Acidente do Presidente Polaco: o video

Como prometido, seguimos o caso da morte do Presidente Polaco Kaczynski, do governador do banco central Skrzypek e de outros membros do governo polaco.
No Youtube aparece um vídeo interessante. Filmado poucos minutos após o incidente, é o primeiro testemunho do local, realizado ainda antes da chegada das primeiras equipas de socorro:

As imagens mostram a zona da tragédia, a 1 quilómetro do aeroporto militar de Smolensk, Severni. 
As condições meteorológicas não são boas, sobretudo em termos de visibilidade. Não podemos falar de “denso nevoeiro”, como comunicado pelas agências de estampa, mas lembramos que:
1. estas imagens foram realizadas ao nível do terreno, não em altura.
2. quem conhece o nevoeiro sabe que as condições de visibilidade mudam de maneira repentina, também em lugares muito próximos entre si.
Por isso não é possível avançar com outras considerações.
Aos minutos 0:58, 1:07, 1:13 e 1:16 é possível ouvir o som de armas de fogo. Não são explosões do avião, ainda parcialmente em chamas, mas mesmo tiros pois o som é igual nos quatros eventos 
Muito se especula na internet acerca destes tiros que, em outras condições, seriam muito suspeitos.
Neste caso achamos ser preciso enquadra-los no contexto.
Tal como afirmado, estamos nos arredores dum aeroporto militar, por isso é provável que os primeiros a chegar (após os indivíduos que realizaram o vídeo, obviamente) foram os militares.
E o que estes encontram? Algumas pessoas nos arredores do avião. Agora, vamos ler a tradução duma das poucas frases que é possível ouvir:
Não há nada aqui para recolher
Resumindo: ao chegar, os militares encontram um grupo de pessoas que não parecem muito preocupadas com o socorrer eventuais sobreviventes mas, pelo contrário, estão a procura de algo para levar. E, tratando-se de militares, é lógico o recurso às armas de fogo para intimidar e afastar estes indivíduos. Lembramos a importância das pessoas transportadas pelo avião.

Por tudo isso, não parece que este vídeo possa ajudar na procura das causas do acidente.
Mais interessante, pelo contrário, uma notícia de um leitor polaco de Informazione Scorretta:
um jornalista da rede polaca Polsat gravou o acidente. Foi preso, o material sequestrado e foi libertado, em estado de choque, só após a intervenção do consolado polaco.
A melhor maneira para fazer clareza acerca desta tragédia seria mesmo poder visionar este vídeo, excluindo (ou confirmando?) as hipóteses de explosão ou de erro intencional por parte dos controladores de voo.
Por enquanto, ainda nenhuma palavra definitiva acerca deste triste assunto.
Texto: Massimo De Maria

One Reply to “Acidente do Presidente Polaco: o video”

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.