Site icon

Comunicação de Serviço: Sondagem!

Queridos Leitores,

Na coluna de direita, logo em cima, podem ver uma sondagem.

Não é obrigatório participar.
Todavia, faço apelo ao sentido cívico que de certeza mora em cada uma das Vossas almas. Votar não é apenas um direito, é também um dever: é a Democracia que está em jogo.

Em democracia, o voto é a voz do povo. E é ao povo que, humildemente, dirijo-me: o momento que vivemos é de particular exigência, por isso nunca é demais sublinhar que é decisivo em cada eleição estar disponível para fazer escolhas.

Estar numa altura de sacrifícios é razão acrescida para que cada um se manifeste: não se admite a tese de que as pessoas estão fartas, desiludidas, desencantadas com a política e com os políticos.
No blog, o momento do voto é, porventura, o mais nobre e mais livre de todos os momentos. Aos Leitores, sem paternalismos, é preciso recordar que o descontentamento só tem um caminho aceitável: a apresentação de propostas alternativas que se traduzam em factos concretos. A alternativa passa pois pelos totalitarismos e as ditaduras, de todo indesejáveis e inaceitáveis.

A abstenção não se traduz naturalmente em perda de direitos. Mas significa a demissão de uma escolha que é essencial para todos, a redução de legitimidade para depois criticar as decisões tomadas.

Como disse um dia o ex-Primeiro-Ministro britânico, Winston Churchill: “a democracia é o pior de todos os sistemas à excepção de todos os outros”. Há por isso que a preservar e acarinhar, através do voto.

Não deixem que sejam os outros a decidir qual o Vosso futuro: agarrem esta oportunidade, votem e façam votar. Pensem não apenas em Vocês, pensem nas vossas famílias, nos Vossos filhos, nos Vossos netos e bisneto. Têm um cão? Pensem no cão. Digam “Não” à abstenção, sejam protagonistas! Votar hoje para construir um amanhã melhor.

Que Deus abençoe a todos Vocês.

Ipse voto!