Site icon

Pentágono confirma: vídeo do USS Omaha é autêntico. E o paranóico…

Algo está a mudar no panorama ufológico: após décadas de negacionismo, agora cada tiro cada melro.

Exemplo: o vídeo filmado a partir do navio militar USS Omaha em 15 de Julho de 2019, no qual é visto um objecto chamado “transmedia” (ou seja, interceptado em dois elementos, neste caso no ar e na água), é autêntico.

É o Pentágono a confirmar este possível fenómeno UAP, acrónimo utilizado por alguns investigadores para evitar confusão ou associações especulativas com os termos UFO ou OVNI.

A porta-voz do Pentágono, Susan Gough:

Posso confirmar que o vídeo foi gravado a bordo do USS Omaha e que está actualmente a ser revisto pela autoridade UAPTF.

A UAPTF (Unidentified Aerial Phenomena Task Force) é um programa do Gabinete de Inteligência Naval dos Estados Unidos utilizado para “normalizar a recolha e a comunicação” de observações não explicadas de veículos aéreos.

O vídeo tinha sido publicado pelo realizador de documentários Jeremy Corbell e mostra uma esfera de cor e material não identificável que se move acima da superfície do mar para depois subitamente e aparentemente entrar na água. Eis o vídeo, publicado no canal Youtube de Corbell:

Vídeo muito interessante: ao longo de décadas um sem número de testemunhas afirmaram ter observado objectos entrarem no mar, mas até hoje a resposta sempre tinha sido “estúpidos, não percebem que são meteoritos/alucinações/reflexos/o planeta Vénus?”. Agora dos EUA chega a nova directiva: “São objectos curiosos e inexplicáveis, não são?” e todos a repetirem “Eh sim, são objectos curiosos e inexplicáveis!”.

Ainda nada mais se sabe sobre este objecto, assim como aqueles imortalizados por outro navio da Marinha dos EUA, o USS Russell, e também autenticado: neste caso trata-se duma “pirâmide” voadora. Eis o vídeo da “pirâmide”, também publicado no canal Youtube de Corbell:

Acerca deste último vídeo: por uma questão de coerência (sempre ela…) tenho que ter algumas dúvidas. Quem como eu segue o fenómeno UFO há muito, talvez se lembre dum problema no zoom de algumas câmaras de vídeo, facto que provocou o surgimento de “UFO” triangulares que na realidade poderiam ser artefactos produzidos em determinadas condições de utilização por parte das mesmas câmaras. Não se trata de simples reflexos mas de artefactos ópticos/digitais criados em algumas lentes fotográficas mais extremas. Anos atrás um vídeo como este teria sido imediatamente “desmontado” pelos críticos (“estúpidos, não percebem que é um artefacto provocado pela câmara?”), mas agora entrámos aparentemente na era das “revelações”…

E a propósito de revelações: a FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA) e a companhia American Airlines apoiam o testemunho do piloto de um Airbus A320 da American Airlines que, na rota de Cincinnati para Phoenix (New Mexico, EUA), teria distinguido um “objecto cilíndrico comprido”. A novidade é divulgada pela AeroTime News, um website especializado em notícias da aviação civil: o encontro teve lugar em 21 de Fevereiro deste ano e foi corroborado pelas declarações de outros membros da mesma tripulação.

O piloto contactou a torre de controlo e a sua conversa foi captada por um blogger, Steve Douglas, e depois divulgada por The Warzone, que pediu confirmação à FAA e à companhia aérea. A American Airlines admitiu que o áudio é autêntico e encorajou os repórteres a “pedir uma explicação à FBI”. A FAA também confirmou o relatório como bem fundamentado, mas também assinalou que os controladores de tráfego aéreo na área não enquadraram quaisquer objectos anómalos nos seus radares.

“Basta de palhaçadas!”

Certas coisas não acontecem por acaso. Algumas sim, outras nem por isso. Este é um facto.

Sigo os fenómenos ufológicos há décadas, literalmente; e durante décadas vi a parede impenetrável que sempre foi construída em volta de qualquer acontecimento ufológico.

Agora, de repente, mudança: nos últimos meses vários vídeos directamente da Marinha dos EUA, certificados nada menos que pelo Pentágono. Não são os primeiros vídeos gravados a partir de unidades militares, muitos outros houve no passado e muitos mais nunca viram a luz. Mas sempre houve uma capa de silêncio logo estendida sobre os factos. Então por qual razão esta mudança de atitude?

Como não há almoços de borla, fico em dúvida. Seria bom que, finalmente, o fenómeno UFO fosse oficialmente encarado de forma séria (não-oficialmente os UFO sempre foram alvo de pesquisa); seria bom que as autoridades assumissem publicamente os esforços que desde sempre dedicaram à questão. E gostaria de acreditar que alguém, aos mais altos níveis, entrou numa reunião batendo os murros na mesa “Basta de palhaçadas, temos que ser honestos!”. Só que não estou convencido.

Não houve nos últimos tempos uma recrudescência do fenómeno ufológico que pudesse justificar uma mudança de atitude por parte das autoridades. Pelo que, esta mudança parece ter origem directamente nos centros de poder. Saudamos tal decisão com satisfação, que fique claro. Mas, ao mesmo tempo, continuam a surgir as dúvidas do costume: cui prodest? Quem ganha com isso? E o quê ganha?

Dúvidas dum paranóico? Provavelmente sim. Não liguem e aproveitem esta nova Era das Revelações.

 

Ipse dixit.