Bloquear a recolha de dados em Windows 10

Pequeno instrumento portátil, útil caso a ideia seja limitar os dados extraídos do nosso computador pela Microsoft, é ShutUp.

Que, entre as outras coisas, pode permitir recuperar um pouco de banda, pelo menos aquela parte utilizada para a transmissão dos nossos dados via internet.

Como é sabido, Microsoft recolhe informações e dados sobre o uso dos computadores, afirmando que isso melhora a experiência do usuário e que todas as informações são utilizadas exclusivamente para as pesquisas de marketing. Dado que eu estou a borrifar-me pelo marketing de Microsoft e se quero melhorar a minha experiência como usuário utilizo Linux, eis que surge um programito que permite bloquear a recolha de dados de forma automatizada.

ShutUp é um programa extremamente simples, portátil (não precisa de instalação), grátis, seguro: costumo utiliza-lo na minha versão de Windows 10 há alguns meses e não tenho tido nenhum tipo de problema, nem após a instalação do Update Creative (o último disponível para Windows 10).

Como funciona? Simples.
Em primeiro lugar é necessário abrir a página do site O&O (o produtor) e reparar com desilusão que está toda em inglês. Paciência, continuemos com inalterada confiança.

Olhem para a direita, onde está escrito Download: carreguem e salvem o ficheiro (pode ser no ambiente de trabalho ou em qualquer outro lugar, tanto faz).

Feito? Muito bem. Agora podem fechar o navegador. No lugar onde guardaram o ficheiro encontram o quê? O ficheiro, claro. Este tem o nome de OOSU10: carreguem nele. Nesta altura Windows vai perguntar se queremos que o ficheiro no qual carregámos possa fazer alterações no nosso computador. Claro que queremos, senão descarregámos para quê?

E agora… isso!

Ooohhhhhh…. é o programa, óbvio.
Tudo em inglês? Outra vez???

Claro que sim: o programa não está disponível em português, assim aprendem. Mas não há crise.

Carreguem no botão Actions, em cima e, a seguir, escolham a primeira opção Apply all recommended settings.

O que acontece?

Acontece que surge um aviso, este:

Este é o programa que pergunta se for nossa intenção criar um ponto de restauro. Aconselho escolher a resposta Yes, para criar o dito ponto (nunca se sabe).

E agora? Agora nada, acabou. Podemos fechar o programa e viver mais felizes: a partir de agora a Microsoft receberá um pouco menos das nossas informações e nós teremos poupados uma micrograma de banda. Melhor do que nada, não é?

Só três notas para acabar.

1. O programa tem o nome de ShutUp10 porque funciona com Windows 10, não com as outras versões.

2. No programa é possível seleccionar outras opções, as que têm um pequeno triângulo amarelo ou as que têm um ponto de exclamação vermelho no fim. Escolhendo Apply all recommended settings são implementadas aquelas opções por assim dizer “universais” que não criam nenhum tipo de problema no regular funcionamento do nosso computador.

E as outras? Podem ser activadas manualmente mas podem também comportar alguns riscos. Exemplo banal: a opção para desactivar o Windows Defender está sinalizada com o ponto de exclamação vermelho, sinal de que pode ser perigosa. De facto, se no computador o antivírus for só aquele fornecido pela Microsoft, ao desactivar essa opção ficamos sem antivírus e sem firewall também. O que não é nada simpático.

Como sou curioso, experimentei todas as opções sinalizadas com triângulos amarelos e não houve problemas. Mas isso é no meu computador, naquele do Leitor não sei, estamos entendidos?

3. A última nota é relativa aos updates: de cada vez que houver uma actualização, a Microsoft simpaticamente arrasa boa parte das nossas escolhas e repõe as de default. E isso inclui as escolhas implementadas com ShutUp. O truque? Simples: rodar outra vez ShutUp, efetuando as mesmas escolhas.
Mais nada.

Ipse dixit.

Link: O&O

10 Replies to “Bloquear a recolha de dados em Windows 10”

  1. Caro Max, para ter seu blog no blogspot vc teve que aceitar que o google coloca-se em sua máquina robots, isso faz parte do contrato, isso vale para o gmail e youtube!
    Resumindo, assinaste que aceita que violem sua intimidade informática!
    E isso todos fazem!
    Com relação à crença em ferramentas salvadoras de privacidades, lembro que todo kernel de todos os programas baseados em windows é FECHADO, ou seja, nós não temos a menor idéia do que é o maldito programa, até porque só recebemos o EXECUTÁVEL e não o programa em si (kernel)!
    A maioria dos programas tem mais de 10 mil linhas de programação facil, fácil…
    E cada linha pode estar dando duas ordens simultâneas, basta que haja uma redundância para que isso ocorra!
    Resumindo a bagaceira, não temos a menor idéia do que são programas e tampouco sabemos a real função deles!
    Õbservo que um programa que é aparentemente gráfico, corel draw por exemplo, pode ser um ordenador para dados de guerra e nada podemos fazer, visto que não sabemos o que são seus kernels!

    Isso só mostrei as obviedades sem me aprofundar na questão.

    Mas vamos agora para o lado menos virtual.

    Sei que aí em Portugal já é obrigatório como em toda europa também, a biometria nas identidades.
    E o que é biometria?
    Biometria é qualquer método de coleta e armazenamento de dados biológicos de seres vivos.
    A biometria eletromagnética, que é a coletada por scaners é o sinal eletromagnético que todo ser emite, a biometrização pode ser profunda ou rasa, depende da energia penetrante usada.
    No caso do scaner optico em tese pega só espectro do tamanho dos comprimentos de onda de luz (vermelho ao violeta), mas isso é em tese, pois não sabemos quais as ondas empregadas nas varreduras e podem ser muito mais energéticas, lendo até os ossos!

    A maioria dos animais sobretudo répteis e de sangue frio (eles tem menor resistência elétrica e por isso tem maior voltagem e amperagem) caçam através da biometria.
    O tubarão se utiliza das ampolas de lorenzini para isso, corpusculos à maneira de bobinas eletromagnéticas que detectam as ondas eletromagnéticas de QUALQUER ser biológico em volta, e não há como escapar!
    O ornitorrinco, um monotremado, faz o mesmo, e seu primo équidna também usa seu focinho scaner, ambos são mamíferos com maior quantidade de características repteis, até ovo colocam!
    Se eu, um simples "chato" da internet, tiver os dados biométricos profundos, com as ondas eletromagnéticas de um corpo, posso eliminar esse corpo só emitindo na direção dele o mesmo sinal que ele emite, só que em sentido contrário! Isso é lei de física básica!
    Se um governo entender que somos inconveniente pode emitir em nossos celulares o sinal mortal e cairemos duros, mortos de um "mal súbito".

    O que venho alertando na internet, com tanto estúpido se indignando, é que tudo é feito para o sequestro total do ser humano em todas as esferas e NADA feito pelos governos tem outro objetivo que não esse!
    Existe forma de se proteger, só que o preço é o anonimato real.
    Eu não tenho biometrias e já fui sequestrado até em meu direito de ir e vir, pois não posso fazer passaporte, mas em conpensação só talvez um dos únicos humanos na fossa brasilis que não pode ser achado via radar! E olha que os excrementos tem meus dados térmicos, vide scanners em portas de banco (que são crimes já tipificados, mas na fossa e no resto do mundo, os donos dos bancos são absolutos, e donos de bancos são donos de sinagogas!) que varrem sabe-se lá o que!

    Deixo esse texto "suavemente paranóico" para que os que tiverem paciência e inteligência para ler, entendam que a situação é bem mais macabra que os mais dementes filmes de terror e TODOS estão embarcados nesse triller!

    1. "…todo kernel de todos os programas baseados em windows é FECHADO" … totalmente errado

      kernel é o componente central do sistema operativo da maioria dos computadores,
      ele serve de ponte entre programas e o processamento real de dados feito a nível de hardware.

      Ou seja… só o sistema operativo tem kernel os programas não teem.

      Já agora… ha muitos programas para windows que são de codigo aberto (open source)

    2. Vapera, os gajos das sinagogas já têm o seu lugar reservado nos bunkers a pensar que se vão safar do que aí vem! Scanners, térmicos, biométricos, satélites, discos rígidos, flash disks, optical drives, vai ser tudo desintegrado como manda a Lei da Física e Química! 😀 E tu, estás preparado? 😀

    3. Anònimo de onde vc tirou que o windows é programa? Ele é um mero executável, o programa está bem guardado lá na microsoft.
      De resto agradeço a complementação.
      Os open source eu uso, gosto muito do blender, do gimp, e do inkscape e do BRoffice, mas é terrivel perder o vício dos antigos corel, photoshop e autocad e 3dstudio!
      As patenteações criminosas garantem que até a forma de se mover seja controlada por direito autoral.

  2. A gradual perda da privacidade é apenas uma das vertentes da escravidão atual, cujos escravos estão longe de avaliar suas consequências. Tudo em nome da "segurança" patrocinada pelos defensores da "liberdade e da democracia"…

  3. Sim, já tive que substituir tudo o que tinha em papel pelo chamado cartão de cidadão. O prazo acabava no meu ID ou BIdentidade mas guardei tudo, disse que "perdi", pode vir a ser útil.
    A unica solução é viver fora da rede óbviamente ou usar os métodos antigos de comunicação.

    Obrigatório não é depende da idade.
    Esse questionamento que fez é bem interessante. Acho que não possuem esse poder a não ser que passe por um leitor de dados biométricos. Existem formas de contornar certas coisas, como funcionam na base eletromagnética pode se "enganar" facilmente, na net tem até tutoriais.
    Mas num aeroporto ou outro local vigiado só para "profissionais".
    Sim existe uma recolha de dados, agora aquilo que mencionou embora em teoria seja possível e ligando o conspirómetro *on (sim em teoria é, mas é mais fácil sabotar ou alterar sem tocar os sensores mais vitais de um alvo, exemplo o automóvel e quanto mais recente melhor, nós em princípio não somos obsoletos ou redundantes excepto para os nossos familiares, Amigos etc aqules que gostam de nós e nós deles *off

    Vapera:
    É o seguinte, já vi que algumas coisas que diz têm todo o sentido e coloca a mas o problema é o excesso de agressividade, que não poderá não ser bem aceite.
    Este site é um buffer uma contenção e porquê? Acho que sabe a resposta, existem mais e ainda bem.
    É um pouco "off the grid" felizmente, não sei é se o autor gosta disso? 😉
    Bem agora e como é hábito vou colocar dois links para ver pode concordar ou não mas foram temas aqui já debatidos e aqui pode encontrar algumas respostas(como domina o inglês)
    Aí vai:
    Este:
    https://youtu.be/i_ozE98pw5A

    E este sobre um tema já debatido entre nós:
    https://youtu.be/0H5LCLljJho

    Visões diferentes sobre temas diferentes mas válidas.

    Nuno

    1. Nuno, o primeiro vídeo não vi, no momento que vi um personagem vaidoso, istriônico e com trejeitos eonistas, percebi que NADA do que ele tem a oferecer me interessa (é o que sugiro a todos os que não gostam de minhas argumentações, é tão mais simples do que ficar de fricote alegando que os ofendo), até porque quem usa tatoo tem um que de gado marcado! Alem do que tatuagem é arte dos outros que alegam ser corpos deles, e não é, eles só tem a oferecer corpo, uma espécie de prostituição mecenata podemos dizer.
      Toda essa "qualidade" me aterrorisou!

      Prefiro leitura!
      O outro vídeo não tem sentido eu responder nesse tópico, visto que o assunto é totalmente fora da proposta, mas posso afirmar que nos dez primeiros minutos percebi que se estivesse escrito eu teria absorvido as 3 horas em menos de vinte minutos! Pulei por vários pontos e parei nos 15m.
      Não gosto de vídeos, gosto de leitura, é muito mais rápido e não tenho que aturar trejeitos de "intelectualoides" falando alguma coisa embevecidos com seus predicados alavancados midiaticamente.
      Assim me manterei no assunto do post argumentando sobre suas colocações.
      O windows foi inventado exatamente para quem não gosta de leitura, tanto é que foi "orientado a objetos", e é sabido que quem não gosta de leitura é mais enganável pois imagens tem mais impacto que palavras, são mais impressionáveis!
      O windows emplacou exatamente por isso.
      Tanto é que todos seguem cristo sem nunca terem lido a bíblia, e isso não é muito sábio.
      O mesmo se aplica ao windows, tanto é que foi "pirateado" para todos sem nenhum problema, o que se vendia não era um OS, mas sim um espião cavalo de troia, que as pessoas aceitaram de bom grado só para se livrarem do DOS, um OS com muita dificuldade para quem não gosta de leitura, e hoje falam do 10, ontem falavam do 95 (primeiro com partição diferente dos clusters do DOS), e anteontem era o win 3.1!
      E sempre o windows foi invasivo, sempre foi dedo duiro de nossas ações informáticas, mesmo antes da internet, até porque os caminhos sempre ficaram gravados, bastou a primeira conexão e tudo foi para a microsoft!
      O escrutínio do povo é regra desde sempre, a informação é a base do domínio!
      O que faz o windows ou qualuer outro método de escrutínio é simplesmente entregar aos dominantes o máximo de armas informativas possível.Só isso!
      Ninguém no youtube que pertence a judiaria dominante que são os donos do mundo permitiria que o mané tatuado falasse qualquer coisa se essa ameaçasse ao status quo, eu tinha meu canal, e bastou eu divulgar um único caso de agenda de roubo que fui deletado! Detalhe, não falo em vídeos, não ponho meu semblante, apenas mostrei imagens que sequer mencionavam os ladrões mas que mostravam o que foi roubado e estava sendo apagado pelos interesses escusos das elites, mostrei apenas um invento! E isso foi o suficiente para perder todos os vídeos que tinha feito lá no youtube!
      Se está no youtube é porque interessa ao status quo, apenas isso!
      É difícil usar de filmes de youtube para endossar algo, eles são pueris a lá project camelot e suas "bombasticas" entrevistas!
      Da mesma forma que sempre foi dificil acreditar em windows!

      Outro dia vi um vídeo do dito nibiru no youtube e a coisa foi MUITO BEM FEITA!
      Um "gajo" filmava o sol quase no zenite e deu um zoom, apareceu pequenino do lado direito do sol um outro sol bem pequeno, o cara andou, mudou a posição de camara e SEMPRE o tal sol diminuto estava lá.
      Se eu fosse me basear nesse vídeo o nibiru já chegou!
      Seja lá que tecnologia o cara usou, ele matou a pau!
      Só que só ele conseguiu a proeza apesar de todos poderem filmar, isso me mostrou que o cara estava era propagandeando e "vendendo" seu incrível software de filmagem em tempo real de evento irreal!
      Em resumo, tudo está como está exatamente para que as certezas desmoronem! Isso me lembra um filme do Schwaszeneger que ele era policial e por ter impedido um massacre foi renderizado fazendo o massacre e teve sua pena em um programa de auditório do tipo salve-se quem puder.

    2. Nuno, complementando o assunto vou te descrever um microfone:
      Uma película metálica encostando sem tocar em um imã, esse imã é preso a um solenoide, uma bobina, um fio condutor enrolado em volta de um núcleo vazio ou preenchido e ambas as pontas do fio são os fios que transmitirão o sinal da fala. Como funciona?
      A voz vibra a película, essa altera o campo eletromagnético do imã e esse eletrifica os fios enrolados em bobina, e os fios mandam essa eletrificação para o alvo.
      O que é uma caixa de som?
      De novo é o imã com uma membrana na frente e com a mesma estrutura bobinada atrás, essa recebe o sinal que altera o campo magnético do imã que vibra a película (que no caso é maior e mais macia, não é de metal, seo fosse a energia teria que ser alta amplificada para sensibilizar o metal duro), a diferença é que o imã vibra com a membrana! Só isso.
      É possível usar a caixa de som como microfone? É evidente que sim (da mesma forma que TODO MOTOR elétrico é gerador também se tiver imã permanente, ou seja qualquer aparelho elétrico gera energia eletrica!), só que a sensibilização será em baixa frequencia pois a membrana é maior e mais maleável, sinal grave é gerado.
      Resumindo, sistemas de espionagem de todos são bem antigos, qualquer microfone é também caixa desom e qualquer caixa de som é microfone!
      Outra, a tv é dessa forma: Uma película de prata (hoje é um pouco diferente pois é uma pelicula de cristal líquido ou leds ou plasma, mas na base é a mesma coisa) é sensibilizada por um emissor de eletrons, como a película e toda tramada, a sensibilização se dá em cada favo da trama de forma maior ou menor, e os diferentes sensibilizantes dão a cor, e cada favo é uma cor. Só que da mesma forma que emite, ela recebe e também se sensibiliza, só que é muito baixa a sensibilização, pois não emitimos eletrons em alta tensão, mas se a película for muito sensível, a TV filma o local que está!!
      Eu te pergunto: quem fez a película fez sensivel para filmar as residências ou fez com baixa sensibilidade para manter a privacidade alheia preservada?

      O que venho tentando mostrar aqui é que conhecimento não é adquirido em wikipedia ou youtube, eles só servem para EXEMPLOS e mais nada!
      E mais, mostro que o conhecimento acaba nos mostrando que SEMPRE TUDO ESTEVE DOMINADO!

      Quem te garamnte que seu microfone não grava suas conversas, quem te garante que sua TV não te filma?

      Quer que eu descreva os scanners biométricos?
      Acredite, seu sono vai acabar!
      Sem conhecimentos multidisciplinares não existe jogo.

      Por conta disso talvez minhas intromissões sejam tão "ofensivas" pois a dureza é natural do ensino real, o ensino real nos confronta primeiro com nossas fraquezas e só depois de fortalecidos ele poderá ser transmitido, de outra forma esse ensino vira engano, pois a compartimentação das cátedras são exatamente para desmontar o entendimento epistemológico!
      Quem sabe de fisiologia e não sabe de eletricidade não sabe NADA, quem sabe de geologia mas não sabe de termodinâmica não sabe NADA, e por aí vai!
      Como mostro, a agressividade de minha retórica não é a forma que escrevo é o que mostro!

      A vigilância é bem mais antiga do que pensamos, e mais, a tecnologia que conhecemos esta defasada em mais de SETENTA ANOS!
      Se prepare pois quando começar a REAL GUERRA, a guerra dos judeus e deus contra a humanidade, seremos simplesmente dizimados, só sobrarão os mansos obedientes que aceitam ser um dos 10 mil escravos prometidos por deus para cada judeu!
      Nós estamos no inferno, mas graças a nossa arrogância achamos que estamos ainda bem!
      O rei ficou nu não porque acreditou no alfaiate mas porque acreditou em sua consciência que já não era mais dele!
      Mens sana in corpore sano, o resto é bullshit!

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: