O funeral do €uro? Calma, ainda falta um bocado…

Diz Paul Krugman no blog dele:

Alguns entre nós falou disso e é assim que pensamos acerca de como vai acabar este jogo:

1. Saída da Grécia do Euro, provavelmente no próximo mês.

2. Retiradas maciças de dinheiro dos bancos espanhóis e italianos, porque os depositantes tentarão movimentar o próprio dinheiro em direcção da Alemanha.

3a. Talvez, apenas como possibilidade, o controles de facto, para proibir que os bancos possam transferir os depósitos fora do País e limites para os levantamentos em dinheiro.

3b. Alternativamente, ou talvez em conjunto, pedido de enormes crédito ao BCE para evitar que os bancos entrem em colapso.

A Alemanha pode escolher:

  1. Aceitar a persistência das enormes dívidas públicas da Itália e Espanha, bem como uma revisão drástica da estratégia, essencialmente para dar a Espanha, em particular, uma esperança de manter as taxas de juros baixas para garantir a contenção da sua dívida e uma meta de inflação maior na área do Euro para garantir que os preços possam realinhar-se.
  2. Fim do Euro.
E estamos a falar de meses, não de anos, para ver o fim deste jogo.

Faz sentido. Faz.
É este o futuro imediato? Pode ser, mas não acho.

Que fique claro: o destino de Euro já está marcado, no máximo pode ser adiada a data final. Só que assim é demasiado simples. Krugman esquece (ou melhor: finge esquecer) que o Euro é muito mais de que um projecto monetário ou económico, é também e sobretudo um projecto político. É a outra face do projecto chamado Dólar.

É verdade que na fase final duma expansão monetária não há maneira de evitar o colapso e o choque posterior; podemos adiar, como afirmado e tal como aconteceu nos últimos anos, mas não evitar.
Mas com a queda do Euro entra em crise também a União Europeia e isso não vai acontecer de forma tão básica: hã forças que tentarão tudo e mais alguma coisa para evitar que isso possa acontecer, inclusive a opção militar.

Não é simples, pois na Europa não somos acostumados às medidas autoritárias que costumam ser tranquilamente aplicadas pelos Estados Unidos (dentro e fora dos próprios confins): mas se a Eurogendfor foi criada, alguma utilidade terá que ter cedo ou tarde.

(Inclusive: encontrei um artigo segundo o qual a “superpolícia” europeia já estaria na Grécia, mas nada de confirmações, por isso fica apenas a dúvida.) 

Não estamos a lidar só com um grupo de economistas loucos que moram em Bruxelas: é mais do que isso, pois a economia é o instrumento, não o fim. 

O que Krugman faz é continuar a atitude de “terrorismo” geopolítico na esperança de poder acelerar a queda do Euro, pois sabe que nesta altura até um “empurrãozinho” pode ter sérias consequências. Há anos que observamos estes “empurrãozinhos” anglo-saxónicos, que cedo ou tarde serão bem conseguidos.
Na altura, o Dólar terá um pouco de oxigénio, necessário em vista do conflito com o bloco russo e, sobretudo, asiático. 

O Euro, por seu lado, nasceu com o DNA estragado (ignorou-se a Área monetária óptima, por exemplo, na convicção de poder sucessivamente optimizar todos os Países da Zona NEuro) e o destino está marcado.

Tony Thirlwall, um dos mais conceituados economistas keynesianos, no livro The Folly of the Euro (“A folia do Euro”, 1998, pág. 5. É favor reparar na data…):

Podemos todos nos unir por trás da bandeira do desejo de paz e da cooperação na Europa […] mas mesmo que a união política fosse uma meta desejável, o euro seria uma estrada cheia de perigos e com igual probabilidade poderia levar à desintegração da integração económica e política. O “pensamento positivo” dos políticos muitas vezes têm o péssimo hábito de afastar o senso comum.

Mas as Mentes Pensantes de Bruxelas não vão abandonar os jogos tão facilmente e Krugman precisará de outros empurrãozinhos.
Não muitos, mas ainda alguns… 

Ipse dixit. 

Fontes: Paul Krugman, Wikipedia, Goofynomics (contém link para a versão inglesa em Pdf do livro de T. Thirlwall)
Imagem: Patrick Blower

9 Replies to “O funeral do €uro? Calma, ainda falta um bocado…”

  1. Assim é melhor… Apanha a MANADA desprevenida… Lá para a 1ª metade de 2013 a merda vai bater na ventoinha e depois… É agarrar na prancha de surfe e esperar pela onda gigante! Que comparada à de 2008, esta, é ligeira ondulação!

    Estes 2 biliões de dólares foram uma racha pequena que mostra a treta da contabilidade oficial! Quando a contabilidade paralela (na off-shore da CoL) rebentar não há para onde fugir… ihihih

  2. Aqui está um pequeno video que o Voz ( se ainda não viu) vai apreciar. Nigel Farage no seu melhor.

    Divirtam-se:

    Krowler

  3. É… o que está acontecendo? Dollar subindo muito… Euro sobe e desce, mas tendendo à subir… Real brasileiro caindo…. em 2 semanas o EURO era 2,45 reais.. agora é 2,67… o que acontece???

    Vai continuar? Vai despencar? Preciso transferir meu dinheiro do brasil pra cá! 🙂

    [ ]s

  4. Olá Krowler… Já vi esse e muito outros desse bacano… Adoro é ver as expressões dos mafiosos quando os chamam pelos nomes devidos!

    @Ricardo: O EURO sobe e desce, mas tendendo a subir? Ó Ricardo diz-me lá para que Dimensão é que foste!?!

  5. Max, gostaria de ver você explorar, se possível, a obra Republica, de Platão.

    Platão escreveu a Republica e é nessa armadilha que hoje vivemos.

    É suposto o socialismo ser um movimento dos povos contra o poder capitalista, mas como explica um documentário já um bocado antigo chamado "the capitalist conspiracy" quando vamos tentar perceber quem são os capitalistas, descobrimos que são socialistas ricos, e que enriqueceram sempre com a mentira ideológica com que atraiçoam o povo.

    De facto controlam totalmente a retórica nos seus meios de indoctrinação, pela repetição conseguiram convencer a maioria da população que estão em oposição uns aos outros, mas na realidade a retórica é a própria guerra contra a população.

    Obrigado.

  6. Olá Anónimo!

    "gostaria de ver você explorar, se possível, a obra Republica, de Platão."

    Tudo é possível, é só pedir.
    Neste mesmo canal, nos próximos dias.

    Abraço!!!

  7. O Euro em relação ao dollar começou o ano baixo e ficou estável num valor bom… agora que tá caindo… bem recentemente…

    Porém, em relação ao Real… cresce mais do que o dolar até… qual o sentido disso? Aí comprar Euro não dá!!!

    AHHH!!!

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: