Site icon

Don’t Look Up: inteligente, satírico, divertido

De vez em quando, um bom filme.

Don’t Look Up (“Não Olhem para Cima” em português), de Adam McKay, é um filme que está a dar de que falar. E com razão. Com actores quais Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Cate Blanchett, Rob Morgan, Jonah Hill e Ron Perlman entre os outros, tem um enredo bastante simples: dois astrónomos, a Dra. Mindy e o doutor Dibiasky, descobrem que um cometa se dirige para a Terra e calculam o tempo restante antes do impacto: 6 meses e 14 dias. Imediatamente chamados para Washington, são recebidos por… ok, não vou contar mais.

Um filme de ficção científica? Nada disso. Don’t Look Up é uma feroz sátira acerca duma sociedade medíocre que vive na idiotice mais absoluta, no completo e irreversível nonsense, e que diante do perigo da morte prefere virar o olhar para o lado, fugindo do rosto da realidade, iludindo-se de que afinal tudo irá acabar bem. Uma sociedade onde as elites preferem correr o risco de destruição da humanidade para não perderem as suas hipóteses de lucro, uma sociedade dominada pela frivolidade e pela propaganda. É a nossa sociedade: vejam o filme e substituam o cometa pela pandemia e pelas vacinas.

Don’t Look Up tornou as discussões na internet uma luta entre quem vê no filme a sátira social e quem, pelo contrário, vê nisso a parodia dos” teóricos da conspiração” e uma critica ao negacionismo. Exacto, é um típico caso em que é apontada a Lua mas alguém fica a olhar para o dedo. Paciência.

Don’t Look Up está disponível na Netflix, a provedora de conteúdos via streaming. Longe de mim a ideia de aconselhar uma assinatura para esta sociedade que nos últimos tempos tem-se tornado um dos porta-estandarte da ideologia woke: não desperdicem o vosso dinheiro e evitem financiar algo assim. Síntese: Netflix mete nojo. Todavia o filme é bom: Don’t Look Up não uma obra prima, mas são duas horas de inteligentes (e amargas) gargalhadas. Portanto, se tiverem ocasião, aproveitem.

Já que falamos de filmes: do elenco faz parte também Timothée Chalamet que pessoalmente acho ser um dos melhores actores da nova geração e já foi candidato ao Óscar. Dele sugiro o óptimo The King de 2019.

 

Ipse dixit.