleito que vai para reuníões a porta fechada, como é, sem prestar conta ao partido e eleitores. Cheira mal, claro é a estrumeira em que estão a transformar não só Pt a Ue mas como o mundo em geral, por que querem e podem, vou ver a bola e o big brother a big novela para me idiocrizar melhor…amen
    Abraço
    Nuno Oliveira

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: