A Grande Fuga continua

No passado dia 6 deste mês, o blog publicou um artigo cujo título era: A Grande Fuga. O assunto era a mais recente vaga de demissões (125) de top managers de bancos espalhados pelo globo, que tinham abandonado os respectivos cargos desde Setembro do ano passado.

Acontece que a hemorragia ainda não parou e está a alcançar dimensões preocupantes: agora são mais de 300. Ao juntar as demissões de pessoal ligado aos governos e as companhias privadas, o total atinge as 700 unidades. Mas, claro está, o foco está centrado na categoria “bancos e seguros”, onde tantas “partidas” todas juntas são algo de muito esquisito, sobretudo considerando o timing, o curto período no qual acontecem.

A lista completa pode ser encontrada nas páginas dum grupo de Facebook que decidiu seguir os desenvolvimentos. A primeira parte da lista contem os nomes das pessoas que abandonaram o cargo no interior duma instituição financeira, seja banco ou empresa de seguro, fundo de investimento, etc.
No total, 313 nominativos em poucos meses. Nada mal.

Explicações? Nenhuma.
A única coisa que pessoalmente lembro é que quando o barco afunda, os ratos fogem. Mas não tenho a certeza ser este o caso. Pode ser que o dono do barco tenha decidido simplesmente mudar de ratos.

Ipse dixit.

Relacionado: A Grande Fuga
Fontes: Global Mass Resignation (Facebook), Wake Up World

3 Replies to “A Grande Fuga continua”

  1. Max: Estive a ler o teu último comentário sobre este tema que continua a despertar o interesse, uma das possibilidades que sugerias seria o receio desses indivíduos acerca de uma possível investigação criminal sobre “ insider trading e fraude” não creio que essa seja a razão, uma investigação a esse nível seria extremamente difícil para não dizer impossível de obter resultados, alias as mais recentes investigações evitam ao máximo os mega processos, que apenas interessam aos criminosos pois ai as manobras dilatórias são muito mais fáceis e é possível “embrulhar” um processo até á prescrição desde o numero de testemunhas ao levantamento de incidentes e por fim ao ataque a partes do despacho cuja complexidade obriga a sucessivos adiamentos, já para não falar nos recursos e nos pareceres jurídicos encomendados.
    Outra razão para afastar a possibilidade de um mega processo judicial é a de que não existe um direito internacional criminal que consiga vincular e abranger todos estes suspeitos, vivem em países diferentes quase como compartimentos estanques onde um pedido de extradição atinge os limites do ridículo e muitas vezes mais parece o enredo de uma telenovela mexicana.
    Outra razão que bem conheces é a de que são estes mesmos indivíduos que financiam as campanhas eleitorais que elegem os governantes que fazem as leis …nas quais por vezes são encomendadas algumas lacunas, ambiguidades ou ate mesmo descaradas excepções e isenções que como sabemos facilitam a livre circulação e branqueamento de capitais de forma legal, sim , legal…a moralidade e a legalidade são coisas diferentes.
    Portanto…parece-me que resta apenas outra opção…eles sabem algo que nós não sabemos e parecem estar-se a por a salvo…mas do quê? De qualquer modo o desenho que escolheste para ilustrar parece responder á pergunta…será que a economia tem um “rombo no casco” que não se consiga reparar em alto mar e o porto de abrigo esta demasiado longe?
    Para já apenas os oficiais na ponte parecem conhecer a verdade…e não gostam de partilhar, tal como num navio para não antecipar o pânico.

  2. Tenho de vez em quando dado uma vista de olhos neste blog.

    http://americankabuki.blogspot.pt/p/banker-resignations.html

    para ver a evolução da lista de demissões de banqueiros a nível global.

    O ultimo valor já ia em 611 que é o mesmo que o actual. No entanto a lista com os nomes não está actualmente dsponível no blog nem o valor sofreu alterações desde a ultima vez que lá fui, há +/- 1 mês.

    Se algum tiver informações actualizadas ou outros links para consulta por favor coloque abaixo.

    obrigado
    Krowler

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: