Site icon

O regresso de Greta: o kit anti-governo. Ou pró-governo…

Acidente de percurso da Virgem Sueca, conhecida também como Greta Thunberg: algo que desencadeou uma investigação policial criminal na Índia.

Greta acidentalmente partilhou no Twitter (e rapidamente apagou) uma espécie de guia de “artigos sugeridos” relativamente à violenta revolta dos agricultores em curso no subcontinente.

Um verdadeiro kit que fornecia uma série de sugestões sobre o que publicar e que pedia a Greta, entre outras coisa, de partilhar as opiniões de celebridades, incluindo aquela da estrela pop Rihanna que recentemente abraçou a causa dos agricultores indianos que lutam contra o governo Modi.

Dezenas de milhares de agricultores reuniram-se na periferia da capital da Índia para protestar contra as novas leis agrícolas que afirmam privá-los de rendimentos e pô-los à mercê das corporações. A 26 de Janeiro, Dia da República da Índia, os agricultores produziram um violento confronto no qual centenas de polícias foram feridos e um manifestante morreu. Vários agricultores foram também feridos.

De acordo com Vishva Singh, um dos Ministro do governo de Modi, o tweet apagado de Greta “revelou os verdadeiros desenhos de uma conspiração a nível internacional contra a Índia”.

Escreve Singh:

Foram claramente estabelecidas instruções sobre ‘como’, ‘quando’ e ‘o quê’. Conspirações desta escala são frequentemente expostas e finalmente foi um tweet apressado de Greta, que com outras celebridades internacionais se tornou subitamente sensível às questões dos agricultores.

Greta publicou um longo documento no Twitter, aparentemente criado por activistas mas cuja origem não é clara, delineando formas de contribuir para os protestos pró-agrícolas, incluindo mensagens com hashtags e tags espalhados nas redes sociais, bem como conselhos sobre a organização de comícios.

Assim, a Virgem Sueca, depois de paladina contra o Aquecimento Climático, agora apoia os mais desfavorecidos? Não necessariamente. Alguns na Índia, já realçaram como o “erro” de Greta forneceu às autoridades indianas uma importante “ferramenta” para desacreditar os protestos, permitindo-lhes afirmar que os apoiantes simplesmente queriam “difamar” o governo no âmbito duma conspiração internacional. Ferramenta imediatamente recolhida pelo Ministro Singh, como vimos.

 

Ipse dixit.