Site icon

Oh Meu Deus, a censura! (com update)

Olá pessoal!

Nos últimos tempos tem sido cada vez mais evidente a tentativa por parte de alguns comentadores de prejudicar a função do espaço dedicado aos comentários para:

  1. atacar os autores de Informação Incorrecta
  2. introduzir um clima de constante fricção
  3. falsear a linha editorial de I.I. com acusações sem sentido.

O primeiro ponto não é muito relevante, pois apenas demonstra os limites de quem critica.

O segundo ponto é já mais importante, pois sempre achei os comentários uma parte fundamental de I.I. e uma valiosa fonte de informação e troca de ideias.

Mas o que não posso permitir é o terceiro ponto e depois de repetidas tentativas de levar os protagonistas destas acções à razão, e considerando a falhanço destas tentativas, vejo-me obrigado a introduzir a moderação dos comentários. Esta é uma acção que detesto, pois contrária aos princípios de I.I., mas que é necessária quando alguns comentadores utilizam a total liberdade de expressão aqui garantida exclusivamente para fins pessoais e, em resumo, para sabotar a actividade destas páginas.

A minha primeira decisão tinha sido a de ignorar os tais comentários, mas uma vez que nas últimas horas a ofensiva começou a concentrar-se em ataques contra a linha editorial de I.I., a mesma com já uma década de existência, é necessária uma intervenção para que na óptica de qualquer Leitor fiquem sempre claros quais os pontos de vista defendidos nestas páginas (pontos de vista que podem ser consultados no Manifesto de Informação Incorrecta).

Na prática, esta medida significa que a partir de agora os comentários não serão publicados em tempo real mas apenas depois de serem verificados por mim. E dado que o Max não vive sempre na frente do computador, será normal ter um tempo de espera entre a apresentação do comentário e a sua efectiva publicação (espera que nunca será ultrapassará as 24 horas).

Peço desde já desculpa pelo incómodo, lembrando que se trata de uma medida temporária. Não é a primeira vez que a total liberdade de expressão aqui garantida é explorada para prejudicar a normal troca de opiniões e nem será a última. É precisa paciência, mais nada.

Update

Graças à intercessão pessoal de Krowler, que assim decidiu defender a liberdade de expressão humana e o amor à discussão, a censura é levantada. É festa! Bem vinda de volta Liberdade!

Mas a espada de Dâmocles continua a pairar sobre a cabeça dos malfeitores: a Justiça seguirá o seu curso, monitorizando os acontecimentos e intervindo impiedosamente contra aqueles que abusam da liberdade concedida para oprimir as ideias dos inocentes e os sagrados e incorruptíveis ideais da Informação Incorrecta. Ai de si!

Agora a Justiça vai comer porque ainda não almoçou.

 

Ipse dixit.