Site icon

Mercosur e Alba – Parte II

Segunda e última parte do artigo dedicado à questão da integração no Sul América.

Lembramos que a primeira parte pode ser encontrada aqui.

Alba

A Alba, nascida em 14 de Dezembro 2004 em Havana, por iniciativa do presidente venezuelano, Hugo Chávez, é agora composta por oito Países (após a expulsão do Honduras como consequência do golpe de Junho de 2009), Venezuela, Cuba, Equador, Bolívia , Nicarágua, Rep.Dominicana, Granada, Antígua e Barbuda.

Se o Mercosur é a integração económica e comercial da América indiolatina (não acaso os dois Países principais na sua construção foram o Brasil e a Argentina, historicamente os mais prósperos da área), a Alba é a sua perna política.

A iniciativa para a criação deste novo organismo de integração regional é realizada principalmente por Cuba e Venezuela, e pretende abranger todas as nações que estão entre o Rio Bravo e a Patagónia, e concretizar assim o ideal pan-americano de Bolívar.

O objectivo é superar o nacionalismo egoísta de cada País, ao fim duma integração segundo os princípios de solidariedade e cooperação, para combater o modelo neoliberal imposto pelos Estados Unidos através do Acordo de Livre Comércio das Américas (ALCA).

A maior autoridade é o Conselho dos Presidentes da Alba, o mesmo nível encontra-se o Conselho dos Movimentos Sociais, que pretende representar precisamente os movimentos sociais e os povos dos Países membros, mas que ainda está em fase de definição.

As principais formas de integração da ALBA são o Tratado de Comércio dos Povos, chamados projectos “Gran Nazionali” e as empresas Grand Nazionali, que se opõem na estrutura e nos objectivos aos conhecidas empresas transaccionais.

Estas formas de integração têm como característica primária a rejeição de qualquer princípio neoliberal visto apenas como um instrumento de colonização da América do Norte.

Os Tratados de Comércio dos Povos são acordos de troca de bens e serviços para atender as necessidades das pessoas, para além da mera lógica do lucro.

Sustentam-se com os princípios da solidariedade, da reciprocidade, da transferência de tecnologia e da utilização das vantagens de cada País para o bem colectivo, economizar recursos e incluir uma linha de crédito para facilitar os pagamentos.

Nascem para opor-se aos acordos de livre comércio propostos pelos Estados Unidos, que levam à destruição das economias nacionais, incapazes de competir sem protecção adequada, com o maior capital privado estrangeiro.

Os projectos Grand Nazionali dão substância aos princípios da solidariedade e antiliberais da Alba, bem como aos processos económicos e sociais da integração americana.

Estes projectos encontram-se em diferentes estados de desenvolvimento e os que até agora têm sido mais bem sucedidos são o projecto do Banco da ALBA o da alfabetização e pós-alfabetização (que tornou a zona da Alba a primeira área regional livre de analfabetismo ), mas há projectos Gran Nazionali em todos os campos, a partir da ciência da nutrição, saúde e comércio.

As empresas Gran Nazionali nascem sempre dum projecto e podem ser feita constituídas conjuntamente por dois ou mais Estados membros da Alba.

A noção na base é oposto ao poder avassalador das grandes corporações privadas (empresas transaccionais) e do mercado para uma participação do Estado na economia e na produção, com o fim de obter uma produção e uma utilização mais racional dos recursos, tendo em conta em primeiro lugar as necessidades reais da população em detrimento do lucro qual como o objectivo final da empresa.

Há empresas Gran Nazionali em vários segmentos de negócios: pesca (Transalba), transportes, agricultura e telecomunicações (Albatel), o sector de petróleo (Albanis, empresa mista do Venezuela e do Nicarágua), construção de portos (Puertos de Alba, uma colaboração entre Cuba e Venezuela) .

Talvez o projecto mais ambicioso da ALBA seja a criação duma moeda comum (Sucre) para ser utilizada no comércio entre os Países da região e substituir assim o Dólar, e que já está em plena fase de construção.

Antes foi utilizada exclusivamente como uma unidade comum (Sistema Unitario de Comprensación Regional, Sucre), enquanto em 27 de Janeiro entrou em funcionamento como moeda comercial em todos os aspectos e, no dia 4 de Fevereiro, houve a primeira operação comercial em Sucre, com a exportação de várias toneladas de arroz venezuelano para Cuba.

Conclusões

Hoje, na América, há actores que, após dois séculos de subordinação à Doutrina Monroe, querem desempenhar o próprio papel na arena internacional e na escolha do modelo económico.

Há uma potência regional, o Brasil, que recentemente revelou poder desempenhar um papel independente no mundo das relações internacionais (ver o acordo com a Turquia e o Irão sobre o nuclear) e que é o motor económico principal do Mercosur.

Mesmo o Brasil tem declarado o próprio “sim” repetidamente para a entrada da Venezuela no Mercado Comune del Sur, porque, mesmo para os seus recursos energéticos, é um país importante para a integração sul-americana e, agora, a ratifica do Paraguai deveria ser para breve.

O Venezuela também é o motor da Alba (organização composta por oito Países, com o objectivo de aumentar o número), uma organização de inspiração socialista e pan-americana que pretende alcançar outro modelo de sociedade, antagonista ao neoliberalismo da Americana. Na verdade, a pressão dos EUA na região tem aumentado nos últimos anos, com a construção de sete novas bases militares na Colômbia, a reactivação da Quarta Frota (Outubro 2008) projectada para operar no Atlântico Sul (inactiva ao longo de 52 anos) e através do golpe de Estado contra o presidente do Honduras, Zelaya, que levou o País a sair da organização boliviana.

O sucesso destas iniciativas de integração regional dependerá muito dos resultados reais que irá conseguir no melhorar as condições materiais das populações da América do Sul, porque, especialmente no caso da Alba, uma mudança nas preferências políticas dos cidadãos podem interromper ou paralisar todo o processo, e trazer de volta a esmagadora influência norte-americana nas decisões políticas e económicas da área.

Embora os Países da área sejam diferentes (como a composição étnica da população, a extensão, o desenvolvimento industrial) e, portanto, têm alguns interesses diferentes, até agora tem prevalecido o respeito da autonomia de cada País e consciência de que uma maior integração pode só trazer benefícios para os Países da região, além de suas prioridades específicas.

A primeira parte pode ser encontrada aqui.

Fonte: Eurasia