Site icon

Sondagem: os resultados

Notícia feliz: acabou a sondagem! Pelo que, boa altura para ver quais os resultados.

Lembramos: a pergunta era bastante simples, tratava-se de escolher entre a possibilidade de inserir no blog uma chat, um fórum ou nenhum dos dois. Estes foram os resultados:

Obviamente o meu agradecimento vai para todos os Leitores que escolheram participar na sondagem. O meu agradecimento também vai para quem decidiu não participar, porque esta atitude explica muito bem a razão pela qual a sociedade está como está: 28 votantes no total? Com o número de Leitores que diariamente visitam o blog? Por favor…

Quantos aos votos:

55% dos votantes preferiu não escolher. A pergunta era acerca da possibilidade de introduzir alterações nos serviços oferecidos pelo blog, não acerca da linha editorial: esta resposta não dá nenhuma indicação neste sentido. Pena.

24% (21%O blog não precisa de nada, está perfeito e Max é um génio” mais 3% “Nenhuma das opções”) entende que o blog não deve inserir novos serviços. Esta é a opção que recebeu a maioria dos votos e que portanto será respeitada. Louvor para 21% dos votantes que acertou em cheio acerca da verdadeira natureza do Max.

Em segundo lugar com 9%: “Uma chat”. Por acaso esta era a minha preferência também, mas perdeu, portanto nada feito. Mesmo destino no caso do 3% “Um fórum”.

A seguir há 0% de Leitores que acham que tanto a chat quanto o fórum devem ser inserido.

Depois há um 4% de Leitores que escolheram propor uma sugestão: “Um painel-base de links e downloads gratuitos”. Parece-me uma óptima sugestão e vai ser tida em conta porque, diversamente da chat e do fórum, esta não prevê a participação activa dos Leitores: trata-se só de… pois: de quê?

É que não percebi o que significa. Um painel-base (por exemplo uma página) com links para downloads gratuitos? Qual tipo de links? Neste aspecto há limitações porque links ilegais afectam (e de que forma) a visibilidade do blog nos motores de pesquisa: em casos extremos (queixa) pode haver até a suspensão temporária da actividade de publicação.

Doutro lado há links que apontam para downloads perfeitamente legítimos e nem são poucos. Fica só escolher qual tipo de material deveria ser baixado: muito bem vindas são as sugestões, como é claro.

Ainda uma vez: obrigado a todos por participar!

 

Ipse dixit.