Save the Link: a Directiva foi chumbada

O Parlamento Europeu chumbou a Directiva para regulamentar a actividade internet em matéria de direitos autorais, a “Directiva do Parlamento Europeu e do Conselho relativa aos direitos de autor no mercado único digital”. O texto terá que ser revisto e votado na próxima sessão plenária do Parlamento em Setembro.

O português Diário de Notícias titula: “Eurodeputados rejeitam diretiva que quer taxar Google e Facebook”, deixando entender que com esta decisão os donos bilionários dos dois colossos informáticos continuarão a ganhar dinheiro. É uma maneira desonesta de apresentar aquela que é uma vitória de quem frequenta internet e preza um mínimo de liberdade de expressão.

Sim, é verdade: Google e Facebook vão continuar a ganhar tal como antes. Mas o que o Diário de Notícias não diz é que Google e Facebook poderiam ter pago as taxas previstas pela Directiva, enquanto a maioria dos médios e pequenos utilizadores não teriam conseguido. O que o Diário de Notícias não diz é que as taxas sobre Google e Facebook eram apenas o chamariz por uma Directiva cujo objectivo era silenciar uma boa parte de internet. O que o Diário de Notícias não diz é que nunca foi pensada uma Directiva para atingir apenas os ganhos estratosféricos dos colossos da internet sem prejudicar a liberdade de expressão.

A pressão dos cidadãos, o movimento de lobby efectuado pelos utilizadores de internet, deu frutos. Para todos os Leitores que aderiram ao apelo lançado com o artigo Save the Link: participe e partilhe! uma grande “obrigado!”.

 

Ipse dixit.

Fonte: Diário de Notícias

One Reply to “Save the Link: a Directiva foi chumbada”

  1. Excelente notícia.
    Mas não podemos baixar a guarda porque aquela gente não desistira facilmente dos seus objectivos de censura.

Obrigado por participar na discussão!

%d bloggers like this: