Site icon

Grécia: Democracia em alta

Faltam poucos dias para as eleições na Grécia e os partidos apresentam as próprias ideias em programas dedicados.

Um dos factores de maior interesse da última consulta eleitoral tinha sido a entrada no parlamento do grupo de extrema direita Chrisi Afghí (Amanhecer Dourado), declaradamente nazi. O qual tem agora a possibilidade de confrontar as próprias ideias com os restantes partidos helénicos, num debate civil e democrático.

No seguinte vídeo, Ilias Kasiriadis, do Chrisi Afghí, troca opiniões com Liana Kaneli do Partido Comunista e Rena Duru do Siriza (partido de esquerda).
Assunto em debate: os recursos não explorados da Grécia.

Mesmo que o Leitor não entenda o idioma local, parecem claras as indicações do “Amanhecer Dourado”: maior exploração dos recursos hídricos (o copo de água) e da força física dos trabalhadores (as porradas), úteis também para conseguir um ponto de viragem no estagnante panorama político nacional.

Estas simples soluções têm o potencial para envolver até os cidadãos actualmente fora do debate nacional, como é possível observar com a entrada em cena de pessoas antes não enquadradas, e de acabar repentinamente os programas tediosos e inúteis.

Uma grande lição no País que, não por mero acaso, foi o berço da Democracia.

Ipse dixit.

Fonte: Tra Cielo e Terra