Guarani vs. Shell

Os Guarani do Brasil pedem que a Shell deixe de utilizar a terra deles para produzir etanol.
Diz Ambrósio Vihalva, Guarani duma das comunidades interessadas:

A Shell tem que deixar a nossa terra, a companhia tem que acabar de utilizar a nossa terra, pedimos justiça e que a nossa terra seja delimitada e protegida.

A Shell e a empresa brasileira Cosan (bio-carburantes) actuam em conjunto com a marca Raizen; parte do etanol, vendido como carburante, é extraído da cana de açúcar, crescida nas terras ancestrais dos Guarani.

Ao que parece, os episódio de diarreia aguda que manifestaram-se entre as crianças Guarani são provocados pelos produtos químicos utilizados nas plantações: os mesmos produtos que matam peixes e plantas.

Não conseguimos encontraras ervas medicamentosas que uma vez cresciam na floresta; as plantas morrem por causa do veneno, os cultivadores nunca falaram connosco nem pediram autorização para plantar na nossa terra.

Stephen Corrym Director Geral de Survival International:

É tragicamente irónico que as pessoas comprem o bio-etanol da Shell como uma alternativa ética aos combustíveis fosseis. Não há nada de ético na maneira desumana com a qual são tratados os Guarani. O governo do Brasil tem de fazer respeitar as leis e travar a destruição da terra deles.

A carta dos Guarani, publicada ao lado (clicar para aumentar), é um documento valioso.

Com simplicidade, demonstra mais uma vez como o Homem esteja a afastar-se do próprio meio natural, a perder o contacto com a realidade e a essência da vida: tudo em prol dum ideal de progresso que já evidencia todas os próprios limites, além dos custos insustentáveis.

A seguir, o link para descarregar o relatório (Pdf) de Survival International acerca das condições desesperadas dos Guarani, documento que felizmente também em língua portuguesa: Violações dos Direitos dos Índios Guarani do Mato Grosso do Sul, Brasil

Aconselho também uma visita ao site de Survival International, organização que defende os direitos das tribos em perigo e que já ganhou o Prémio Nobel Alternativo.

O site não é disponível em Português, mas entre os vários idiomas podem ser encontrados em Espanhol, Italiano e sobretudo em Holandês, língua que todos os Leitores deste blog conhecem bem… 

Ipse dixit.

Fontes: Il Cambiamento, Survival International,

11 Replies to “Guarani vs. Shell”

  1. Uma carta escrita com toda a humildade e pacifismo de quem não entende a procura desmesurada de riqueza e poder…

    Ao saber destas coisas, fico melancólico e a pensar QUE PORRA DE SERES HUMANOS SÃO ESTES?

    Não há descrição possível, pois nem os animais são assim…

    Quando haverá respeito, igualdade e fraternidade entre todos?

    Sinto que o Mundo está a mudar, as consciências a despertar…

    …mas isto? Isto fere-me…

    Que um dia essas pessoas se apercebam do que provocaram e que se arrependam…

    Um triste abraço,
    — —
    R. Saraiva

  2. Infelizmente jamais se arrependerão… as pessoas em posição de decisão morrem em berço de ouro… sempre estão no auge… sempre só colhem os bons frutos das péssimas ações que tomam…

    Infelizmente, desculpe-me indianos: carma não existe…

    Infelizmente, desculpe-me cristãos: não existe inferno ou purgatório…

    Essas pessoas cruéis, insensíveis e gananciosas morrem muito felizes, cheias de saúde, riquesas…

    É triste… realmente melancólico… e revoltante… é lindo e triste imaginar o índio que escreveu isso…

  3. CARÍSSIMOS SOLIDÁRIOS !!!

    Não se emocionem tanto assim com esta pequena nuance do agronegócio "brazileiro". É mais umas de nossas desgraças institucionalizadas, mas que não fazem frente aos desmandos e pilhagem da "res" pública, cujos protagonistas principais são os juízes e demais ministros de justiça desta merda que se chama "brazil".

  4. É isso aí Burgos: reparastes que esse povo só ouve índio quando lhe convém? Reparastes que os meios de comunicação só divulgam manifestação de índio quando pode haver repercussão no exterior e influenciar decisões em torno de fazer da amazonia "zona de influência internacional e segurança mundial"?
    Considerem, leitores e comentaristas de Max, que no Brasil, índio é tão infeliz quanto outros 20 milhões em média de miseráveis, tão escravos quanto milhares que ainda vivem assim por estas paragens. E todos estão tão interessados neles como estão pelos outros desgraçados, que não são poucos e que, afinal de contas o atual governo tenta melhorar a situação de penúria sem mecher com os interesses dos poderosos, que no Brasil são de uma truculência de fazer inveja a qualquer tirano. Sabe bem a atual presidenta e alguns ministros sérios que ou agem assim, da mesma forma que trabalhou Lula e Vargas a seu tempo, ou simplesmente "patatof"!!

  5. "Diz Ambrósio Vihalva, Guarani duma das comunidades interessadas:
    A Shell tem que deixar A NOSSA TERRA, a companhia tem que acabar de utilizar a NOSSA TERRA, pedimos justiça e que A NOSSA TERRA seja delimitada e protegida."

    Seu Ambrosio a terra não é apenas de voces Indios, a terra é do BRASIL!!
    Os indios estão sendo preparados por ONG internacionais para pedir a independencia, eles não querem a Shell na terra "deles" mas querem garimpar em mata presevada né???
    AAAAA seus indios vão trabalhar que voces ganham mais.

    Agora sobre o comentário da Dona Maria comparando Lula com o Exelentissimo Getulio Vargas é brincadeira né? Getulio criou o salario minimo, décimo terceiro, a Petrobras a Eletrobras e um pais soberano.

    O Lula ééééé…… Ele fez… bem.. ele deu o esmola-familia eee…. disse que pagou a divida externa mas não pagou eee.. teve o mensalão e o escandalo do dinheiro da cueca.. recordes de corrupção eeee é acho que só. Histórias de Vida iguais né?

    Quando os Integralistas atacaram o Palacio da Guanabara para matar Getulio, este com um pouco de sorte enfrentou o integralistas, isso é exemplo de coragem!

    Lula trabalhou menos de um ano (1963) antes de ter seu dedo minimo esmagado e ficou apenas mais dois anos antes de se aposentar, trabalhar por apenas dois anos por causa de um dedo minimo é exemplo de vagabundagem!!

    Peço desculpas ao dono do Informação Incorrecta por ter cometido esse desabafo no seu blog mas isso precisava ser dito

    Tum et quod.

  6. Carlos,
    os índios precisam ser respeitados.
    Eles são tradicionalistas e muito provavelmente seus ancestrais estavam nesta terra antes de qualquer um de nós. Portanto, teoricamente, a terra deveria ser deles, mas ao longo da história, foi sendo colonizada como o resto do país. Precisamos olhar os 2 lados da moeda.

    Uma coisa que concordo com você a respeito de Lula é que sim, ele pagou a dívida externa, mas com isso, conseguiu aumentar exageradamente a dívida interna, ou seja, escolheu quitar uma e agravar outra. O que na verdade piorou as coisas, pois hoje em dia as 2 dívidas do país estão bem altas.

  7. Eu respeito os Indios, mas acho que se vender para as ONGs internacionais não é uma coisa legal de se fazer. (em certas tribos tem indio fluente em ingles mas não em portugues. pode isso?)

    E o Lula não apenas triplicou a divida interna como ainda extamos devendo 350 bilhoes de dolares da divida externa.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: