A Máquina da Felicidade

Ta-tá!
Eis de volta Max com o seu computador que agora parece um Ferrari.
E como hoje é Sábado, Dia Mundial dos Vídeo do Youtube, eis um vídeo. Aliás, seis vídeos. Muitos? Não, cada um tem 10 minutos, no total são uma horita.
Mas vídeo de quê?
Calma, vamos explicar.

Já ouviram falar de Edward Bernays? Alguém já ouviu, de certeza. Eis um pequeno resumo.

Bernays nasceu em Viena em 1891, de pais hebraicos (tinha que ser, não é?), e era o sobrinho nada mais nada menos que de Sigmund Freud, o criador da psicanálise. Bernays é considerado uma das 100 figuras mais influentes do séc. XX.

Todavia todos conhecem o tio e ninguém o sobrinho: porquê? A resposta é que Bernays trabalhou numa área onde muitas vezes os homens de ponta ficam nos bastidores: é a área da fábrica do consentimento, da mente colectiva, da propaganda. Combinando as ideias do tio com aquelas de Gustave Le Bon (autor do livro Psicologia das Massas) e de Wilfred Trotter, foi ele um dos primeiros que vendeu métodos para utilizar a psicologia no subconsciente com o fim de manipular a opinião pública.

Os seguintes vídeos falam mesmo disso: condicionar as massas.
O original é um documentário da BBC, cujas legendas foram preparadas por Janos Biro (que agradeço).

Boa visão!

Ipse dixit.

8 Replies to “A Máquina da Felicidade”

  1. É… eu já li o livro Propaganda dele…

    É o famoso… cada um tem o que merece…

    nós, plebeus, somos completos ignorantes… ingênuos… altamente influenciáveis…

    … talvez mereçamos essa desgraça na qual sempre estivemos…

  2. já se fala que o mundo é governado por quatro poderes… judiciário, legislativo, executivo e jornalismo/propaganda…OS MÉDIAS (ou mídias como é dito no Brasil)!
    Esse quarto poder sempre manipula as cabeças!
    Enviei a um amigo o texto do Max sobre a Maquina da Felicidade e ele me respondeu o seguinte:

    "…o e-mail, que fala do Eduard Bernays, acrescento isso:
    Ele se dedicou à publicidade e boa parte de seus trabalhos foram para a família Rockfeller nos diversos interesses deles.
    Seus métodos eram baseados em informações de "terceiros Independentes" que ele divulgava na mídia.
    Criava uma Fundação com um propósito (ex. Libertação das Mulheres) e utilizava as pessoas que a dirigiam (colocadas por ele), pra produzir artigos que ele difundia nos meios de comunicação.
    Nessa fundação o intuito era fazer as mulheres aderirem ao cigarro (o trabalho era para a Philip Morris) como demonstração de independência. Isso aconteceu com uma passeata em Nova York, onde as mulheres jogavam os sutiãs e todas apareciam fumando.
    Em outra fundação, um médico informava que o corpo humano era capaz de eliminar diversos elementos tóxicos, inclusive o chumbo (trabalhava para a antecessora da Chevrolet que precisava de chumbo na gasolina para que seus motores superassem os da Ford). Com isso conseguiram que os órgãos do Governo autorizassem a adição do elemento na gasolina.(Até hoje os produtos agrícolas à 100 metros das rodovias contém excesso de chumbo).
    O mito do colesterol também foi criado por um médico (Dr, Keys) que trabalhava em uma de suas fundações, para beneficiar a Monsanto e a John Deere (fabricante de tratores), para impulsionar o plantio e produtos derivados da soja. by Magno"

  3. Vídeos visionados.
    Gostei. Alguém já tinha falado desta questão num dos comentários que li e tinha ficado curiosa em saber mais.
    Fiquei igualmente curiosa com os episódios seguintes do mesmo do documentário. Quando conseguir vou ver.
    Um abraço
    Rita M.

  4. Gostei muito, é interessante ver um degenerado como Bernays a ajudar a manter o status quo. Agora onde andam as outras cinco partes?

  5. Gostei muito, é interessante ver um degenerado como Bernays a ajudar a manter o status quo. Agora onde andam as outras cinco partes?

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: