A morte dos partidos ocidentais

Espanha, Italia, mas não só: os rapazes da Puerta del Sol e de Milão são apenas a ponta do icebergue, pois há um profundo mau estar na Europa. Estamos a observar o fim da pacto social.

O pacto

Ao longo dos anos, este pacto fez a fortuna de muitos Países, na prática de todos os Países que hoje são parte da União Europeia.
Mas agora o sistema deixou de funcionar. E não apenas no âmbito europeu, mas também num nível mais baixo, o nível nacional.

Pacto social. Porque de facto havia um pacto; nunca abertamente declarado, mas existia. E era o seguinte: uma parte dos nossos proventos são destinados para a formação da classe média, que representa o futuro do continente.
Eis o simples acesso à escola e à universidade. Eis uma série de “paraquedas” sociais para que o espectro da pobreza ficasse afastado. Eis os olhos fechados perante condutas empresariais não propriamente limpas, sobretudo nas mais pequenas das sociedades.

Assim nasceram os milagres económicos italiano, franceses, alemão, espanhol.
E assim, mais tarde, nasceu a União Europeia, quando ainda o nome dela era CEE.
Querem construir uma autoestrada? Peçam 100 e Bruxelas responderá com 150.

Esta riqueza tinha um custo, que era projectado para o exterior. Pois o nosso crescimento fazia vítimas nos Países mais pobres, o chamado “Terceiro Mundo”. As riquezas eram literalmente rapinada na África ou na Ásia e depois distribuídas no mundo ocidental.
Problemas? Não muitos. Até a classe dos trabalhadores participava neste roubo, mas o facto de votar na Esquerda ajudava a limpar as consciências.

A morte do Capitalismo

Depois algo aconteceu. O quê?
Simplesmente, alguém decidiu que o jogo já era suficientemente velho e que tinha chegado a altura de mudar as regras. Este Capitalismo de rapina (pois é, já na altura o Capitalismo autêntico não existia) foi substituído por algo de novo: antes o Turbo-Capitalismo, abaixo do qual escondeu-se o nascimento dum novo sujeito económico, que ainda não tem nome. E que é a condição na qual vivemos hoje. 

Ao mesmo tempo, o Terceiro Mundo começou a deixar de ser tão Terceiro. Paradoxalmente, com as armas mostradas pelos Países Ocidentais. Um “paradoxo” até um certo ponto, pois alguém já tinha previsto um tal desfecho.

E os partidos? De facto, aqui começam os grandes problemas para os “representantes do povo”.
Uma coisa é fingir de gerir um mundo prospero  em franco crescimento: podemos deixar que os mercados façam o trabalho deles, um comício de vez em quando e o trabalho está feito.
Mas outra coisa é ter de gerir uma sociedade em sérias dificuldades: quando o mercado não funciona, o comício arrisca irritar e nada mais.

Pior: cedo ou tarde alguém pede para que sejam tomadas decisões.
Decisões?!? Minha nossa, assim, de repente…e que decisão podemos tomar? E com que meios?

De facto, não há decisões. E o pacto social morre, pois a classe política não é capaz de responder às novas exigências dos eleitores.

Em boa verdade não são “novas” exigências. São sempre as mesmas, o cidadão quer voltar aos tempos “felizes”. Mas os partidos não podem fazer isso. Porque nunca fizeram nada (deixaram as rédeas soltas, isso foi o truque) e porque agora é tarde. É tarde demais.

A morte dos políticos

É tão tarde que os mesmos partidos têm que ir contra a vontade do cidadão. Não apenas o político não pode fornecer um nível de vida como antes, mas até é obrigado a baixar os níveis actuais. Não é este um pensamento do político, são as ordens dos novos (novos???) patrões. Os mesmos aos quais o político tinha entregue o verdadeiro poder, em silêncio, de forma lenta mas inexorável. 

Sistema de saúde? Sim, mas só “tendencialmente” gratuito.

O património do Estado? Privatizado.
Os salários? Lamentamos, mas têm que baixar.
Os impostos? Lamentamos, mas têm que subir.
Emprego? Ehhh, o emprego…

Então na Grécia o cidadão ocupa a rua. Como em Madrid. Como em Milão.
E novos movimentos surgem no resto da Europa.

Estamos perante os primeiros passos do funeral dos partidos? Provavelmente sim.
A crise começada em 2008 mostrou o verdadeiro rosto dos partidos; máquinas de poder, geridas por campeões de marketing, cujo trabalho é hoje impor medidas exigidas pelo mundo financeiro.
De verdadeiros políticos, nem a sombra.
Dignidade? Defesa do interesse nacional? Zero.

Para recuperar um mínimo de credibilidade, a actual classe dos políticos deveria ter coragem: a coragem de dizer “não”. Mas não foram treinados para isso. Pelo contrário: existem porque aprenderam a dizer “sim”, em qualquer altura. 

A História, sempre a História

É uma situação delicada, é uma situação que favorece o aparecimento de fenómenos de Direita (ver o caso Finlândia).
Mas Direita porquê? Porque o Centro colapsou, porque a Esquerda não existe (também entrou no jogo de poder, esta é a verdade) e a Direita pode estimular cordas sensíveis no eleitorado: oferece egoísmo e nesta altura é o egoísmo que o eleitor procura.

E não é a previsão dum insignificante blogueiro esta: é uma lição da História.

Ipse dixit.

Foto: Tristan Savatier

2 Replies to “A morte dos partidos ocidentais”

  1. Max, Dez pela perfeita análise histórica:
    "oferece egoísmo e nesta altura é o egoísmo que o eleitor procura"

    Assim se passou antes de todas as guerras.

    Abraços

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: