Os 8 pontos da Esquerda

Em Italia, o efeito-Grillo começa a funcionar.

Direita e Esquerda estão empenhadas em triplos saltos mortais para convencer o Movimento 5 Estrelas a formar uma aliança. O Movimento já disse “Não”, mas o espectáculo continua.

E enquanto é esperada a proposta de Berlusconi, eis que Bersani, líder da Esquerda, avança com 8 pontos para “um programa de governo preciso, exigível e limitado”.
Eis os pontos:

  1. uma lei contra a corrupção e a máfia
  2. uma contra o conflito de interesses
  3. uma em prol duma política menos cara
  4. uma para reformar os partidos
  5. intervenções urgentes acerca da cidadania
  6. intervenções urgentes acerca dos casais homossexuais
  7. intervenções em prol da escola
  8. intervenções em prol do direito ao estudo.

Reacções no Corriere della Sera.
Leitor dicoloret:

Bersani basta! Entendes que, finalmente, a situação mudou e posso dizer isso como fundador do Partido Democrata [o mesmo de Bersani, ndt] que nos últimos anos tem visto todos os tipos de coisas dentro do partido, apenas para ser encurralado e caçado por ter sido contrario à especulação edil, inúteis obras públicas, etc., etc. Basta, muda a maneira de olhar para o que está na frente.

Leitor GiovanniBagheria:

A Itália vai para o fundo, as pessoas suicidam-se pelo desespero, os jovens emigram em busca dum futuro melhor e o PD acha que as prioridades são o casamento gay e dar a cidadania aos filhos dos imigrantes …

Leitor giorgio47:

E estas seriam as prioridades para o país? Aqui está em jogo a segurança económica e social do inteiro país e Bersani propõe entre as principais coisas a fazer a união dos casais homossexuais? Mas tem cabimento? A casa está a queimar e ele diz que a moldura duma pintura é para ser mudada. Imaginem as gargalhadas de Grillo!

Leitor Anton2205:
Falta o ponto nono, a paz no mundo.

Leitor xrandom:

Bersani, vais para uma pequena empresa do norte-leste ou numa mina na Sardínia, depois vês onde vão pôr-te as tuas idiotices sobre a reforma dos partidos ou os casais homossexuais…

Interessante é constatar como entre os Leitores não haja apenas críticas, mas propostas também, e bem concretas:

Leitor 2205397

Está ainda estupidificado pelo abanão que tomou…Estes os factos: 1) nova lei eleitoral já: duplo turno e preferências 2) baixar a carga fiscal de trabalho e empresas 3) dedução das despesas, até a factura do café 4) pagamento obrigatório em 60 dias das dívidas que a Pública Administração tem com os fornecedores privados; caso contrário, o crédito é deduzido na declaração dos impostos 5) cargas fiscal mais leve para quem assuma jovens e desempregados, em particular over 40 que têm família e prestações da casa e não sabem o que fazer para viver 6) corte de 50% dos parlamentares 7) corte de 70% nas retribuições dos políticos e gestores públicos 8) financiamentos aos partidos só por parte dos privados, estilo americano: não ao financiamento público. 9) redução de 50% das missões militares no estrangeiro e corte nas despesas militares (em primeiro lugar os F35). Factos, não masturbação querido Bersani. Homossexuais, cidadania, filho de imigrados, etc. por enquanto podem esperar, há outras urgências nesta altura, em primeiro lugar sobreviver…

Há muitas propostas entre os leitores. Podemos não concordar com elas, mas é inegável que o Movimento 5 Estrelas iniciou um debate, também num diário muito conservador (tendencialmente de Centro) que até a semana passava descrevia Grillo como aquele que rouba o lápis da urna eleitoral (sic!).

E Grillo? Nem tem que mexer-se, pode ficar aí, parado, em silêncio: os adversários enterram-se sozinhos. E ainda faltam as propostas de Berlusconi…

Ipse dixit.

Fonte: Il Corriere della Sera

2 Replies to “Os 8 pontos da Esquerda”

  1. Ah, ah…Max:eu não disse que uma referência, um termo de comparação faz toda diferença!? Se existe Movimento 5 Estrelas, se parte da população vê aí uma proposta concreta de equacionamento das dificuldades, a velha política é forçada a se articular. Pelo menos tentar: o programa de Bersani é cambaleante, claro está que não estão acostumados nessa prática, e tentam mostrar-se a altura…não interessa, algo se move, e o motor do movimento é um dos "palhaços". Aposto que o outro "palhaço" será mais inteligente que Barsani…na luta pelo poder entre as chamadas direita e esquerda, a primeira sempre se mostrou mais competente estrategicamente.
    Abraços

  2. As propostas de Bersani, fazem lembrar os concursos de Miss EUA, com as suas declarações enlatadas e brilhantes.

    Só falta mesmo propor a paz no mundo, como dito pelo leitor Anton2205, para o bouquet ficar completo.

    Krowler

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: