Gente do Norte

A Liga dos Países Extraordinários, conhecida também como Zona Euro, ganha um novo membro: a Estónia.
Alguns dados.

A Estónia (Eesti Vabariik no idioma dos nativos) fica algures no Norte, perto do Mar Báltico: tem uma superfície que é metade de Portugal e apenas 1,34 milhões de habitantes.

Do ponto de vista económico, o PIB é inferior ao de Trinidad e Tobago e está em queda livre (-6% em 2009, -15% no ano passado), a dívida pública é 7% do PIB, o deficit orçamental é de 1,7% e o País tem problemas com a deflação. O ordenado mínimo não atinge os 300 Euros.

Além do deficit, os outros dados não são grande coisa, de facto.

Mas atenção, pois a Estónia tem alguns trunfos.

Em primeiro lugar, os seus partners comerciais são a Finlandia, a Alemanha, a Suécia, a Rússia.

A seguir, o sector bancário é composto por 4 instituições: Swedbank, SEB Uhispank, Nordea e Sampo pank, todas escandinavas e que controlam o 97% dos depósitos.

E não podemos esquecer que os Estones na realidade são Finlandeses: esta é gente que não brinca. por isso, se alguém pensa num novo membro dos PIGS, bom, acho estar enganado. Aliás, não ficaria surpreendido em ver a Estónia parte da Europa dos ricos no futuro próximo.

Só para ter uma ideia: é na Estónia que nasceu Skype. E as eleições são feitas via internet. Escolas e bibliotecas são todas ligadas on-line (via cabo).
A Estónia conseguiu diminuir o transito nas próprias estradas, deslocando o 50% na rede ferroviária. Que foi recentemente re-nacionalizada.

E, para acabar, a Estónia produz petróleo…

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.