Marwan, o garoto no meio do deserto

A bonita menina ao lado é Hala Gorani, jornalista da CNN International.

Nestes últimos dias, um “tweet” dela tem feito versar rios de lágrimas: este tweet. Que pode ser resumido assim: uma equipa das Nações Unidas tem encontrado no meio do deserto um menino de 4 anos, Marwan, sozinho, perdido, afastado da família.

Vamos ler a notícia como relatada pelo diário O Tempo:

Uma equipe do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados encontrou um menino de 4 anos andando sozinho por um deserto da Jordânia. Segundo as autoridades, a criança se chama Marwan e foi separada da família durante a tentativa de fugir da guerra na Síria.
Segundo um jornalista da rede americana CNN, que acompanhava o grupo da ONU, Marwan carregava apenas uma pequena sacola de plástico, que continha pequenos pedaços de comida e uma garrafinha de água.

Uma história terrível: o pequeno Marwan (já órfão?) abandonado enquanto vagueia no deserto, com apenas pequenos pedaços de comida e uma garrafinha de água. Mas fique descansado o Leitor, pois esta é uma história que acaba bem. Continua O Tempo:

Assim que encontrado, Marwan foi levado para um centro de pesquisas da ONU, na Jordânia, onde foi alimentado e medicado. A mesma equipe do Alto Comissariado já encontrou a família do garoto.

Eis a foto, com o pequeno Marwan, a equipa da ONU e, óbvio, a jornalista:

Ainda bem que estava a ONU nos arredores, ainda bem que a família foi encontrada. E ainda bem que estava aí uma jornalista para relatar a história toda. Mais: uma jornalista com um fotográfo.
Aliás: dois fotógrafos, o segundo um pouco mais distante, que tirou esta imagem:

A criatura na imagem ampliada é o menino perdido no meio do deserto, Marwan.
Pois.

Um membro das Nações Unidas esclareceu ao Guardian:

Deixem-me dizer em primeiro lugar que a criança encontrava-se temporariamente separada. Estava um pouco atrás da sua família. A sua família estava na frente e ele estava apenas a caminhar atrás. Esta é a história. Não era um menor desacompanhado … ele estava literalmente 20 passos atrás.

Assim: nada de milagrosa intervenção da ONU, nada de Alto Comissariado que encontra a família do garoto. Nada, apenas a triste história duma das tantas famílias da Síria que abandonam um País atirado para a guerra; uma guerra escolhida não pelos sírios mas decidida em qualquer escritório da Administração dos Estados Unidos. Que agora enviam jornalistas dispostos a tudo para um lugar ao sol.

Era preciso?   

Fonte: O Tempo, Twitter, The Guardian

6 Replies to “Marwan, o garoto no meio do deserto”

  1. Grande achado Max
    Isto sintetiza bem os meio de comunicação hoje em dia disponíveis, mentiras, desinformação etc…vale tudo.
    Nuno

  2. Olá Max: claro que era preciso. O espetáculo sempre é preciso. Ele alimenta a fome de emoções "fortes" do populacho, ele faz "valer a pena" existir "jornalistas, fotógrafos, e imprensa". Abraços

  3. O que vale é que já estou habituado a estas aldrabices da comunicação social.
    Aliás, quando vejo noticias na TV, o meu passatempo favorito é tentar descobrir onde está a mentira ou as mentiras em cada uma delas.
    Os resultados desportivos, esses aceito-os como válidos. Já relativamente ao Tempo sempre desconfio.

    Krowler

  4. Que alívio!!! Pensei que eles tinha achado por foto de satélite um minúsculo ponto no deserto e ao analisar velozmente(óbvio)identificaram um puto com uma sacola de comida e água – só e desamparado – e voaram com a velocidade do pensamento até lá para faze-lo reencontrar-se com a família angustiada pela separação… hahahaha.

    Eis o milagre da montagem de teatro para manipular emocional de quem chora ao ver criança sofrendo…!
    Mas como o Anónimo escreveu, sempre devemos procurar as razões por trás de uma apresentação com falhas na coerencia.

  5. Querem sabêr o que é uma ONG?! Perguntem à Russia, mas a maneira mais facil de descrever é um "Cavalo de Troia"… 🙂
    Estas coisas são corriqueiras, falsidades, desimformação (util), aliás quando o alto comissário é o Guterres, quem não se lembra desse HIPOCRITA; CRETINO; MENTIROSOS; Vende PATRIAS… ?!
    Gajos deste calibre, sem caracter, vende Patrias é que acabam nestas "ORGANIZAÇÔES" abaixo do Clube dos 300, ou dos Bildeberg… O pior é que o mundo é cego, e basta vêr uma cruz, que se esquece que a CARIDADE MATA!
    Não dá nada que não cobre em triplicado!… 🙂
    E estes gajos da ONU, uma criação dos YANKEES/SIONISTAS/BANKSTERS, não fazem nada que não diga respeito à mão que lhes dá de comêr e os fez nascer… Desenganem-se, não foram as NAÇÔES UNIDAS, foram os MAFIOSOS UNIDOS que é bem distinto…

  6. Vivemos a pior das eras que envolvem meios de comunicação. A das informações que carregam meias verdades, mais destruidoras dos que as próprias inverdades, pois se revestem da manipulação e de ideologias à serviço do controle das massas populares que ficam expostas e suscetiveis, pois não estão habilitadas para identificarem tal condição.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: