Site icon

MOP, a mãe de todas as bombas

Uma boa notícia para todos os Leitores que têm medo de ser possíveis alvos no caso dum ataque militar iraniano: os Estados Unidos apresentam a “Mãe de todas as bombas” não nucleares, o MOP, Massive Ordnance Penetrator.

Agora podem ficar descansados: Teherão tem que cuidar-se e repensar nos seus planos para conquistar o mundo e arredores. Agora temos o MOP. E o MOP não brinca, em particular quando se encontra em serviço.

Mas afinal o que é este MOP?
É simples: o MOP é um bunker bluster, uma bomba projectada para penetrar nas instalações subterrâneas dos inimigos e fazer um massacre.

Este tipo de arma não é uma novidade e o exército dos Estados Unidos já tinha bombas como estas. Só que não eram suficientemente “massacradoras”. Era preciso algo mais, algo de mais mortífero.

Em 2002, o Northrop Group e a Lockheed Martin já estavam a trabalhar numa bomba de 13.000 quilos, conhecida como “Big Blue”, mas o projecto tinha sido abandonado por causa do custo e das dificuldades técnicas. Mas a guerra do Iraque, em 2003, revelou que os bunker bluster americanos não eram suficientes: sim, causavam mortos, mas não tinham muita graça.

Foi assim que as empresas retomaram o interesse no projecto Big Blue, e finalmente, em 2007, o Northrop Group anunciou os primeiros testes. Claro, eram precisos mais fundos, mas para boa sorte na Casa Branca estava um Nobel da Paz: em 2009 o Pentágono recebeu ordem para acelerar o projecto e em Fevereiro de 2012 outros 81.6 milhões de Dólares foram destinados aos futuros desenvolvimentos.

Agora, finalmente, o General Herbert Carlisle pode anunciar:  

Massive Ordnance Penetrator [MOP] é uma grande arma

E são satisfações, sem dúvida, sobretudo se o general em questão acrescentar que este MOP poderia ser usado num ataque contra Irão.

Mas é uma grande arma? Sim, de facto é. É a maior bomba não nuclear e pode perfurar mais de 60 metros de cimento armado antes de detonar. Em termos de capacidade destrutiva, é a arma mais assustadora desenvolvida pelo Pentágono na última década.

Comprida 6.2 metros, a bomba MOP tem um diâmetro de 0.8 metros, um peso de quase 14.000 quilos, transporta 2.4 toneladas de explosivo e, como já referido, pode penetrar 60 metros de cimento. Custo unitário: 14 milhões de Dólares. O que não é muito considerada a alegre situação económica dos Estados Unidos.

Contra-indicações? Só uma: o MOP mata tudo, militares e civis, pois infelizmente não é capaz de fazer distinções. Pouco mal, já sabem: ao encontrar um MOP melhor mudar de passeio. E evitem os bunkers.

É melhor que Teherão (mas também a Coreia do Norte) mude os seus planos de conquista: MOP está aqui para defender os inermes cidadãos do Ocidente livre.

Ipse dixit.

Fontes: Globalresearch, Reuters