Recessão ou descréscimo?

Recessão ou decréscimo? São a mesma coisa?
Portugal, por exemplo, está em recessão: isso significa que está numa fase de decréscimo?

A questão não é secundária: afinal muitos economistas apontam para o decréscimo como o inevitável futuro da nossa sociedade. É necessário aprender a consumir menos, a produzir menos, a gastar de forma melhor; perceber que os recursos naturais não são infinitos e que não podemos continuar a consumir como se a realidade fosse infinita.

Caso contrário, cedo ou tarde alguém irá acordar e reparar que algo acabou. Pode ser o petróleo, pode ser um metal, pode ser a água.


Então: Portugal está na vanguarda com a sua recessão?
Para responder, convidamos o Prof.. Leonardo, especialista do Departamento de Decréscimo e Recessão da Universidade de Monte do Gárgolim de Cima (Setúbal).
– Boa tarde Professor.
– Boa tarde.
– Professor, recessão é a mesma coisa que decréscimo?
– Bom, antes demais gostaria cumprimentar todos os telespectadores que estão a seguir o programa nesta altura. Depois, gostaria que libertasse a minha cauda que ficou retida por baixo da sua cadeira, e isso dói, bastante diga-se.
– Desculpe.
– De nada, ora essa. Agora: decréscimo é a mesma coisa que recessão? A resposta é não. Adeus.
– Ehi, espere Professor…não gostaria de explicar um pouco mais?
– Não.
– Por favor…
– Tá bom, mesmo porque sou um cão bom…então vamos ver: recessão significa contracção do Pib, o Produto Interno Brutal, não é?
– “Bruto”…
– Sim, tanto faz. O decréscimo é uma diminuição do Pib, disso temos a certeza. Você tem dúvidas acerca disso?
– Eu não.
– Bem me parecia. Porque de facto é assim. Decréscimo significa Pib menor. Mas atenção!
– O quê?
– Há várias maneiras para reduzir o Pib.
– Isso é verdade.
– Fique calado.
– Desculpe.
– Por exemplo: uma guerra entre matilhas reduz o Pib.
– Seria “entre exércitos”?
– Tanto faz. Uma guerra termonuclear destruiria toda a Humanidade e diminuiria o Pib. Mas uma guerra nuclear não pode ser definida como “decréscimo”. É como fazer uma dieta. Podemos escolher de não roer ossos por causa duma dieta, mas pode acontecer o mesmo por causa duma doença. No primeiro caso é uma escolha, no segundo caso uma consequência. Então?
– Então?
– Então o decréscimo é um projecto político e económico para demercificar a sociedade.
– “Demercificar”?
– Sim, modestamente é um neologismo que inventei enquanto estava a roer os chinelos do meu dono. O facto é, caro Luís,…
– Max.
– Tanto faz, o facto é que hoje em dia qualquer forma de actividade social e de produção é pensada como forma de produção de mercadoria, com as suas leis do lucro. Percebe, Luís? O lucro.
– Sou Max e sim, percebo.
– Ainda bem. O  decréscimo significa a inversão desta tendência, significa produzir bens não em forma de mercadoria e fazê-los circular em redes diferentes dos mercados, entende?
– Entendo.
– Ainda bem. Esta é a demercificação.
– Mas produzir sem ter como objectivo o lucro não significa também ter mais em conta aspectos hoje descuidados, como o impacto ambiental?
– Então? Mas que é isso? Quem é aqui o Professor, eh? Então quer fazer a entrevista sozinho, é isso, então faça, faça a entrevista sozinho!
– Desculpe, Professor.
– Que arrogância… bom, dizia: produzir sem ter como objectivo o lucro significa também ter mais em conta aspectos hoje descuidados, como o impacto ambiental, entende Luís?
– Sim, entendo Professor, e sou Max.
– Tanto faz.
– Uma das propostas típicas do decréscimo é uma ampla iniciativa para melhorar a eficiência energética das habitações, de forma a diminuir drasticamente os gastos para o aquecimento. Porque  decréscimo não significa apenas discursos abstractos, mas medidas práticas e miradas. É verdade que uma iniciativa como esta faria crescer o Pib, numa primeira fase, por causa dos investimentos. Mas a seguir haveria uma clara diminuição dos consumos. Repare: o decréscimo significa fazer que as pessoas possam viver de forma cómoda em casas bem aquecidas, gastando menos. Na recessão, pelo contrário, as pessoas não têm o dinheiro para pagar o aquecimento.
– Mas em Portugal não é costume ter aquecimento.
– Silêncio! Quer que comece a morder-lhe um calcanhar, é isso?
– Desculpe, desculpe Professor.
– Num mudo onde tudo é pago, a recessão significa não ter dinheiro para pagar os serviços. No mundo do decréscimo significa ter bem-estar pagando menos e poluindo menos.
– Interessante.
– Claro que é. E não é tudo.
– Ah não?
– Não. Pense nisso: o Estado.
– O Estado o quê?
– É fundamental o papel do Estado no âmbito destas vastas iniciativas. E que acontece mesmo nestes dias?
– Que acontece?
– Acontece que os políticos tentam destruir o Estado, pedaço após pedaço. Porque um Estado fraco terá cada vez menos capacidade de intervenção. Não é o decréscimo o objectivo da actual sociedade, mas o contrário: a privatização e a mercificação, o crescimento, infinito e impossível.
– Muito obrigado, Professor, a sua foi uma lição…desculpe Professor, mas fez chichí contra a mesa?
– Claro, sou um cão afinal, que quer?

Ipse dixit.

2 Replies to “Recessão ou descréscimo?”

  1. Olá Professor Leo: como sempre, sua pedagogia é realmente revolucionária porque tenta desmistificar conteúdos, ou seja, separar conceitos que são antagônicos, enquanto os poderes de todos os matizes fazem de tudo para confundir um dentro de outro. O decrescimento seria a política minimamente decente a ser levada a efeito por aqueles que tem interesse no bem estar de todos. A recessão é uma das estratégias que abre "oportunidades" para o enriquecimento de poucos as custas das desgraças da maioria. Abraços

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: