Site icon

Um mundo melhor

O QI dos seres humanos está a precipitar para níveis ínfimos. As provas abundam.

Os estudantes da Universidade de Manchester, por exemplo, pediram que a palavra “negro”, quando usada numa expressão negativa, fosse banida porque “divisória”.

A queixa foi motivada por um estudo universitário sobre questões relativas ao pessoal do Black, Asian and Minority Ethnic (BAME, a faculdade de negros, asiáticos e minorias étnicas). Citando as preocupações dos negros, o relatório observou que havia “preocupações linguísticas de que ‘negro’ estivesse associado a expressões negativas tais como ‘ovelha negra'”.

Portanto, o sindicato dos estudantes universitários pediu que “qualquer uso da palavra ‘preto’ como adjectivo para expressar conotações negativas” fosse proibido em artigos de investigação, diapositivos de conferências e livros publicados por professores. Os estudantes afirmavam que estas palavras estavam baseadas na “história colonial” e que deveriam ser abolidas à luz do movimento Black Lives Matter (sempre seja louvado).

No entanto, o lexicógrafo Jonathon Green salientou que estas declarações estavam completamente erradas, uma vez que o ambiente de fundo da política de identidade “simplesmente não estava presente na altura em que os termos foram cunhados”.

Tenho profunda pena do Professor Green: um homem que ainda utiliza argumentos lógicos perante um universo de estudantes mononeuronais. Reconheço-lhe o esforço e até uma certa heroicidade, mas é uma batalha perdida ainda antes de ser combatida.

Pelo contrário, seguimos a onda e eliminemos o termo “negro” e todas as outras palavras que contenham uma cor relacionada com uma raça em expressões negativas. Algumas sugestões:

Ovelha negra > Ovelha Sem Cor

Peste negra > Peste Malandra

Noites em branco > Noites Cândidas

Ficar vermelho > Ficar como o Pôr do Sol

Febre amarela > Febre Banana

Arma branca > Arma Leite

Mercado negro > Mercado Não Regulamentado Pelas Leis Democraticamente Implementadas Num País e Que Não Respeita As Linhas Guias Típicas de Qualquer Troca Comercial Digna De Respeito e Que Enquanto Tal Constitui Um Crime Que Pode Prever a Prisão.

Tenho algumas dúvidas acerca da última expressão, mas quanto ao resto, digam lá: não seria um mundo melhor?

 

Ipse dixit.