O encantado mundo de Juncker

Jean-Claude Juncker, apesar de ter nome de caça da Luftwaffe, até tem cara quase simpática.

Depois descobrimos que é o Presidente do Eurogrupo e a simpatia cala.
Depois abre boca é fica claro que o simpático Jean-Claude é outro dos alucinados do grupo das Mentes Pensantes, com todas as limitações que isso implica.

Contrariamente à concepção que atravessa o continente europeu, o euro não está em crise. Fico furioso quando ouço dizer isso.

E tem razão. Claro, depende dos pontos de vista.
Se o nosso objectivo for a destruição dos Estados europeus, o empobrecimento dos cidadãos e a perda da liberdade, então torna-se evidente o estrondoso sucesso do Euro, só um louco poderia negar isso.

Transmitimos a impressão de termos fracassado em toda a linha, de não sabermos para onde vamos, mas a razão para esta amargura que muitos europeus têm em relação ao euro decorre do facto de não estarmos orgulhosos do que conseguimos alcançar.

Amargura dos Europeus? E por qual carga de água? O que é que não funciona?
Tudo procede segundo os planos, não há razões para amarguras: os ordenados baixam, o desemprego não desce, encontrar trabalho é um sonho, a retoma não chega, a produtividade é ridícula, o futuro é no mínimo incerto, os governos caem, há Países falidos, outros irão falir.
Mas além disso, tudo bem, ora essa.

Juncker realça como um dos maiores feitos foi precisamente a criação da moeda única:

Ninguém acreditava que fossemos capazes de o fazer, incluindo vários países europeus.

Dito de outra forma: temos de estar felizes com o Euro porque o Euro existe. Que como razão não é mal. É um pouco como dizer “Estou feliz por ter partido a perna porque ninguém acreditava que eu fosse capaz disso”. Tem uma sua lógica de fundo. Um pouco contorcida se calhar, mas tem.

O Primeiro-Ministro luxemburguês recorda que, nos anos 80 e 90, a inflação na Europa chegava aos 12%. Um horror. Melhor agora que os ordenados não perdem valor por causa da inflação, são reduzidos directamente no final do mês.

Do mesmo modo, desde que surgiu a moeda única, a economia europeia criou 14 milhões de empregos, o que compara com os 9 milhões criados nos EUA.
Alguém poderia dizer: e de quanto aumentaram os desempregados? Mas deixem, não estragamos o mundo encantado no qual parece conduzir a própria existência o simpático Juncker. Que assim concluiu:

Não é correcto dizer que a zona euro se encontra num epicentro de uma crise mundial

O que é verdade: o Euro não está num epicentro, está no fundo dum poço. O que não é mal, pois como diria Juncker: aqui não arriscamos queimar a pele e temos água em abundância.

Pontos de vista, como sempre.

Ipse dixit.

Fonte: Público

6 Replies to “O encantado mundo de Juncker”

  1. Eu associo mais a peça às caldeiras!!!

    mas também o que se pode esperar desta gente que não este tipo de comentários…

    Eles são prostitutos do SISTEMA…

  2. 0 db,

    São prostitutos… E nós somos o que 0 db? Deixa, deixa. Melhor não responder, temos a Maria e possivelmente menores poraqui. Burgos também, é muito sensível. Pode ter um piripaque, quando descobrir o que ele é. Sendo brasileiro, devería estar acostumado. É como se diz: "senta e relaxa" Burgos. Só que estas coisas não ficam bem lá pelas bandas dos pampas.

    Um abraço.
    Walner.

  3. Meus donos estiveram na Espanha em 2008 e contam que os espanhóis odiavam o Euro, que o Euro tinha acabado com a Espanha, que antes viviam bem e depois do Euro tudo tinha virado uma merda.
    É claro Walner que eu sou sensível, sou um cão, os cães tem uma grande sensibilidade, e tens razão quando diz que posso ter um piripaque pois estou quase perdendo minha esperança nos humanos. Ma quando chego aqui nesse blog e encontro humanos como vocês eu me renovo de esperanças, e penso que ainda existe luz no fim do túnel.

    Abraços

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: