Questão de hábito

O Dólar.
No imaginário colectivo é sinonimo de dinheiro, de muito dinheiro.

Será porque temos os olhos sempre apontados em Wall Street, será porque os EUA são um dos berços do liberalismo económico e financeiro, até será por causa da influência de Hollywood; será porque a moeda de reserva global é, de facto, o Dólar.

Mas as coisas mudam e já há quem avança com uma ideia: substituir o Dólar com uma nova moeda de reserva.
A moeda americana já não é “o porto seguro” por excelência, Estados e empresas são muitos sensíveis perante este assunto: estamos a falar de boa parte da riqueza mundial. Por isso…

A ONU pede para substituir o Dólar como moeda de reserva global

O Dólar deveria ser substituído como moeda de reserva global principal, ao fim de alcançar uma maior estabilidade dos mercados financeiros, pediu um dossier da ONU.

“O Dólar não mostrou ter um valor estável, que é um pré-requisito para uma moeda de reserva estável”, segundo o World Economic and Social Survey de 2010.

O dossier indica que deveria desenvolver-se um novo sistema, que “não deve ser baseado numa moeda única ou numa moeda nacional.”
Em seu lugar, o dossier favorece um aumento da utilização de unidades de conta do FMI, denominadas Direito Especial de Retiro (SRD Inglês) como activos de reserva.

O SDR são baseados numa conjunto de quatro moedas: Dólar, Euro, Yen e Libra Esterlina.
A ponderação de cada um delas teria como base o valor das exportações e o valor das reservas denominadas nas respectivas moedas nas mãos dos outros membros do FMI.

A proposta surge em paralelo com outro dossier no qual o FMI mostrou que o Dólar perdeu força como moeda de reserva global no primeiro trimestre de 2010.
De acordo com o estudo, o Dólar tem conquistado 61,54% das propriedades em reservas mundiais, uma ligeira diminuição da sua participação de 62,14% no período Outubro-Dezembro.

A análise concluiu que a participação do Euro diminuiu ligeiramente, de 27,3%, para 27,193% no final do ano passado.
Por este motivo, os bancos centrais estão a procura de outras moedas com suficiente liquidez nas quais colocar as próprias reservas.

Desta forma, a atribuição de “outras” moedas aumentou 3,5% no primeiro trimestre desde 3,12% no final de 2009, o maior aumento percentual em qualquer categoria.
A sugestão da ONU é a última duma série de propostas que ganharam importância desde a crise financeira no ano passado.

No ano passado, o Prémio Nobel de Economia, Joseph Stiglitz, convidou um grupo nomeado pela Organização das Nações Unidas, pedindo a substituição do Dólar como moeda de reserva global.

As nações em desenvolvimento, com enormes reservas, com a China na liderança, também manifestaram abertamente a favor da criação duma nova moeda de reserva global.

“Temos uma riqueza de 1 bilhão de Dólares”. Wow!
“Temos uma riqueza de 1 bilhão de SDR”. Bah, não é a mesma coisa.
Questão de hábito

Ipse dixit.

Fonte: AméricaEconomia

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.