Nuvens negras

Como vimos no anterior post, dia de ganho para Portugal. Após ter visto o fundo do poço, a economia local subiu outra vez e agora pode esticar-se. O tempestade passou.

Mas passou mesmo?

Quem escreve não é pessimista e não gosta de profetizar desgraças.
Mas nem gosta de beber as declarações triunfantes de alguns operadores como se fossem verdade absoluta.

Muitas vezes a verdade está no meio. No nosso caso a tempestade passou, verdade, mas no céu há ainda nuvens bem negras. E não podemos baixar a guarda.

Dois gráficos:

O primeiro representa o crescimento do riscos dos bancos europeus.

Feio, não é? Calma, falta ainda o segundo. É o risco dos bancos portugueses:
Caso não fosse claro, baixo é bom, alto é mau. Pois.

E agora uma leitura pedagógica. Milano Finanza:

Espanha e Portugal, risco contagio no sector privado

UBS olha com preocupação para o crescente nível de endividamento da famílias, empresas e sobretudo bancos dos dois Países Ibéricos. Embora a situação seja diferente entre os vários Países, o risco de contagio da crise grega é real.

Espanha e Portugal parecem estar em condições melhores da Grécia mas, segundo os analistas da Ubs, a realidade é muito diferente, sobretudo em relação ao sector privado: enquanto a dívida dos Governos destes dois Países é sem dúvida inferior quando comparado ao grego (61% do PIB em Espanha, 85% em Portugal, 125% na Grécia), o banco realçou que “famílias, empresas e instituições bancárias têm um nível de endividamento muito elevado“.

Famílias e empresas viram duplicar as dívidas ao longo da última década (89% e 150% do PIB) e a dívida agregada em Espanha e em Portugal ultrapassa 350% do PIB, acima do grego.

Os analistas da Usb […] realçaram a necessidade de cortar de forma decidida o budget. O aumento do custo da dívida dos Países Ibéricos implicará, segundo Ubs, uma contracção das margens dos bancos e o consequente aumento do custo da liquidez. […] Os custos de reestruturação pode ser muito eleva para os bancos.

O risco que o contagio se difunda é real.

E mais nada.

Ipse dixit.

Fonte imagens: Il Grande Bluff

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.