Apenas matéria

Já aconteceu ao Leitor não conseguir dormir?

Pois, é mesmo isso. Não sofro de insónia, mas hoje mesmo não há maneira de fechar os olhos.
Portanto agarrei numa revista e comecei a ler.
E fiquei ainda mais enervado.

A revista é Superinteressante nº 158, de Junho. É a mesma revista vendida no Brasil também, só que muitos dos artigos são diferentes.
Quase todos.
Aliás, não há um que seja igual.
Mas porque raio têm o mesmo nome?
Boh, não interessa.

O que interessa é que na página 72 da edição portuguesa está um artigo cujo título promete muito e oferece nada: “Vítimas da magia”, de M.A.S., que suponho serem as iniciais de Miguel Angel Sabadell.

Tudo junto, com descontração

No artigo de “mágico” não há absolutamente nada. Pelo contrário, é um conjunto de superstição, ufologia, cartomancia, tarot, Paulo Coelho, Rhonda Byrne, tudo enfeitado com citações de escritores do passado.

Pergunta: porquê? Que têm em comum as imagens duma reunião wicca, um jogador de totoloto, uma velhota que livra do mau olhado e da aldeia francesa de Bugarach?

Porque ligar tudo isso à palavra “magia” quando depois o artigo fala apenas de superstição?
A intenção é transmitir a ideia de que “magia” é sinonimo de superstição? E que as religiões neo-pagãs pertencem à mesma família (caso contrário não se percebe a fotografia wicca ou aquela da cerimonia de religiosa de Glanstonbury, Inglaterra)?

E nem falamos dos Ufo.


Acho o artigo muito, muito triste.
Eu conheço pouco, praticamente nada de magia. Mas fico espantado com estes “jornalistas científicos” que a partir das paginas patinadas duma revista cospem contra aquela que foi uma das bases da humanidade até bem poucos séculos.

É só abrir um livro de biografias para descobrir que muitos dos pensadores hoje venerados, na altura eram também envolvidos com a alquimia, por exemplo. Só que os “cientistas” de hoje não gostam de lembrar estes pormenores.

Pronunciem o nome de Isaac Newton e qualquer pesquisador moderno terá dificuldades em encontrar palavras que consigam expressar toda a admiração para esta figura.
Mas Newton era um alquimista, um dos maiores do seu tempo. E a alquimia combina elementos de Química, Antropologia, Astrologia, Magia, Filosofia, Metalurgia, Matemática, Misticismo e Religião.

Newton teria ficado bem no artigo de Superinteressante, mas incluí-lo teria sido uma espécie de “heresia”. Porque Newton é sempre Newton, caramba.

Platão, Rogério Bacon, San Tomas de Aquino, Tycho Brahe, Thomas Browne, Giordano Bruno, Cagliostro, Paracelso, o Papa Silvestre II, Papa João XXII, Alberto Magno, Robert Boyle, Sir Walter Raleigh: foram todos alquimistas também.

Todos supersticiosos? Nada mais do que isso? Ou eram apenas mentes simples?

A Nova Religião

Infelizmente, Superinteressante é outro tijolo na parede do absolutismo científico.

É paradoxal, mas Ciência tornou-se a nova religião.
E, como todas as religiões, não admite contraditório e tem dogmas, o principal dos quais é: se um fenómeno não pode ser provado cientificamente, então não existe.

Como todas as religiões, é extremamente conservadora: enquanto reza para “novos percursos”,  fecha-se perante todas as possibilidades que não estejam nos moldes do “cientificamente correcto”.
Quem pensa o contrário é, obviamente, um herético.

A Ciência, a partir do fim do século XIX, abraçou definitivamente a “matéria” qual centro das próprias atenções. Tudo é matéria. Quando os cientistas tentam explicar algo de não material, recorrem igualmente a conceitos materialistas porque incapazes de conceber algo de diferente.

E a Ciência pode explicar tudo. Se a explicação não estiver pronta, é só manter a Fé, pois cedo ou tarde chegará.

O Amor? É culpa das hormonas.
Ódio? Também, mais uma qualquer disfunção psiquiátrica.
A alma? Não existe, é apenas uma sinopse que não funciona bem.
Vida além da morte? É outra reacção bio-química ou um pesadelo.

Como uma boa religião, também a Ciência tem as próprias hóstias, só que são chamadas de “medicamentos”.

Até uma pessoas como eu, que não acredita na magia, na astrologia, nos tarot e não aceita as superstições, fica pasmada perante tamanha cegueira.

Ipse dixit.

Fonte: Superinteressante Edição Portugal nº 158 

One Reply to “Apenas matéria”

  1. E a Ciência pode evoluir, como todas as outras religiões o fizeram? Ter novos princípios? Deve a ciência "sacrificar" quem não se submete a ela, tal como as outras religiões o fizeram?

    Mais uma vez adorei ler os seus posts!

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: