Site icon

EUA: os custos da Guerra ao Terror

Um estudo realizado por investigadores do Instituto Watson da Universidade de Brown (EUA) revela que, só nos últimos três anos, as forças norte-americanas participaram em acções militares em cerca de 85 Países.

O relatório, publicado na passada Quinta-feira pelo diário USA Today, revela também que nas ofensivas militares americanas após o 11 de Setembro de 2001, um total de 335.745 civis, 259.783 milicianos, 177.073 militares americanos, 12.468 soldados aliados e 7.104 polícias foram mortos.

Imagem: elaborada de US Today

Da mesma forma, a investigadora Stephanie Savell, num estudo para o projecto Costs of War da mesma universidade, revela o incrível custo humano que as invasões militares americanas tiveram em todo o mundo, matando centenas de milhares de pessoas e deslocando 37 milhões.

Imagem: US Today

Estas invasões militares, que começaram com o Afeganistão e o Iraque na viragem do milénio, custaram aos contribuintes norte-americanos cerca de 6.4 triliões de Dólares.

Imagem: US Today

De acordo com dados oferecidos pelo Departamento de Defesa dos EUA e também por peritos independentes, até ao final da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos tinham menos de 80 bases militares no estrangeiro: número que subiu agora para 800.

Imagem: US Today

Sendo uma pesquisa Made in USA, algo não bate certo. Os mortos civis só no Iraque, por exemplo, são superiores em muito. E para ser uma conta completa deveriam ser incluídos os custos relativos aos grupos terroristas financiados por Washington, como Al-Qaeda na Síria. Mas já estes dados fornecem uma ideia.

Como consolação: desde 2001 temos um mundo melhor. De certeza que todos os Leitores concordam.

 

Ipse dixit.