A nuvem sobre os bancos

Actualização acerca do caso Goldman Sachs.

Algo acontece e pode ser que as coisas (não todas, claro…) mudem. Uma nuvem parece levantar-se sobre os bancos dos Estados Unidos.

O que segue é o extracto dum artigo publicado ontem em Icebergfinanza:

A notícia chega da América e mexe de maneira decidida a situação. O caso Goldman Sachs não é só acerca da Goldman Sachs mas vai bem além. De facto, parece abranger outros colossos

JP Morgan, Merrill Lynch (hoje Bank of America), Citigroup, Deutsche Bank e Ubs são os mais conhecidos. Por isso o editorial do New York Times, segundo o qual “este é só o começo duma acção do governo contra Wall Street” porque “Goldman Sachs não foi o único banco que vendeu produtos daquele tipo”.

De facto, tal como Goldman Sachs, estes bancos poderiam ser acusados de ter entregue os próprios clientes a hedge funds que dum lado criavam produtos financeiros e doutro apostavam no fracasso destes. Estas eram e são as pérfidas regras do jogo, o da finança, manipulado por quem construiu úteis a partir do nada e destruiu valores dos investidores.
Assim, o que poderia ter sido um simples vulcão em erupção, como na Islândia, pode transformar-se num terramoto com consequências não pequenas.
Todos os senadores, a comissão finança e até Obama, todos estão a mexer-se. Desta vez existem as condições para uma mudança e a introdução de regras.

E as coisas estão em marcha não só nos EUA. Também a Alemanha e o Reino Unido consideram acções contra os bancos.

Vamos seguir os desenvolvimentos.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.