Elenin, o cometa assassino

No dia 10 de Dezembro de 2010, o astrónomo russo Leonid Elenin descobriu um novo cometa e a União Astronómica Internacional (IAU) decidiu baptizar o objecto com o nome do cientista, coisa comum nestes casos.

O cometa recebeu a definição de C/2010 X1 Elenin.

Trata-se dum pequeno cometa, um entre os muitos, mas era dos tempos da antiga União Soviética que um russo não descobri algo nesta área.

Talvez por isso, muito espaço foi dedicado ao objecto; e, em breve, começaram a aparecer as absurdidades mais fantasiosas: campos magnéticos invertidos, terramotos, UFO, bunker anti-atómicos, e muito mais. Obviamente não podia faltar Nibiru.

Nas seguintes FAQ (Frequently Asked Questions, isso é, Perguntas Feitas com Frequência) eis o ponto da situação.


1. Elenin é um nome com um significado particular?

Alguns blogues e páginas internet escrevem que o nome Elenin seria o acrónimo de Extintion Level Event Nibiru Is Near, mas também de Extintion Level Event Nibiru In November e também de Extintion Level Event Notable Impact Nemesis.
Porque não poderia ser, por exemplo, Eis Letal Estupidez Na Inter Net?

O cometa tem simplesmente o nome do descobridor, Leonid Elenin.

Leonid Elenin

2. Quem é Leonid Elenin? Existe de verdade?

Leonid Elenin é um astrónomo amador russo, pesquisador no Instituto de Matemática Aplicada Keldysh da Academia das Ciências Russa.

Tem uma página internet, spaceobs.org, onde é possível encontrar as novidades acerca do cometa.Também tem uma página no Facebook.

É afiliado ao IASC, o International Astronomical Search Collaboration. No Youtube é disponível uma sua entrevista, na qual fala do cometa (pena que esteja em russo…).

Resumo: é um fulano normal. Mas claro está, para os catastrofistas será sempre um Reptiliano ao serviço dos Illuminati, actor duma conspiração que parte dos Sumeros para chegar até os nossos dias.

3. É possível que um simples astrónomo amador tenha descoberto um cometa?

Não apenas é possível, mas é bastante frequente. O cometa Hale-Bopp, por exemplo, tem o nome dos descobridores: Dave Hale, astrónomo profissional, e Thomas Bopp, astrónomo amador.

Sempre Leonardo Elenin, em colaboração com um colega, descobriu no passado Julho um segundo cometa, P/2011 N01 Elenin-Molotov.

Quando os astrónomos amadores descobrem um cometa, a União Astronómica Internacional confirma  a descoberta e permite que os descobridores o direito de escolher um nome para o novo objecto.

Núcleo do cometa Halley

4. O que é um cometa?

Um cometa não é uma estrela, mas uma espécie de “bola de neve suja”.

Na realidade seria mais correcto defini-los como um conglomerado de rocha, poeiras, gases mas sobretudo gelo, tudo com uma densidade muito baixa, inferior a da água (dito de outra forma: se fosse possível pôr um cometa no mar, ficaria à superfície).

Quando um cometa se encontra longe do Sol, é um objecto bastante tranquilo, parecido com os asteroides.

Costumam ter forma irregular (tipo uma batata) e um diâmetro entre as poucas centenas de metros até 70/80 km. Nesta fase o cometa é “nu”, isso é, não tem cauda.

Ao aproximar-se do Sol, os cometas começam a sublimar, isso é: as substancias geladas passam do estado sólido para o gasoso. O núcleo tonar-se activo, o gás passa para a superfície e daqui para o espaço. O Sol ilumina o gás e este fenómeno é visível: é a cauda do cometa.

Cauda que, pelo 90% é constituída por moléculas de água.

Maior a aproximação ao Sol, maior a quantidade de gáses expelidos: a maior a cauda, que pode atingir milhões de quilómetros de comprimento. Ao mesmo tempo, os gases começam a arrastar para o espaço pequenas quantias de gelo e rocha, o que torna o fenómeno ainda mais espectacular.

Só isso? Bom, não é “só” isso. Na verdade, um cometa no céu é um espectáculo fascinante.

5. Quanto é grande o cometa Elenin? E onde fica?

Elenin é um cometa pequeno, com um diâmetro estimado de 3 km. A “cabeça” do cometa (atenção, não o núcleo!) tem um diâmetro de mais de 200.000 km e a cauda ultrapassa os 3 milhões de km.

Só para ter uma ideia: o núcleo do cometa Hale-Bopp tinha um diâmetro de 50-60/km, uma “cabeça” de 2 milhões de km e uma cauda de 50 milhões de km…e já houve cometas com caudas de centenas de milhões de km.

Actualmente pode ser observada (com instrumentos) na constelação da Virgem: no dia 10 de Setembro alcançará o periélio (a distância mínima do Sol), inverterá o rumo e no dia 10 de Outubro atingirá o ponto mais próximo da Terra: 34 milhões de quilómetros.

Depois continuará a viagem até que a partir de Novembro será demasiado débil para poder ser observada sem telescópios.

6. 34 milhões de quilómetros? Mas isso é muito perto!

Acham? A distancia mínima entre o planeta Vénus e a Terra é de 40 milhões de quilómetros. Podemos ficar descansados.

7. Elenin atingirá a Terra?

Não, como afirmado a distância mínima será de 34 milhões de km (um pouco mais em verdade).

Cometa Hale-Bopp

8. Mas Elenin pode interagir com o nosso planeta?

Embate
Em caso de embate as consequências seriam catastróficas, disso não há dúvida. Mas com Elenin não haverá impacto, pois já vimos qual a distância mínima do nosso planeta.

Além disso, não se percebe como Elenin poderia ter influências.
Demasiado pequena, não pode ter um efeito gravitacional (enquanto é verdade o contrário: a Terra tem influencia gravitacional cobre Elenin) e não tem um campo magnético.

Força gravitacional
A influência de Elenin sobre a Terra, calculada por uma distância de 30 milhões de km, é a mesma dum objecto de 25 mil toneladas na superfície terrestre (acerca de 6.380 km do centro da Terra). Uma porta-aviões tem uma massa de 100.000 toneladas…

Em outras palavras: é mais fácil que uma porta-aviões possa provocar um terramoto.

Quebra do núcleo
Às vezes os cometas não resistem ao stress duma passagem tão perto do Sol e partem-se. Já aconteceu.
Resultado: os fragmentos continuariam a mover-se na orbita do cometa, ficando assim sempre demasiado longe do nosso planeta.

Pó de estrelas
Um dos pesadelos apresentado é a possibilidade da Terra travessar os resíduos da cauda de Elenin. Coisa que acontecerá. Tal como acontece regularmente.
Cada ano, entre os dias 8 e 14 de Agosto, o nosso planeta cruza os restos do cometa Swift-Tuttle: os detritos são conhecidos como Perseidas, que provocam o espectacular fenómeno das chuva de meteoritos.

Mas além disso, a Terra encontra restos de cometas (ou de “caudas de cometas”, como o Leitor preferir) várias vezes ao longo do ano. Sem a mínima consequência.

Pandemia
Poderia Elenin ser portadora duma qualquer bactéria mortal?
Nos cometas existem moléculas orgânicas complexas, é muito provável que, além da água, no passado possam ter colaborado para o desenvolvimento da vida (ou até ser mesmo a origem da vida na Terra). Por enquanto esta é apenas uma teoria, que todavia tem de ser considerada com atenção.

Mas porque Elenin deveria portar algo de perigoso e mortal? Onde está escrito isso?

Campo magnético
Os cometas não têm campo magnético e as caudas (de íones) é neutra. Por isso não podem interagir magneticamente com o nosso planeta.

Elenin

9. Mas então, como é que quando Elenin é alinhada com os planetas acontecem terramotos? 

Ok, então faço eu uma previsão: quando nas próximas semanas haverá novos alinhamentos entre Elenin e os planetas, teremos novos terramotos. Mais ou menos 20.

E aproveito para fazer uma outra previsão: todas as vezes que Leonardo abanar a cauda, haverá terramotos. Esta conclusão deriva duma observação “científica”.

Hoje Leonardo abanou a cauda:

  • Terramoto grau 5.1 no Chile
  • Terramoto grau 5.0 em Vanuatu
  • Terramoto grau 5.1 no mar da Escócia
  • Terramoto grau 5.9 na Ilha de Santa Cruz.

Ontem Leonardo abanou a cauda:

  • Terramoto grau 5.2 Ilhas Fiji
  • Terramoto grau 5.4 Oceano Atlântico
  • Terramoto grau 5.7 Papua Nova Guiné
  • Terramoto 5.2 Vanuatu
  • Terramoto 5.1 Indonésia

Anteontem também Leonardo  tinha abanado a cauda:
  • Terramoto grau 5.1 Chile
  • Terramoto grau 5.1 Nova Guiné
  • Terramoto grau 5.1 Vanuatu
  • Terramoto grau 6.8 Mar de Banda
O último terramoto foi mais violento: lamento, já avisei Leo para abanar a cauda de forma menos entusiasta. Entretanto, os Leitores deste blog podem ficar descansados: da próxima vez que Leonardo abanar a cauda, vou logo avisar.
Única dúvida: mas será mesmo a cauda de Leo a causa dos terramotos? Ou será pelo facto de ter acerca de 1.300 terramotos por ano, todos com magnitude entre 5.0 e 5.9?

Consultem os últimos terramotos no site Latest Earthquakes.


10. É verdade que Elenin é uma anã bruna ou uma estrela de nêutrones?

É o mesmo Leonid Elenin que desmente esta hipótese. O pesquisador russo fez uma simulação (What if we replace comet Elenin by brown dwarf?) e os resultados forma negativos.
Sempre Leonid Elenin desfrutou a passagem perto do asteroide 2005 YU 55 foram medidas as interacções com Elenin. Interacções tão fracas que nem foi possível medi-las.

As analises espectroscopicas encontraram os elementos típicos dum cometa. Porque Elenin é um cometa.

E uma estrela de nêutrones? As estrelas de nêutrones conhecidas têm uma massa entre 1.35 e 2 vezes a dos Sol. Isso significa que se um tal objecto tivesse entrado no Sistema Solar, os planetas já teriam abandonados as respectivas órbitas há muito.

Masi do que uma estrela de nêutrones seria melhor falar de estrela de neuronios. os que faltam em muitos casos.

11. Porque não existem fotografias do cometa Elenin?

Porque quem faz estas afirmações não sabe procurar. As imagens existem desde que foi descoberto, na maior parte dos casos tiradas por amadores. No ja´citado site de Leonid Elenin existem muitas fotografias do cometa, é só escolher.

Também existem vídeo da sonda Stereo B.

12. Há um Ufo escondido na cauda de Elenin?

Um? Está cheio de Ufo aí. Aliás, começam a ter problemas de espaço: é por isso que aproveitam da boleia para invadir a Terra.

13. É verdade que atrás de Elenin há Nibiru?

Sim, com certeza. Num primeiro momento Nibiru teria gostado de esconder-se na cauda, mas como já estava cheia de Ufo teve que abdicar da ideia e pôr-se na fila.

A boa notícia é que após a passagem de Elenin será possível observar Nibiru em todo o seu esplendor. E já falta pouco. Ou não?

14. É verdade que Elenin contêm acido cianídrico, venenos, e que todos vamos morrer?

Sim, é verdade que Elenin transporta ácido cianídrico.
E é verdade também que todos vamos morrer, cedo ou tarde, mas ao por causa de Elenin.

O tal ácido é um componente típico do cometa e o facto de te-lo detectado confirma, mais uma vez, que Elenin é um clássico cometa.

A produção de ácido cianídrico de Elenin é de 450 gramas/segundo. Fazemos 500 gramas. Aliás, fazemos 1 kg para piorar o cenário. Vamos supor que Elenin continue com este ritmo ao longo dum ano.
Um ano significa 3600x24x365 = 31.536.000 segundos, mais ou menos. Portanto: 31.536.000 kg de ácido cianídrico.

Como a “cabeça” de Elenin tem um diâmetro de 200.000 km, o volume é 4.19×10(24) m3.
A densidade do ácido cianídrico é portanto de 3.1536×10(24) m3. Ou seja: 7.53×10(-15) = 0.00000000000000753 gramas/m3.

Moral: podemos ficar muito, mas mesmo muito descansados.

15. Não é verdade que Elenin é representado na nota suíça de 10 Francos?

Não, é mentira. A imagem da nota é uma reprodução dum desenho do matemático Euler, publicada originariamente no livro Briefe an eine deutsche Prinzessin über verschiedene Gegenstände aus der Physik und Philosophie, bd. 1 (“Carta para uma princesa alemã acerca de vários assuntos de física e filosofia”, raio de título), de 1773.

Euler era suíço, obviamente.


Para acabar, lembramos as datas mais importantes:

anos ’50: o cometa Elenin entre no Sistema Solar
07 de Agosto de 2011: Elenin passa para o interior da órbita terrestre
10 de Setembro: periélio (72,170,000 km, distância mínima do Sol)
16 de Outubro: mínima distância da Terra (34,980,000 km)

Ipse dixit.

Fontes: Fuffologia

21 Replies to “Elenin, o cometa assassino”

  1. O ser humano adora fantasias, não me admira que existam tantas informações e histórias diferentes sobre o mesmo assunto ou tema.

  2. Quase morri de tanto rir, Espetacular esse post, mas cuidado vai haver uma fila de inimigos (Fanáticos do Elenin)a te criticar por causa disso, hehehehehe.

    Faço um pedido a você Max: Por favor, não deixe o Leo abanar a cauda.
    Senão vamos ter que nos mobilizar em uma campanha "ABAIXO A CAUDA DO LEO",
    para poder proteger a humanidade.

    Parabéns pelo texto.

    Abraços (desse animal que não consegue parar de rir)

  3. Eu pago para ver um cometa/meteorito a acertar aqui… é que seria um consolo… e de preferência o impacto devia ser no território a que nós, animais humanos, chamamos de "América do Norte"… Bem… até pagava… mas não seria grande o pagamento pois sou um "Cidadão Português Ultra-Obeso" e o Coelho anda a cortar-me a GORDURA… bom 5 euritos… não moeda papel não vale puto… 10 gramas de ouro, para assistir a tal espectáculo…

  4. Digo que ninguém em perfeito juízo, ou quase, acredita no fim do mundo… os loucos somos nós.
    Digo que temos astrónomos e cientistas que sabem o que dizem, e que o Elenim e o nibirú não existe… estão feitos com a Nova Ordem.
    É claro que este pessoal tem um fascínio pelo apocalipse e ainda por cima, é mais contagioso que um vírus! Que se lhe há-de fazer Max?! É deixar andar.
    Imagino a decpção do pessoal quando passar 2012… vão ficar decpcionados por não terem ido de "vela"!

    p.s. Absurdidades?! ehehehehheheh! Max, essa partiu-me toda! :))

  5. Parabéns pelo texto. Pena que havíamos marcado um encontro em Salvador, no farol da Barra para o dia 23 de outubro do presente ano para presenciarmos o choque do poderoso Leo com a terra. Tenho que avisar o pessoal e suspender o churrasco, juntamente com as cervejas. Seu cético. hehehehehehehe

  6. Muito bom o texto, realmente rí! obrigado por voltar a ser o Max que sempre foi e por fazer um texto sério com fundamentos lógicos, sem ferir a nenhuma crendisse (apesar das brincadeiras) Agora quem quiser seu Deus que o idolatre!

  7. Caro Max a exatidão científica não me conforta, mas apesar do castratofismo reinante nos blogs da internet, entendo que é necessário entender que não somos o suprassumo do universo, e sequer sabemos como este universo funciona. Mesmo assim todas as noites vemos as mesmas constelações, desde que me entendo por gente vejo cruzeiro do sul sempre no mesmo quadrante no céu noturno não dá para desconfiar que alguma coisa não está errada? basta usar um pouco de raciocínio e perceber que vivemos como se fosse no filme Show de Truman?

  8. O EGO de nós humanos é tão grande, que acreditamos que o mundo irá acabar enquanto nós vivemos nele como espécie e ainda pior como indivíduos.
    O Planeta está cá a quantos anos??Qual é a probabilidade de embate de um cometa que coloque em perigo, eu já não digo o planeta em si, a nossa espécie??!!
    Até acreditamos que aliens querem nós contactar, mas ao existirem seres com uma inteligência superior á nossa, acham mesmo que eles nós querem contactar??
    Devem querer é distancia de nós.

    Existe sempre a possibilidade remota de isso acontecer, mas se se vier a concretizar , passaremos todos a ser pó galáctico, e isso torna a comunicação um pouco difícil….

  9. Max e amigos,

    Pelo que parece Elenim já era. Mas esta não é a maior preocupação que deveríamos ter em mente. Temos que nos manter atentos ao que nossos senhores perpetram contra a humanidade neste exato momento. Ainda penso que algo incompreensível à nossa razão está por ser esclarecido. Me remeto ao Gênesis e outros livros do Antigo Testamento. Tudo alí é muito obscuro e dá margem a teorias as mais diversas possíveis. Sou daqueles que pensam que muito, muito não quer dizer tudo, que Zecharia Sitchin escreveu, tem fundamento. As sociedades secretas existem desde que o mundo é mundo. Senão, porque manter coesão de pessoas por séculos? Seria para venerar o advento da "Suprema Banana"? Algo muito maior tem que evocar os antigos pedreiros do Egito dos Faraós e outros grupos ocultistas que os antecederam.

    Amigo Carlos Janeiro, infelizmente os dinossauros, não sabiam estatística e talvez por isso tenham perecido. Não existe nada neste universo, que não seja efêmero, isto segundo uma lógica de tempo universal, incluídos nesta alguns bípedes arrogantes que subexistem num planetinha mínimo, dentro de um sistema solar mínimo, dentro de uma galáxia tida como das menores deste universo, que talvez seja dos menores dentre os universos possíveis.

    Abraços.

  10. ESTOU CHORANDO DE TANTO RIR< (raio de título)KKKKKKKKKKkkkkk!!!!!MUITO OBRIGADA, VOU DORMIR DESCANSADA MESMO. PARABÉNS. MUITO INTELIGENTE MAX…´VOU ENCAMINHAR PARA TODOS.BRILHANTE. (mas até que estava emocionante a espera por Elenin, MAS ainda resta NIBURU!!) para preencher nossas vidas tão sem emoção!!!!ABRAÇOS APERTADOS.

  11. Aproveitando o gancho do Carlos Janeiro, o próprio Stephen Hawkins falou que, caso houvesse realmente um contato alienígena, seria treta na certa.

    Concordo com a Dani também, essas especulações criadas e amplificadas em torno destes assuntos devem ser para dar emoção à vida desses doidos kk!!

  12. Belo F.A.Q. 😀

    Quando li o comentário do Welner onde cita os pedreiros do egito, lembrei do "Coral Castle", construído por Ed Leedskalnin.

    "Eu descobri o segredo das pirâmides, e assim percebi como os antigos construtores levantaram e encaixaram blocos de várias toneladas utilizando somente ferramentas primitivas." Ed.

    Sei que foge do tópico, mas seria interessante abordar este tema, Max.

    http://it.wikipedia.org/wiki/Coral_Castle

  13. Viva, para já devo dizer que sou visitante assíduo deste blog e que o mesmo me agrada muito. Parabéns ao seu autor.
    Mas uma coisa é certa, que os Americanos se andam a preparar para alguma coisa, lá isso andam. Só resta saber o quê e quando!

  14. Esse tópico já é velho mas agora me veio uma idéia à cabeça: estamos perdendo muitos escritores, de ficção, de quadrinhos, de roteiros, nessas fantasias de apocalipse. Tem tanta gente com uma criatividade tão grande, mas que fica perdido inventando (até a si mesmo) essas historinhas.

    Vocês escolheram a "profissão" errada!

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: