Deus é transgender (alguém O informe)

Enquanto o Canadá modifica o hino nacional para torna-lo gender-free (sem género), a Igreja Episcopal da diocese de Washington DC (EUA) aprovou uma resolução que prevê o cancelamento dos pronomes masculinos das orações referidas a Deus.

A resolução foi rapidamente aprovada pelos delegados na 123ª convenção da diocese. E há uma delegada da convenção, Linda R. Calkins, que queria ir mais longe, porque Deus, de acordo com o cerebrinho dela, é definitivamente feminino.

A simpática Linda
leu a Génesis, capítulo 17, em que Deus diz a Abraão: “Eu sou El
Shaddai”. Linda afirma que, se isso for verdade, “El Shaddai” significa “Deus com seios”.

Tendo
estudado muita teologia feminista no meu mestrado, escrevi
uma tese sobre a libertação, a liberdade e a não-igualdade na teologia
feminista. E ainda espero que a Igreja Episcopal chegue ao ponto em que todas as pessoas possam pronunciar o nome de “Deus”. Muitas
mulheres com quem falei nos meus quase 20 anos de ministério sentem que não podem fazer parte de nenhuma igreja por causa
da imagem masculina de Deus, que é sistémica e que é sustentada nas nossas liturgias. Muitos estão à espera e precisamos de ouvir Deus no nosso idioma, nas nossas palavras e nos nossos pronomes.

Tudo isso não deve surpreender: a mãe dos estúpidos está sempre grávida. E não apenas nos Estados Unidos.

Um salto e estamos na Inglaterra: a Reverenda Emma Percy, capelão do Trinity College de Oxford e é membro de uma organização religiosa da Igreja Protestante em Londres chamada Watch (Women and the Church, “Mulheres e a Igreja”), composta por mulheres sacerdotes, mulheres bispos e simples fieis: Emma afirma que utilizar uma linguagem masculina para identificar a figura de Deus reforça a ideia de que Deus é um homem e, portanto, sugere implicitamente que os homens sejam mais parecidos com Deus do que as mulheres. É injusto, continua Emma, que as mulheres sejam vistas como menos sagradas e menos capazes para representar Cristo no mundo.

O Reverendo Kate Bottley, vigária da igreja de St. Mary
e St. Martin em Blyth, Nottinghamshire (Reino Unido), já começou a remover todas as referências masculinas a Deus nas orações e
nas liturgias: Deus deve necessariamente ser neutro.

Todas estas pessoas têm algo em comum: não sabem do que falam. Gostam de definir-se como “cristãs” mas ignoram o verdadeiro sentido do termo. Jesus fala de Deus como do Seu Pai, mas sem esquecer que, como bem explicado também na Génesis, Ele é puro espírito: Deus, para quem acredita,  é pai e mãe, porque é plenitude de amor, e apenas homem e mulher juntos são a imagem de Deus.

Seria muito mais sério (e fundamentado) um discurso baseado na igualdade dos géneros nas Igrejas, não apenas na gramática. Por qual razão não pode haver um Papa ou um cardeal mulher? Esta é a verdadeira questão, não os pronomes. Além de que nos idiomas neolatinos temos um problema não indiferente: não há um género neutro. Como vamos definir Deus? “O Coiso/A Coisa”? Para mim tudo bem, agora, aos olhos dum fiel é que já não sei… 

Mas vamos voltar para a Terra, e precisamente no Canadá.

No hino nacional do Canadá há um ponto que assim reza: “em todos os filhos do teu filho”, onde “teus filhos” significa “filhos Dele”. Minha Nossa Senhora Santíssima e Beata, horror sexista! E as filhas? E os filhos gays? Então a frase tem que tornar-se “em todos nós comandamos” onde “nós” é um “nós” genérico.

Mudança aprovada, todos felizes. O que não deixa de ser curioso porque para promover a igualdade de género foi restaurada uma versão do hino do século XIX, que remonta a uma época em que a igualdade do género era alegremente ignorada. Mas atenção, no Canada há dois idiomas oficiais: inglês e francês. Como representar todos os cidadãos daquele País? O que acontece com os cidadãos que falam francês? E as mulheres franco-canadianas? E os gays francófonos?

São coisas importantes, não podemos subestimar ou permitir que assuntos secundários possam nos distrair. A sociedade é injusta, uma elite domina o planeta, há guerras e fome, somos tratados como escravos alienados. Mas reunir esforços para mudar o género das palavras pode resolver boa parte dos problemas. Ou talvez todos, quem sabe?

Apontamentos de Neolíngua Portuguesa

Como lembrado, nos idiomas neolatinos não há o género neutro, coisa que acontece nas línguas germano-saxónicas. Isso é um drama, que cria traumas nas crianças e impede que os jovens possam desenvolver-se segundo as leis da Natureza (que, lembramos, são transgender), empurrando-os para o mundo das drogas, satanismo e rock and roll.

Para ultrapassar o impasse, eis a minha humilde mas genial sugestão.
Aliás: duas sugestões.

1. “U” transgender 

Pegar na vogal “u” e estabelecer que a partir duma determinada altura esta passe a indicar o género neutro, com relativos pronomes.

  • Exemplos práticos: u cãu (“o cão”), u/s casu/s (“a/s casa/s”), U Bibliu (“A Bíblia”), su (“suo”, “sua”), u gay (neste caso “gay”, sendo uma aquisição do idioma inglês, permanece inalterado), etc.
  • Fraseologia: Bou diu minhu senhoru, como está su filhu homossexualu? E u irmãu lesbicu?

2. Elisão assexuante

Eliminar as últimas vogais das palavras e modificar os relativos pronomes. Isso torna os termos desligados dos géneros e repõe o equilíbrio.

  • Exemplos práticos: cã (“o cão”), cas (“a casa”), Bibl (“a Bíblia”), su (“sua, suo”), gay (“o gay”: ver nota anterior), etc.
  • Fraseologia: Bo di minh senhor, como está su filh homossexual? E irm lésbic?

Pessoalmente gosto desta segunda hipótese por uma óbvia razão: nomes como Max, Krowler, EXP ou Chaplin ficariam inalterados. Problemas no caso de Maria ou Nuno (Mari, Nun). Mas não se pode ter tudo.

Ipse dixit.

Fontes: Life Site, La Repubblica, Il Foglio

7 Replies to “Deus é transgender (alguém O informe)”

  1. Isto é o tipo da coisa que me dá raiva! Hoje mesmo eu lia pesquisas sérias sobre o assassinato de Juscelino Kubitschek, ex presidente nacionalista e progressista do Brasil. E também sobre o assassinato de João Goulart, ex presidente nacionalista e reformista do Brasil. Basta um pequeno movimento para alterara ordem estabelecida pelos EUA ( o Chaplin diria os sionistas que de lá exercem seu poder de mando sobre o mundo…e, no fundo, é isso mesmo), e pronto mudança de regime, assassinatos de toda e qualquer pessoa que esteja em condições de alterar minimamente as regras dos podres poderes. E isso em qualquer lugar. Qual o assunto mais importante do mundo? Conhecer de tal forma a realidade histórica da humanidade a ponto de evidenciar planos coletivos de boicote sobre os podres poderes…me parece óbvio para qualquer cabecinha desejante de melhoras para a maioria da humanidade e para si próprio.Uma questão de sobrevivência, se é que ainda podemos falar disso. E estas infelizes ficam discutindo o sexo de deus que elas dizem acreditar!!!! Rsrsrsrsrs…

    1. Maria,
      A intenção é essa mesma, é desviar a atenção de qualquer cabecinha desejante, não confundir com pensante, de melhoras!
      Porque você acha que depois do ano novo começa campeonato de futebol?
      Porque as novelas hoje são mais curtas?
      Porque no intervalo de jornais tem anúncios de remédios?
      A quantidade de idiotas é gigantesca, não há como acabar com a idiotia com tanto estimulo à ela, talvez acabando o mundo e começando de novo mas não há garantias.

    2. "Tudo isso não deve surpreender: a mãe dos estúpidos está sempre grávida."

      ahahaha
      Nünø

  2. 'Bo di minh senhor, como está su filh homossexual? E irm lésbic?' – Existe aqui um toque de Crioulo. LOL
    Recentemente em Portugal também andaram a brincar aos géneros ou melhor á ausência deles.
    Alguns tiveram noção do ridículo e calaram-se, então a coisa acalmou um pouco. Quiçá brevemente voltarão à carga.
    Abraço
    Krowler

  3. Também não me preocupo, deixo esse assunto para os hipócritas defensores da família brasileira: os bispos das igrejas evangélicas neo-pentecostais.

  4. Não me surpreendo com mais nada. A loucura mais furiosa domina o mundo. Isto vindo de um país desenvolvido como o Canadá, parece piada !

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: