Alimentação: a lixo-comida

E porquê não falar de comida? Eh? Porquê?
Ok, falemos de comida.

Mas este deveria ser um blog de geopolítica e economia. Então mudo: geopolítica, economia e culinária. E no futuro: vida e obras das formigas vermelhas.

Tá bom, se calhar nada de formigas vermelhas. Mas espreitar no prato não é mal: afinal é por aí que passa a nossa comida e sabemos que com os alimentos introduzimos no nosso organismo várias substâncias. Algumas fazem bem, outras nem por isso.

Sem falar de assuntos empenhados como o Codex Alimentarius, vamos observar alguns produtos e meditar.
Prontos? Ok, meditemos.

O caso clássico: a pseudo-comida do McDonald´s.
Todos sabemos que as refeições servidas na mais conhecida cadeia de fast-food são uma porcaria. Mesmo assim, entrem num centro comercial e observem: qual a fila mais comprida? Aquela do McDonald´s.

Agora observem os preços. Em Portugal, por exemplo, o Menu Happy Meal (vocacionado para as crianças) custa 3,25 Euros. Inclui: um cheesburger (sal), batatas fritas pequenas (gorduras, sal) e um refrigerante (açúcar). Eis que com apenas 3,25 Euros teremos subministrado à criatura uma bomba calórica, pouco nutriente, insuficiente e prejudicial do ponto de vista da alimentação.


Isso sem contar que uma vez acabado o Happy Meal a criatura terá ainda fome, ou pensemos que um organismo em plena fase de crescimento poderá ficar satisfeito com um pouco de sal, de açúcar e gorduras? A verdura, por exemplo? Não será que querem considerar como “verdura” aquela fatiazinha de pepino cadavérico, não é? E a fruta?

Com metade do preço é possível entrar num café qualquer e comer um “prego”, isso é, uma fatia de carne de vaca quente no pão. Ou uma bifana (com carne de porco). Uma sopa custa pouco mais de 1 Euro. Uma salada fresca, mesmo bem recheada, dificilmente chega aos 3 Euros.

A criança prefere o cheesburger? Então os pais deveriam explicar que nem sempre o que sabe bem faz bem. A criança não fica convencida e faz birras? Então fica sem comida ao longo de três dias, fechada num quarto sem luz, ao frio, sem roupa e com as músicas de Roberto Leal a tocar, depois vamos ver se come a sopa. Excessivo? Ok, retirem as músicas de Roberto Leal.

Mas além destes que são princípios básicos, que todos deveriam conhecer, há mais.

A comida feita de hamburger, batatas fritas e refrigerantes cria uma dependência parecida com aquela da nicotina e das drogas. Parece inacreditável, não é?

Mas a pesquisa é séria, até merecer a publicação na conceituada revista Nature Neuroscience. Os autores, Paul Johnson e Paul Kenny, do Scripp Institute (Flórida), revelam os mecanismos que originam os vínculos de dependência e até crises de abstinência.

Como acontece na dependência do fumo, também naquela da lixo-comida há o enfraquecimento dos mecanismos da recompensa que, em condições normais, funcionam ao viver uma experiência agradável.
As cobaias utilizadas foram postas perante pratos de bacon, salsichas, doces e chocolate. As cobaias são animais pequenos mas não estúpidos, pelo que começaram a comer e festejar. Só que, com o passar do tempo, sempre com a mesma dieta, o mecanismo de recompensa começou a funcionar cada vez menos: a comida tinha-se tornado um vício.

Problema: as cobaias não tinham vontade nenhuma de mudar de dieta e ficavam enervadas em presença de alimentos diferentes (e as cobaias enervadas são aterradoras).

Então os pesquisadores associaram a comida de hipermercado a uma dor numa das patas. Cada vez que uma luz ficava ligada, as cobaias sabiam que poderiam ter comido, mas isso teria implicado a dor na pata.
As cobaias normais diziam “Não, obrigado, hoje não tenho fome, aliás, acho que vou dar uma volta que o tempo é bom”. As cobaias gordas, já viciadas, comiam na mesma (e provavelmente acusavam a companhia eléctrica de conspiração).

Mas falar mal do McDonald´s é como atirar contra a Cruz Vermelha: demasiado simples.
Por isso, nos próximos episódios: açúcar, farinha, leite, água, fluoreto de sódio, kebab (a propósito: comem kebab fora da Europa?)

Ipse dixit.

Fonte: ADNKronos via Il Sentiero della Natura

15 Replies to “Alimentação: a lixo-comida”

  1. Sinceramente meu amigo, eu ja acompanho seu blog a mais de 2 anos e sei suas opniões sobre sobre "renda" no seu blog.

    Mas lhe confesso, prefiro muito mais os "blogs alternativos" á "portais de
    conhecimento". E lhe pergunto, pq não colocar anuncios ou um botão donate aqui?

    Acho que os que realmente gostam de exercitar a massa cinzenta, não sentiriam traidos por isso.

    Desculpe a intromissão.

    E a respeito do post, estou a escrever um texto (ja muito tempo parado, rsrs) sobre vicios (sobre uma sociedade drogada). Assim que terminar lhe enviarei. Obrigado!

  2. Não consigo entender a mente de uma criatura que come junk food, argh!

    Brincadeiras à parte, um ótimo post.. Uma vez quando eu era criança meu pai me levou num Mac Donalds. Foi uma vez pra nunca mais. Putz, foi a pior coisa que (tentei) comer na vida.

    Acho muito melhor (e mais saudável) comer um hot dog (que diferente dos americanos, o dos brasileiros contém muito mais ingredientes huahua) ou um x-tudo.. ahe, deu fome 😀

    Abraços Max!

  3. Max

    Meu Deus! Eu não quería ser teu filho, hehehehehe.

    Quanto a comida, não temos muitas escolhas, Mac Donald's ou? Alimentos lotados de agrotóxicos.

    Aqui no Brasil já faz um tempo a mídia todos os dias coloca um nutricionista na tv a falar que temos que comer verduras e legumes, mas nunca dizem que temos que comer verduras e legumes SEM AGROTÓXICOS, vejo as mães aqui se preocupando em alimentar os filhos com verduras e legumes cheios de agrotóxicos, fico a pensar… Mac Donald's ou verduras e legumes (cheios de agrotóxicos), qual dos dois vai trazer doenças e inclusive o maldito cancêr mais rápido???

    Aqui produtos totalmente orgânicos é só para ricos, pois o preço é muito caro.

    Sem contar que até os orgânicos são de sementes genéticamente transformadas.

    Estamos num beco sem saída, só existe a possibilidade de ter uma vida como a Maria, mas também infelizmente poucos conseguem, e muitos não querem.

    Abraços

  4. Olá Todos: confesso que em T.Â. todos se alimentam muito bem. E o BURGOS sabe bem disso porque é a segunda visita que nos faz, e da última vez, almoçou o normal aqui e comeu: feijão,arroz,lasanha de beringela, salda de alface e tomate, e suco fresco de uvas (coisas na sua maioria, de uma pequena terra tratada com carinho, ou seja, sem venenos, regado a puro azeite extra virgem português. `Óleo de soja, nem morta !!)De sobremesa, compota de figos.
    Mas, como nem tudo são flores, euzinha me criei viciando-me em coca-cola. Acho que meus pais confiavam em demasia no meu discernimento infantil (questionável!)e me deixavam a vontade para engolir o que eu bem entendesse. Resultado,é que cheguei a marca de dez garrafinhas de coca-cola diárias. Eu passei a não ingerir água. Quando me dei conta que estava viciada numa droga muito pior que tabaco, maconha ou até ópio, já tinha 20anos e iniciei um processo de desintoxicação, por minha conta. Muito difícil, porque percebi de imediato que suprimir a droga por completo implicava em tremores nas mãos fortes, constantes e involuntários, e uma sede desesperada que não tinha líquido que desse conta. Fui diminuindo até acabar com o vicio por completo. E isso levou anos, passando pela fase do guaraná, e da água gaseificada. Se há sequelas? Acredito que sim, pois tenho problemas nas cartilagens e dores musculares e nos tendões, que são minhas únicas doenças, por assim dizer,e para as quais não tenho outra causa para atribuir, senão o consumo exagerado de uma droga perigosa: coca-cola. Abraços

  5. Eu sei mesmo!

    Maravilhosa a comida de T.Â, não falei nada, não quería que morressem de inveja de mim, hehehehehe.

    Só comi o que tem de melhor, fiquei até com vontade de pedir a Maria que me adotasse, mas como adoro meus donos, não tive coragem, hehehehe.

    Abraços

  6. Em tempo: O blog do Tibiriça postou sobre MARGARINA, um belo texto.Compareçam a "farmácia" dele, nesta mesma rua virtual, e verão. Abraços

  7. Não deixem de conferir –

    NÃO ACORDE O CÂNCER QUE DORME EM VOCÊ:

    Alimentação é tudo.

  8. Para quem se interessa por questões de alimentação recomendo a leitura do “evangelho essência da paz” e recomendo a quem tem possibilidade de começar a cultivar os seus próprios alimentos ate mesmo numa pequena estufa de jardim, é uma comunhão com a natureza difícil de explicar por palavras, especialmente quando começar a guardar sementes a seguir as fazes da lua e a desenvolver sistemas de regadio …vale mesmo a pena e em 100 vezes melhor que ver televisão… mas podem ouvir rádio ao mesmo tempo : )
    P.S. Marcelo : Obrigado pela dica, vou conferir.

  9. Por partes… maria: eu e tu, tu e eu… passados iguais… curioso não é? Como raio é que dois animais humanos, um nascido no H.Sul mas emigrado para o H.Norte e outro nascida no H.Sul e que por lá ficou (deduzo eu maria) têm o mesmo tipo de comportamento? Televisão e Publicidade… Também fui como tu… emborcava coco-cola aos litros, tal cérebro formatado e estúpido que era, no entanto confesso que não passei por nada do que descreves… Estava era a começar a ter crises séries de problemas de ossos e músculos das costas e então visto que já tinha lido e visto coisas sobre a droga coca-cola, decidi parar. E parei, um dia bebia… no dia seguinte e seguintes acabei… E curiosamente também por volta da mesma idade (vinte e poucos! eheh). O certo é que as dores e problemas crónicos nunca mais tive, e não alterei mais nada tirando a coca-cola. Hoje quando penso nisto só me apetece ganir! E lá está o problema está sempre nos progenitores, pois por omissão ou falta de cérebros não-formatados fazem com que os descendentes mantenham os ciclos da estupidez babada…

    Quanto à questão do cancro… lembro aos que estão a ler isto que o cancro é a última forma de defesa que o nosso organismo possui…

    maria vai uma coca? ihih

    Ah… devo referir que já fui estúpido como um calhau com dois olhos e babado como um boi electrocutado… mas vamos sempre a TEMPO de evoluir… agora já só sou LOUCO.

  10. Rsrsrsrs,hihihi, mas claro Voz, por pensarmos as experiências vividas, por mudarmos daqui e dali, é que somos essas pessoas…uhhh,ahh,bueno, assim como somos.
    Olha, Voz, eu escolhi viver alguns ciclos aqui no hemisfério sul, mas já vivi no "norte, no leste e no oeste". E também não sei se morro aqui, embora creio que sempre serei uma gaúcha, em qualquer lugar que esteja.Isso eu não decidi…bueno, sempre me dei o direito de fazer escolhas, e de perambular.
    Abraços

  11. É uma missão impossível encontrar um alimento digno de se comer num supermercado! Metade das prateleiras é da Nestle (comida para bebé, para gato, café, chocolates, etc)! Socorro!
    E comer chocolates, açucar, lacticínios, farinha em excesso dá sono! Falo por experiência própria. É bem mais difícil de estudar quando sob o efeito destas substâncias: menos capacidade de concentração e mais sonolência. Em medicina chinesa, são classificados como alimentos que impedem a drenagem dos humores e promovem a inércia (física e mental). E são agressivos para o Baço, a nossa central de ligação à Terra, segundo a mesma filosofia.
    A minha mãe diz que comeu um chocolate pela primeira vez por volta dos 18 anos (mais ou menos a mesma altura em que pela primeira vez teve luz eléctrica, frigorífico, etc)! É impressionante como em tão poucas décadas nos passámos a alimentar de maneira tão diferente…

    Há cerca de 2 anos que não como cereais (antes não imaginava como seria um pequeno almoço sem cornflakes e leite) nem iogurtes e reduzi restantes lacticíneos. Resultado: menos flatulência (não é muito elegante mas é dos exemplos mais concretos). Temos pena, menina dos iogurtes da TV.
    Estou agora a tentar deixar de consumir chocolate…o que é difícil, porque isto vicia mesmo (!) mas vou substituindo por um pastel de nata, etc.

    Já repararam como o Mc-Donalds tem agora um visual mais "clean", a verde e preto! Que saudável! É uma chatice que estas comidas sejam mais apelativas para as crianças. Devia ser proibido oferecer brinquedos com comida! E a comida das cantinas? A maioria das vezes trata-se de um hidrato de carbono quase inorgânico (esparguete, massa, ou puré em pó)+ uma dose excessiva de proteínas + sopa pré-fabricada. Yamyam!

  12. Olá Anónimo! (o do primeiro comentário, entendo).

    "Pq não colocar anuncios ou um botão donate aqui?

    Acho que os que realmente gostam de exercitar a massa cinzenta, não sentiriam traidos por isso".

    Pois. Costumo consultar um blog italiano que tem o tal botão; nada de mal, claro. Mas quem pagar tem acesso a mais dados ou a post em antemão. A ideia é: eu faço um trabalho e tenho que ser pago.

    Não concordo. Um blog não é uma empresa de serviços, é uma forma de partilhar conhecimentos, ideias e muito mais. Não é um site empresarial, não é e-commerce. Por isso a ideia de "ter de ser pago" não está correcta.

    Eu mesmo sou um grande consumidor de internet e bem conheço a enorme quantidade de recursos disponíveis de forma totalmente gratuita. Costumo utiliza-los e, digo a verdade, gosto do facto de serem gratuitos: acho que esta é uma grande riqueza de internet.

    Mas a sua é uma sugestão diferente: não "obrigar a pagar" mas deixar que seja possível contribuir. E nisso não encontro nada de mal.

    Sei por experiência de terceiros (nomeadamente: de Informazione Scorretta) os "lucros" (por assim dizer…) são particularmente baixos (como costuma dizer Felice, o autor do já citado blog: com o dinheiro obtido pode viver uma cobaia, desde que em boa saúde) e a pergunta é: mas vale a pena por tão pouco?

    Mas é verdade também que se alguém quer mesmo enviar uns trocos, porquê impedi-lo? Nem fica bem 🙂

    Acho que vou trabalhar nisso.

    "Desculpe a intromissão".

    Ora essa…

    "E a respeito do post, estou a escrever um texto (ja muito tempo parado, rsrs) sobre vicios (sobre uma sociedade drogada). Assim que terminar lhe enviarei."

    E assim que receber, vou publicar.

    Abraço!!!

  13. Max, se quer minha opinião sobre os donates, eu acho que é uma das formas de remuneração mais honestas por um trabalho ou benefício que seja oferecido. Pois como você disse, não é obrigatório. Além disso, a quantia também é da escolha do doador. É uma forma de recompensar os esforços. E o melhor, tudo continua a ser livre, gratuito, como sempre foi, a escolha depende de cada um para ajudar ou não.
    Outra ideia seria usar a quantia arrecada para fazer um bem comum, ou repassar para alguma entidade carente. Mas isso também requer mais confiança e etc..

  14. Olá caros amigos,

    não me digam que não conhecem o documentário Super Size Me?! – na Wikipédia.
    Vejam até ao fim…

    Quanto a vícios e gostos formatados, posso dizer que tive os meus:
    – Bebia álcool, fumava de vez em quando (incluindo droga) e era o chamado de Omnívoro.

    Pois bem, para meu bem e para bem do planeta, hoje deixei esse elemento alienador vendido como uma coisa normal, que é o álcool. Nunca mais fumei e adoptei uma dieta ovo-lacto-vegetariana (consumo ovos e leite). Sinto-me muito bem, mas não pretendo ficar por aqui. Quero seguir para uma dieta vegetariana.

    Lanço a questão: o Ser Humano é efectivamente um ser omnívoro? Será normal o nosso estômago poder demorar até 7 anos a digerir um pedaço de carne que fique preso nas suas paredes? Será normal o ser humano não ter dentição própria para comer carne, não ter garras para caçar e ter um polegar oposto aos restantes dedos?

    Não me venham com tretas: matar animais é outro negócio rentável e como negócio rentável, tem os seus lobbies.

    …e ponto final.

    Abraço,

    R. Saraiva

  15. Também sou ovo-lacto-vegetariano. Porém o ser humano tem dentição não especializada. Então ele é adaptável à diversas dietas. Depende do que estiver disponível!

    Sendo lobby ou não, a pirâmide alimentar oficial mostra que a grande maioria dos nutrientes necessários por nós numa dieta normal são fibras, vegetais e legumes… carne? Tá bem depois! Beeeeeeem depois…

    E não conseguimos sintetizar algumas coisas que só assimilamos comendo proteína animal…. mas precisamos de quase nada disso… não lembro o que são!

    Comer carne uma vez por mês tá bom!

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: