Site icon

A blogosfera mais pobre

Informazione Scorretta fecha.
Não, não Informação Incorrecta, mas o blog que deu origem à versão portuguesa.
É uma péssima notícia.

Decidi abrir este blog após ter lido ao longo de bastante tempo Informazione Scorretta. Com o autor do blog italiano compartilho muito dos pontos de vista, na prática todos.

Felice, este o nome, é uma pessoa que enfrenta a realidade com a mesma atitude típica dos posts que aparecem aqui. Lógico, portanto, a noticia do fecho ser uma autentica “bomba” que deixou muitos descontentes.
Mas não particularmente surpreendidos.  

O que se passou é que ao longo dos últimos meses Informazione Scorretta foi alvo de ataques que tiveram como fim a desestabilização do blog. Contínuos comentários que, em vez da discussão, tinham como objectivo impedir a discussão, insultos pessoais dirigidos ao autor e aos leitores.

Felice fechou os comentários ao longo de alguns dias, mas não foi suficiente. Uma vez reabertos, voltaram também os idiotas de regime. 

Este é um dos riscos que enfrenta quem faz informação alternativa, quem tenta afastar-se das notícias difundidas pelo mainstream.
Não se trata de ser heróis, não há super-homens aqui: quem escreve e quem lê, somos todos pessoas absolutamente normais que têm um único desejo: perceber.
Dedicamos parte do nosso tempo a escrever ou ler acerca da realidade, que existe, mas que muitas vezes não é difundida em favor de versões mais soft.

Não ganhamos com isso: ou seja, não ganhamos dinheiro, nem glória, ganhamos outras coisas, como o conhecimento. Ma alguns não gostam disso, já sabemos.

Muitos, entres quem escreve e quem lê, já tiveram os seus problemas: Informação Incorrecta ficou “off” ao longo dum mês, cortesia de Google, e ainda hoje espero por uma explicação.
Há outros blogues que tiveram o mesmo destino.

Há pois os casos como Informazione Scorretta, onde os ataques ficam a ser intoleráveis e rendem impossível uma simples e pacífica discussão.

Esta última forma de perturbar um blog é a mais perversa. Não há uma censura clara e descarada como no caso do fecho temporário: é o autor que, farto, decide fechar. Ninguém poderá dizer “foi censura, o blog foi apagado”. Não, foi o autor que fechou, a responsabilidade aparente é só dele e ponto final.

É triste. Informazione Scorretta foi e ainda era para mim fonte de inspiração, não é difícil encontrar por aqui artigos que nasceram com base no que o homologo italiano tinha publicado.
Os artigos dedicados às causas dos terramotos, por exemplo, eram as versões portuguesas dos originais de Felice.

O qual, ao longo de três anos, tinha construido uma solida reputação, feita de notícias não “inventadas” mas “certificadas”. Nada de scoop duvidosos, mas apenas realidade observada com os olhos de quem tenta perceber.

Desejo agradecer Felice por tudo o que representou: este blog, como já disse, existe porque existiu Informazione Scorretta.
Obrigado Felice.

A blogosfera a partir de hoje fica mais pobre.
Muito mais pobre.

Ipse dixit.

Fonte: Informazione Scorretta.