Grécia: Democracia em alta

Faltam poucos dias para as eleições na Grécia e os partidos apresentam as próprias ideias em programas dedicados.

Um dos factores de maior interesse da última consulta eleitoral tinha sido a entrada no parlamento do grupo de extrema direita Chrisi Afghí (Amanhecer Dourado), declaradamente nazi. O qual tem agora a possibilidade de confrontar as próprias ideias com os restantes partidos helénicos, num debate civil e democrático.

No seguinte vídeo, Ilias Kasiriadis, do Chrisi Afghí, troca opiniões com Liana Kaneli do Partido Comunista e Rena Duru do Siriza (partido de esquerda).
Assunto em debate: os recursos não explorados da Grécia.

Mesmo que o Leitor não entenda o idioma local, parecem claras as indicações do “Amanhecer Dourado”: maior exploração dos recursos hídricos (o copo de água) e da força física dos trabalhadores (as porradas), úteis também para conseguir um ponto de viragem no estagnante panorama político nacional.

Estas simples soluções têm o potencial para envolver até os cidadãos actualmente fora do debate nacional, como é possível observar com a entrada em cena de pessoas antes não enquadradas, e de acabar repentinamente os programas tediosos e inúteis.

Uma grande lição no País que, não por mero acaso, foi o berço da Democracia.

Ipse dixit.

Fonte: Tra Cielo e Terra

4 Replies to “Grécia: Democracia em alta”

  1. Como já disse em outras participações, sem nos darmos conta que esta "Torre de Babel" (leia-se Baal, ao qual a psicopata casa grande cultua) que acreditamos estar construindo para o "nosso bem" não passa de mais um programa engendrado pela mesma casa grande que nos escraviza e agora quer nos reduzir para melhor nos administrar, nada de real frutificará.

  2. É muito ruim se tiverem que decidir entre 2 partidos que são tão extremistas. Teria que haver um meio termo, com as melhores intenções das 2 ideologias, não acha Max?

  3. Olá Aldo!

    Acredito que uma revolução seja possível mesmo sem perceber da existência deste "programa": pode ser suficiente observar apenas os efeitos e agir em consequência.

    Claro, seria bem melhor que as pessoas abrissem os olhos, mas isso é muito complicado: alguns não podem ver, outros não querem, para outros ainda esta é a única realidade possível…

    @ Dramatic:

    "Teria que haver um meio termo, com as melhores intenções das 2 ideologias, não acha Max?"

    Concordo, sem dúvida. Pensar que o Bem possa estar dum lado e todo o Mal do outro significa ver o mundo a preto e branco. Mas a realidade é feita de muitas tonalidades.

    Uma sociedade integralmente comunista já foi experimentada (mais ou menos) e vimos quais os resultados. A sociedade hiper-capitalista é aquela onde vivemos agora, e também neste caso os resultados estão à vista.

    Acho ter chegada a altura de ultrapassar estas gaiolas mentais e olhar para frente. Nem tudo o que é de Esquerda é mau, assim como nem tudo o que for de Direita é mau.

    Isso admitindo que faça ainda algum sentido falar de Esquerda e de Direita…

    Abraço para todoooos!!!

  4. Querido Max, revolução sem a percepção do que e quem nos escraviza, infelizmente não dá. A grande revolução humana não pode ser uma reforma do "programa" ditado pela casa grande. Não pode ser uma vingança. Não pode ser uma troca de ineresses.
    Lenin e Trotsky com todos os muito mais acertos que erros, foram eliminados pelo "programa escravista" porque estavam catalizando esta revolução interna que é a base de libertação para toda e qualquer outra revolução. Pergunte a Wilhem Reich que deixou testemunho sobre isto.

    Crenças e escolhas. Só podemos escolher entre o medo catabólico e a gratidão anabólica ao amor incondicional. Max, a verdadeira maravilhosa revolução humana, a primeira e mais importante de todas é intrapessoal e intransferível. Começa dentro de mim, dentro da minha limpeza desses programas escravistas, em mim. Pergunte ao Che que nos disse: "Não pode existir um a força verdadeira que não emane da consciência de sua própria força." Sem isto, esta consciência de que somos todos peças manipuladas de um jogo macabro, o carneiro não passará de uma ovelha repetindo ciclicamente uma farsa. Veja a revolução Cubana se não fez e faz o que estou falando.

    Nunca disse que é simples e tão fácil, talvez seja a mais difícil de todas, justamente por ser a verdadeira. Estamos, arrogantes, muito acomodados ao pseudo conforto de viver mentindo a nós mesmo o tempo todo para sobrevivermos a nós mesmos. Um respeitoso grande e fraterno abraço, sou grato.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: