Os Estados Unidos e a África

O quê? Outro artigo acerca da África? É para chorar acerca dos pobres da Nigéria, dos desgraçados do Darfur ou quê? E fala-se de Estados Unidos também? Olha só que originalidade…

Calma Leitor, calma: a realidade é um pouco mais complexa.
O facto é que na África, tal como no Médio Oriente, há uma guerra em curso. Muitas vezes é uma guerra silenciosa mas nem por isso menos importante. Enquanto os media vendem a Síria nas primeiras páginas, pouco ou até mesmo nada é dito acerca da operações que são desenvolvidas no vizinho continente.

Curioso: há mais mortos na África do que na Síria; há mais forças em campo; há as duas maiores potências mundiais (EUA e China) directamente empenhadas; há biliões de Dólares gastos; há recursos naturais em jogo; mas é só o silêncio, pois todas as atenções são canalizadas para a Síria. Isso significa algo.

Embora assuma a forma duma coordenação de segurança com o pretexto de “combater o terrorismo”, na realidade a penetração americana na África vai muito além disso: é uma estratégia imperial que visa controlar os recursos naturais e as áreas geo-estratégicamente importantes.

No passado 14 de Outubro, o simpático Barack Obama (o Prémio Nobel da Paz, caso o Leitor tivesse esquecido) afirmava:

Autorizei a implantação de um pequeno número de forças americanas na África Central, para prestar assistência às forças regionais que visam eliminar Joseph Kony do campo de batalha […] Acredito que a implantação dessas forças armadas para reforçar a segurança nacional dos EUA Americana garante os nossos interesses estratégicos e apoia a nossa política externa.

Era este o envio de 100 soldados norte-americanos em Uganda, uma decisão que faz parte do plano anunciado em 2009 e que tem como objetivo “desarmar” a milícia do Exército do Senhor (LRA, Lord’s Resistence Army), pelo menos oficialmente.

Para justificar este polémico envio e reiterar a firme intenção de não arrastar o País em novas missões (os EUA já estão atolados no “cemitério dos impérios”, o Afeganistão, e também no Iraque a situação é pouco risonha), Obama afirmava fazer isso apenas para:

apoiar as forças regionais que combatem Joseph Kony e outros importantes líderes rebeldes do LRA envolvidos em assassinatos, estupros e apreensões de milhares de pessoas em África.

Comovente, sem dúvida. E mais:

As forças americanas, apesar de ser unidades de combate, estarão limitadas ao fornecimento de informação, aconselhamento e assistência às forças dos Países em causa, sem tomar parte na luta contra o LRA, a menos que seja absolutamente necessário ou por razões auto-defesa.

Bastante claro. Mas não é tudo: o governo de Washington também planeia enviar forças de combate nos próximos meses para o sul do Sudão, na Republica Central Africana e na República Democrática do Congo, com o “consentimento prévio dos Países de acolhimento em questão” (como se esses Países fossem capazes de tomar decisões soberanas e democráticas, recusando a “oferta” norte-americana).

Enquanto isso, o Conselho de Segurança das Nações Unidas, com a Resolução 2016, marcou o fim da operação Unified Protector, definida pelo Secretário Geral da NATO Anders Fogh Rasmussen como o “histórico mandato das Nações Unidas para proteger o povo líbio” e uma “das mais bem sucedidas na história da Aliança Atlântica”. Teria sido lícito esperar um período de calma, por isso a imprensa americana definiu a atitude de Obama como “muito estranha” ou até mesmo “desconcertante”.

Na verdade não há nada de “estranho”:  há uma corrida entre os Americanos e os Chineses, com os primeiros decidido a esmagar a concorrência de Pequim no Continente Negro. E se analisarmos os métodos da política externa americana desde 1945, então não encontramos nada de “desconcertante”.
O caso do Vietname, por exemplo: quando a prioridade foi conter a influência chinesa e “proteger” a Indonésia, que o presidente Nixon tinha definido como “a mais rica reserva de recursos naturais na região”, o Vietname pagou com três milhões de mortes, a destruição e a poluição do seu território para garantir que os EUA materializassem os próprios objectivos estratégicos.

A invasão americana de outros Países não foi excepção a esta regra, a única diferença é que agora são utilizados novos termos como “auto-defesa” ou “intervenção humanitária”, mas a táctica é a mesma utilizada desde o final da Segunda Guerra Mundial: é este o fio vermelho que liga os rios de sangue da América Latina, a guerra infinita no Afeganistão, a destruição do Iraque e a venda da Líbia às multinacionais do petróleo.

Obama diz que “a missão humanitária das nossas forças” é apoiar o governo do Uganda para derrotar as forças do LRA que “massacram, estupram e sequestram dezenas de milhares de homens, mulheres e crianças na República Central Africana”. Sem dúvida, mas estas atrocidades cometidas pelo LRA não são menos ferozes daqueles cometidas pelos Estados Unidos. A única diferença é que estas últimas não encontram tamanho eco nos media ocidentais: alguém lembra do banho de sangue após o assassinato de Patrice Lumumba, orquestrado pela CIA? O do golpe que levou ao poder o tirano Mobutu Sese Seko?

A hipocrisia do presidente dos EUA, no entanto, toca novos picos quando insiste em querer convencer que “a implantação das Forças Armadas dos Estados Unidos fortalece a segurança nacional e a política externa americana, e será um grande contributo para lutar contra o LRA”. O simpático Obama esquece de acrescentar que o LRA existe e opera desde 1987 com uma mobilização de 2 milhões de combatentes, entre os quais 60.000-100.000 soldados-crianças; 25 anos de vergonha sem que os Estados Unidos mexessem um dedo. Os Estados Unidos intervêm agora, quando as forças de Kony não superam as 400 unidades; e, segundo o presidente americano, é agora que Kony representa uma ameaça que não deixa sossegados os Estados Unidos. Curioso.

O facto é que a África, até a invasão da Líbia, tinha sido um “sucesso” para a China: onde os Americanos semeiam destruição e implementam bases militares, os Chineses constroem barragens, pontes e infra-estruturas. Atenção: em ambos os casos estamos perante um neo-colonialismo que tem os mesmos objectivos: pensar nos Chineses como “melhores” do que os Americanos seria profundamente ingénuo: só que as técnicas são diferentes e isso não pode ser negado.

É com estas técnicas que o China tornou a Líbia uma das suas maiores fontes de fornecimento de petróleo na China. Numa altura em que a NATO decidiu iniciar as operações militares na Líbia sob a bandeira da “intervenção humanitária”, a China foi forçada a evacuar mais de 30.000 trabalhadores, engenheiros e especialistas; cujos lugares serão agora tomados por aqueles que controlam a riqueza e os recursos e que irão dividir o bolo do “saque programado” definido como  “reconstrução”. As operações da Nato ou dos Estados Unidos devem ser lidas nesta óptica: o estrangulamento das tentativas de penetração africana por parte do “dragão” chinês.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos continua a procurar um País que possa acolher a sede do AfriCom (United States Africa Command), até agora sediado na cidade alemã de Stuttgart.
Embora os EUA aleguem que o AfriCom seja uma criação que se enquadra no âmbito dos esforços dos EUA para “trazer a paz e a segurança para os povos da África e promover os nossos objetivos comuns relacionados com o desenvolvimento, a saúde, a educação, a democracia e o crescimento económico” (nas palavras do Bush filho), os alvos reais que se escondem atrás da linguagem diplomática norte-americana, do “papel messiânico” da propagação da democracia e do pretexto das razões de segurança (terrorismo, pirataria, etc.), são na realidade a proteção dos muitos interesses geo-estratégicos do império:

  • a importações de petróleo (Líbia, por exemplo)
  • o controle das fontes de energia (Nigéria)
  • o controle das passagens marítimas de importância estratégica (Somália e Sudão)
  • a oposição a qualquer poder internacional que possa aspirar a competir com Washington (China).

Não admira, portanto, que a Africom goze dum orçamento que passou de 50 milhões de Dólares em 2007 para 57,5 em 2008 para atingir 310 milhões em 2009.

Um neo-colonialismo que sob a camada de protecção esconde o surgimento de novas guerras.

Ipse dixit.

Fontes: Medarab News, Michael T. Klare: Resource Wars: The New Landscape of Global Conflict (ISBN: 9780805055764)

3 Replies to “Os Estados Unidos e a África”

  1. Os americanos encaram os terroristas de frente: olhos nos óleos. ( do livro Desaforismos de Georges Najjar Jr )

  2. Max,
    Ainda vou aprender italiano para seguir as tuas fontes 😉

    Este artigo lembrou-me a economia de recursos e o projecto do Jacques Fresno.

    Tudo gira à volta dos recursos… e continuamos nas mesmas rivalidades e invasões de sempre… cada vez com mais recursos bélicos e cada vez mais hipócritas quanto aos verdadeiros objectivos do que se faz… e cada vez menos hesitantes em fazer o que for preciso para obterem o que se quer.

    Realmente ter recursos economicamente relevantes é cada vez mais muito perigoso para a sobrevivência de um país…

    Abraço
    Rita M.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: