Site icon

Contra a Covid: Daily Pass

O distrito escolar de Los Angeles (Los Angeles Unified School District, LAUSD) está a lançar uma aplicação de monitorização Covid desenvolvida pela Microsoft e destinadas aos estudantes: a app permite agendar e visualizar os resultados dos testes Covid, publicar os resultados dos testes Covid também fora da instituição e agendar imunizações.

De acordo com o vídeo promocional “a verdadeira magia é no teu controle sanitário diário”, no qual os estudantes respondem a um questionário sobre o facto de ter sintomas; após o questionário, o aplicativo Daily Pass emitirá um código QR que será utilizado por um membro do pessoal escolar para identificar, medir e gravar a temperatura do aluno.

De notar que todos os dados serão comunicados às autoridades sanitárias, de acordo com o Los Angeles Times. Como escreve o diário:

O software associado ao aplicativo já está a ser utilizado para programar e monitorizar os testes e as vacinações conduzidas no distrito que lançou um esforço piloto de vacinação na semana passada.

No anúncio de Segunda-feira, o superintendente Austin Beutner realçou a capacidade do aplicativo de gerar um código QR único para cada estudante e membro do pessoal que autoriza a entrada num específico local da LAUSD para esse dia.

A pessoa receberá esse código com base num teste negativo para o Coronavírus ou auto-certidão segundo a qual está livre de sintomas. Quando essas pessoas chegarem a um campus, o seu código QR, um tipo de código de barras, é digitalizado por um membro do pessoal, que também toma nota a temperatura do indivíduo. Para além de ajudar a manter as pessoas seguras, o objectivo é evitar os engarrafamentos à entrada da escola no início do dia.

“Como o bilhete dourado em “Willy Wonka”, qualquer pessoa com este passe pode facilmente entrar num edifício escolar” disse Beutner. […] “Conheceremos a situação de todas as pessoas no edifício”.

Duas observações.

A primeira é que, como observa o mesmo Los Angeles Times, este processo “não irá apanhar as pessoas que são portadoras assintomáticas da infecção”, o que significa 16% das crianças que contraem Covid. Pelo que, esta app não elimina o risco do contagio.

A segunda observação é relativa à taxa de transmissão nas escolas, algo incrivelmente baixo. Por exemplo: a transmissão interessou até agora apenas 0.08% entre os mais de 90.000 estudantes nos distritos escolares da Carolina do Norte, de acordo com o Centro de Investigação e Política de Doenças Infecciosas da Universidade de Minnesota.

Pelo que surge a dúvida: a aplicação da Microsoft serve para quê? Para combater a “pandemia” ou apenas para recolher dados e habituar as crianças a serem seguidas? Não teria feito mais sentido uma app desenvolvida nos lares, isso é, entre a faixa etária de maior risco? Por exemplo: uma app para analisar o pessoal sanitário, da limpeza, os fornecedores e os parentes dos hospedes?

 

Ipse dixit.