O verdadeiro inimigo?

Surpreendentemente, a Alemanha cancelou a aquisição de [wiki title=”Lockheed Martin F-35 Lightning II”]F-35[/wiki], o caro e defeituoso avião da americana Lockheed que os Estados Unidos tentam impingir a todos os aliados. Tremendo de raiva, Zero Hedge (que será simpático mas sempre americano é) fala de “enormes consequências geopolíticas”, algo que irá agravar as relações já tensas entre Washington e Berlim:

Não sei se a Alemanha entende o que está a fazer, parece totalmente inconsciente de toda uma série de problemas que está a criar para todos, afinal de contas.

Epá, só pelo facto de não comprar um avião que nasceu mal e voa pior? Não, há algo mais. Na verdade explica Zero Hedge:

  1. com o apoio da União Europeia, a simpática Angela Merkel “está a tentar contornar as sanções dos EUA contra o Irão, que são tão importantes para Trump”, criando um sistema alternativo ao [wiki]SWIFT[/wiki].
  2. apesar das ameaças cada vez mais fortes dos EUA, o gasoduto [wiki]Nord Stream[/wiki] continua a desenvolver-se em cooperação com a [wiki]Gazprom[/wiki], que trará 70% das vendas de gás da Rússia para a Europa: deve ser concluído no decorrer do ano.

E depois, claro está, a questão dos aviões: porque “apenas o F-35 é compatível com a dissuasão nuclear táctica dos EUA” e a aeronave alemã “deve ser capaz de transportar e lançar armas nucleares dos EUA de acordo com as obrigações da Alemanha para com a Nato”:

Novas aeronaves como o Eurofighter devem ser certificados por Washington: por que razão, considerando que considera o Eurofighter obsoleto? Então a Alemanha não estará sob o escudo da Nato.

Provavelmente é mesmo isso que Berlim não quer: estar “sob o escudo nuclear” que os americanos estão a preparar no território alemão e europeu, agora que os EUA repudiaram os [wiki title=”Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário” base=”PT”]Tratados INF[/wiki] (o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, que previa a eliminação dos mísseis balísticos e de cruzeiro, nucleares ou convencionais, cujo alcance estivesse entre 500 e 5500 km e que permitia a qualquer das partes inspeccionar as instalações militares da outra) e, portanto, querem preencher o Velho Continente de mísseis atómicos. Mísseis de novo tipo, forçando os “aliados” da Nato a carregar as novas atómicas nos nossos bombardeiros.

Os EUA, de facto, começaram a produzir bombas atómicas de “baixo potencial”, uma modificação do [wiki title=”W76″]W76-2[/wiki] (a cabeça dos mísseis [wiki title=”Trident (míssil)”]Trident[/wiki]) reduzida em 95% da sua potência: de 100 kilotons para 5, isto é, um terço da bomba de Hiroshima. Uma maneira de “banalizar” a arma nuclear e criar uma área cinzenta na distinção entre arma “nuclear” e arma “convencional”. Segundo Washington, o W76-2 servirá para combater a ideia do inimigo (os russos) segundo a qual os Estados Unidos hesitariam em usar o seu arsenal nuclear pois as suas bombas nucleares são poderosas, com centenas de kilotons: grandes demais para ser usado sem provocar um grande número de vítimas civis.

Ao repudiar o Tratado INF, os EUA tencionam fazer regressar à Europa as ogivas nucleares de médio alcance (as tais de 500 a 5500 km) que anteriormente eram proibidas. É claro que o governo alemão tenta de todas as maneiras de evitar voltar a ser o grande palco da III Guerra Mundial, como nos dias da Guerra Fria. Abandonar os F-35 é uma decisão séria e pesada, certamente pensada: e se Trump, em retaliação, colocasse taxas aduaneiras sobre os produtos da Alemanha? BMW, Mercedes, por exemplo? O risco de um rearmamento deve ter sido considerado pior. E há uma frente em Berlim (e não só aí) que continua a ver a Rússia não como inimigo mas como o “sócio” natural da União Europeia.

Objectivo: Rússia ou China?

Ideia: e se o verdadeiro objectivo de Washington não fosse a Rússia mas a China?

Donald Trump considera [wiki]Xi Jinping[/wiki] muito mais perigoso (especialmente a longo prazo) de Vladimir Putin, do qual afinal é amigo. Forçado a levar em conta os permanentes instintos anti-russos do Pentágono e de grande parte do mundo político dos EUA, ao mesmo tempo não perde de vista o espectacular crescimento das capacidades militares da China.

E aqui reside o principal problema. Os americanos têm uma longa experiência no relacionamento com os russos: desde o tempo da extinta União Soviética, sempre conseguiram chegar a um acordo, porque a base é uma “mentalidade imperial” comum que permite que ambos, por assim dizer, consigam assumir o papel do adversário e entender os movimentos deles.

Com a República Popular a situação é diferente. Mesmo nos heróicos dias de Mao Zedong, a China era um grande mistério. E este mistério não desapareceu depois das aberturas de Deng Xiaoping e a transformação do imenso País numa espécie de híbrido social-capitalista na gestão política e económica. Ninguém alguma vez conseguiu explicar completamente o mistério que está enraizado na mentalidade particular dos chineses e na sua longa história. Vale a pena lembrar que a China é talvez o País mais impermeável nas operações de inteligência: eles conseguem espiar, muito e bem, mas concedem pouco aos sistemas de espionagem estrangeiros.

Entretanto, e em poucas décadas, a República Popular da China substituiu as antigas forças armadas super-ideologizadas por um aparato militar projectado especificamente para o futuro, com a intenção de amplificar a sua influência no exterior. Em vez do [wiki title=”O Livro Vermelho”]Livro Vermelho[/wiki] que os soldados levantavam aos tempos [wiki]Lin Biao[/wiki], são agora os mísseis de última geração a subir de importância, numa militarização do Mar da China Meridional que Pequim considera “a sua coisa”. E tudo isso sem deslocar um só soldado fora das fronteiras.

Os americanos entendem amplamente a estratégia de Putin, pois falam a mesma língua: mas o mesmo não pode ser dito no caso de Xi Jinping. Para dar apenas um exemplo, ainda não está claro qual é o verdadeiro papel da China na Coreia do Norte e quais são as reais margens de independência de [wiki title=”Kim Jong-un”]Kim Jong-Un[/wiki].

Em conclusão, falar sobre “nova Guerra Fria” pode ser enganador. Os chineses são muito diferentes tanto dos russos quanto dos antigos soviéticos e a actual Administração dos EUA (que já por si não é formada por raposas) está a tentar entender o que fazer, recorrendo entretanto a medidas pesadas como a roptura do Tratado INF. No fundo está a vontade de desacelerar e, talvez, bloquear o processo de crescimento económico e financeiro da China; o que, ao mesmo tempo, também permitiria interromper a expansão militar. A dúvida, no entanto, é que esta seja apenas uma ilusão piedosa: tarde demais.

 

Ipse dixit.

Fontes: Zero Hedge, Defense News, Bloomberg, RT News, Remocontro

3 Replies to “O verdadeiro inimigo?”

  1. Os americanos entram na ‘nossa casa’, com uma M-16 em punho, óculos escuros e um charuto no canto da boca.
    Dão um pontapé na porta, e entram por ali dentro aos tiros. Matam metade dos ocupantes e obrigam os outros a serem aliados à força. São uns labregos sem classe, que só conhecem a lei da bala.
    Já os chineses têm um estilo diferente: Primeiro vendem-nos o recheio da casa e por fim compram a casa toda. São mais inteligentes, refinados e ardilosos.
    Não gosto dos primeiros e não confio nos segundos.
    A única guerra que os EUA podem travar com a China é a guerra económica, mas essa já está perdida. Os chineses já têm uma clara vantagem

    Krowler

  2. Se os EUA não entendem a China, os russos, chineses e iranianos se entendem muito bem. E o entendimento progride com Índia, Alemanha e talvez Turquia. Pobre América do Sul e Central, que vai aos poucos, “por aproximações sucessivas” como diria o General Mourão, (sucessor de B. e igualmente admirador confesso do torturador master Brilhante Ustra) adonando-se definitivamente do seu quintal, na medida em que ruge cambaleante e moribundo frente às perdas no continente eurasiano, no Oriente Médio e na África. Nós só respiraremos com o desmonte definitivo da era imperial norte americana e sionista. Pior que eu não mais estarei no planeta para assistir a descoberta do Brasil pelo povo brasileiro. E vai ser fascinante porque todo mundo já descobriu o Brasil: portugueses, ingleses, franceses, holandeses, italianos, japoneses, alemães, libaneses, poloneses, norte americanos. Sucessivamente portugueses, ingleses e norte americanos mandaram e mandam no país. Quando será que o povo brasileiro vai achar que pode mandar no Brasil?

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: