Um lugar melhor

Qual a verdadeira herança do 11 de Setembro?
Após 10 anos o mundo é um lugar melhor?
E os Estados Unidos, onde tudo começou?

Afinal estamos a falar da “terra dos homens livres”, o País dos corajosos, onde tudo é possível.

De facto, tudo é possível: até que uma guerra para a liberdade possa conduzir a uma menor independência.

Será que os Americanos trocaram as próprias liberdades para…pois, para quê?

Maior segurança? As estatísticas dizem o contrário. Os Estados Unidos continuam a ser um dos Países com o maior rácio habitantes/homicídios, logo atrás Honduras, Salvador, Venezuela e Rússia.

Esquecemos o âmbito económico agora: falamos das pessoas, não das instituições, e vamos ver o que o 9/11 tem deixado atrás de si.


A América é um lugar melhor se todos, incluídos avós e crianças, têm que passar num body scanner que revela pormenores íntimos dos nossos corpos ou ser revistados até nos órgãos genitais para poder apanhar um avião?

A América é um lugar melhor se as equipas VIPR (Visible Intermodal Prevention and Response team) da TSA (Transportation Security Administration) fazem 8.000 controles de segurança sem aviso prévio nos metropolitanos, autocarros, portos marítimos, autoestradas? As patrulhas.surpresas têm de ser aceites como parte da nova realidade americana?

A América é um lugar melhor agora que o FBI pode exigir os dados do vosso telemóvel cada vez que lhe apetecer?

A América é um lugar melhor agora que o Patriot Act permite que o Governo federal possa monitorizar secretamente um cidadão, as comunicações dele e pesquisar sem permissões nas casas?

A América é um lugar melhor agora que o Governo federal tem uma versão secreta do Patriot Act, que nem será divulgada?

A América é um lugar melhor agora que o Governo federal sente a exigência de treinar os funcionários governamentais para ensinar o que dizer nas comemorações do 10º aniversário do 11 de Setembro?

A América é um lugar melhor agora que aos estudantes de New Jersey é ensinado a espiar os próprios colegas e são utilizados para reprimir actos de buling?

A América é um lugar melhor agora que o Governo federal é tão paranoico ao ponto de gastar milhões de Dólares para que os cidadãos possam espiar-se um com o outro? A campanha “Se você vir algo, diga algo” parece saída dum manual de segurança da Alemanha de Leste.

A América e um lugar melhor agora que é preciso apresentar um plano de cultivação e o nosso jardim é inspecionado por burocratas antes de poder participar nos mercados dos agricultores?

A América é um lugar melhor agora que as pessoas podem ser rotuladas como “inimigos combatentes” só por ter carregado um vídeo no Youtube?

A América é um lugar melhor agora que a invisível arma raio da dor é utilizada nas prisões?

A América é um lugar melhor agora que a polícia em algumas zonas do País dispõe dum dispositivo para descarregar os dados dos telemóveis dos automobilistas?

A América é um lugar melhor agora que os canhões sonoros LRAD são utilizados para travar festas nos colleges?

A América é um lugar melhor agora que as forças policiais de todo o País foram confederadas e militarizadas?

A América é um lugar melhor agora que a polícia patrulha os corredores das escolas e bate nos estudantes?

A América é um lugar melhor agora que crianças são presas nas aulas?

A América é um lugar melhor agora que as crianças são empurradas para os centros de vacinação em massa?

A América é um lugar melhor agora que o Departamento da Agricultura gasta enormes quantias de dinheiro para instalar vídeo-câmaras nas cantinas das escolas?

A América é um lugar melhor agora que as revendas de limonadas geridas por crianças foram todas encerradas pela polícia?

A América é um lugar melhor agora que as autoridades podem parar um cidadão por causa da publicidade política “errada” no carro?

A América é um lugar melhor agora que a FDA (Food and Drug Administration) elaborou complicados sistemas de restrição contra a utilização do leite cru?

A América é um lugar melhor agora que o FBI utiliza sistemas de rastreamento GPS, sem autorização, para controlar os movimentos dos pacifistas, mesmo que estes não sejam suspeitos de crime nenhum?

A América é um lugar melhor agora que a NSA recolhe um total de informações acerca dos cidadãos equivalente à inteira Biblioteca do Congresso a cada 6 horas?

A América é um lugar melhor agora que as definições de “actividades suspeitas” do FBI incluem expressões como declarações religiosas extremas e fé na teologia radical?

Esta é a América hoje.

Não apenas esta, claro, mas aqui temos os melhores frutos do medo e da paranoia espalhados após o 11 de Setembro de 2001.

Paralelamente, 63% dos cidadãos tem uma visão negativa acerca do Governo federal.
Ingratos.

Talvez este 63% saiba que um Estado totalitário de polícia não tem como principal prioridade a segurança dos cidadãos.

Mas de quem a culpa de tudo isso?
Ha, pois: Bin Laden, Al Qaeda, o terrorismo…
Sem dúvida.

Ipse dixit.

Fontes: no texto em Inglês, I Lupi di Einstein em Italiano.

8 Replies to “Um lugar melhor”

  1. É bem verdade esta paranóia!
    O mais bonito, é que estas imposições opressoras, dignas de um verdadeiro governo totalitário de cariz bem extremista como já não se via á algum tempo, (pelo menos assim á descarada) começam também agora estas ideias e práticas a serem exportadas para o nosso velho mundo e arredores.
    Mas… se é para tratar e proteger bem a malta, … ah então tá bem!

  2. 63% de Ingratos! será que não enxergam o modelo de ditadura que são!? logo todas as democracias adotarão, vejam a líbia, já está o povo a rir-se.

  3. Os velhinhos do STATSI agradecem a lembrança e gostariam também de compartilhar a nostalgia a seus colegas e mentores do NKVD.

    XD

  4. Ótima listagem Max: na minha lista dos lugares que não irei jamais ou que não irei mais figura faz já 30 anos os EUA.Isto porque morei lá um pequeno período e pude constatar ao vivo e a cores o início da decadência do império e sua gente. Já naquela época uma sociedade doentia, com uma pequeníssima parcela de sofredores que tudo percebem e uma maioria esmagadora de infantilizados que nada vêem, nada sabem e nada compreendem, opacisação completa da realidade, da história dos outros que não seja o reflexo de si mesmos. Muito, muito triste, já em 1983, sem torres gêmeas e mais recentes empulhaçoes. Imagina hoje!! Com tudo que listastes (alguns ítens, nem sabia ainda). Só sei que nunca voltarei. Abraços e bom fim de semana para ti, Leo e Guida.

  5. Sábado 10 setembro vai passar um documentário há noite sobre o 11 Setembro numa visão alternativa na Sic…

  6. Max,
    senti o medo agora…
    E quem diz não, FEMA camp com eles! Dá-lhes mais umas semaninhas.
    Labour barato e dá milhões. Bom post, sp em cima do acontecimento.

    Grd abc

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: