Site icon

Coronavirus: era uma vez o pico…

Era uma vez o pico.

O pico foi previsto para o final de Março:

Se tivermos em conta os dados que existem já sobre a dinâmica de transmissão e controlo do novo coronavírus na China, o pico do surto em Portugal será cerca de 20 dias após a confirmação do primeiro caso. (Público, 13/03/2020)

Primeiro caso em Portugal: dia 2 de Março. Pelo que, pico por volta do dia 25 ou 31, correcto? Não, não está correcto. Será Abril.

A ministra da Saúde anunciou esta manhã que o pico da covid-19 em Portugal será atingido a 14 de abril, de acordo com o número de casos confirmados até ao momento e as estimativas da curva epidemiológica. (Dinheiro Vivo, 21/03/2020)

Ok, então é Abril. Na primeira metade de Abril. Ou será Maio?

O pico da covid-19 em Portugal deverá ser atingido no final de maio, adiantou este sábado a ministra da saúde.(Jornal de Negócios, 28/03/2020)

Maio, tudo bem, então será em Maio.

Se o contágio atingir o pico no final de maio, como prevê o Ministério da Saúde, o planalto irá prolongar-se até quase meados de junho. (Correio da Manhã, 02/04/2020)

Planalto. Não pico mas planalto. Até Junho. E o planalto é complicado:

Se calhar temos de começar a falar em planalto: quando chegarmos ao máximo dos casos da curva, andaremos ali alguns dias ou semanas. (Rádio Renascença, 02/04/2020)

Portanto: chega o planalto e não sabemos quanto irá durar. Dias? Semanas? Tá bom, o que conta é que quando o planalto descer, a vida poderá recomeçar.

E mesmo assim, não é nos primeiros dias de descida, porque às vezes, a seguir a uma aparente descida, volta a haver uma subida (Sapo, 02/03/2020)

Pode descer, mas pode voltar a subir.

O que há depois de Junho? Há Julho. Aceitam-se apostas. Eu aposto no dia 19 de Julho, às 08:17, pouco depois do pequeno almoço. Mas pode ser por volta do meio-dia, mais perto do almoço. E o que acham do dia 20, que é uma Segunda-feira?

 

Ipse dixit.