O desespero

Adrian Sobaru, um electricista da televisão estatal romena, subiu ao topo duma varanda do Parlamento romeno, em Bucareste, durante uma sessão que acerca do voto de confiança para o primeiro-ministro Emil Boc.

Pai de dois filhos, protestou contra a situação económica e os cortes implementados pelo Governo.
Sobaru usava uma camisa com inscrições como “vocês mataram o futuro dos nossos filhos, fomos vendidos”. Acabou por cair no chão duma altura de aproximadamente sete metros.

O homem, com cerca de 40 anos, está em estado muito grave com ferimentos na cabeça e no resto do corpo, disse a agência romena Agerpres, embora os médicos não temam pela vida dele.
 
A televisão TVR, para a qual trabalhava o electricista, disse que a acção foi devida a “razões pessoais” relacionadas uma doença na família e ao desemprego.

Disse o senador Emiliano Francu, que aproximou-se do lugar da queda:

Ele gritava” liberdade “e” você tem o pão dos meus filhos.”. Então, saltou no vazio” 

A sessão parlamentar, interrompida durante uma hora após o incidente, foi reiniciada com a ausência dos grupos da oposição, que mostraram-se “muitos chocados” para continuar.

O primeiro ministro Boc lamentou o “evento trágico” e disse que “compreende as dificuldades enfrentadas por muitos Romenos durante este período de crise”.
A moção de censura contra ele foi rejeitada.
 
A situação económica da Roménia é catastrófica: no Verão passado, o governo cortou os salários dos funcionários públicos em 25% e de 15% as reformas por causa das pressões do Fundo Monetário Internacional, União Europeia e Banco Mundial, que haviam prometido em 2009 um empréstimo de 20.000 milhões de euros.

Fonte: El País
Tradução: Informação Incorrecta
Fotografia: El País

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.