Site icon

Algo está a mudar

Os tempos mudam e com uma certa pressa.

Ontem teria sido possível ver um politólgo americano e membro sénior do Council on Foreing Relations acusar e ditar a moral num País como a Índia. Hoje ainda podemos ver o mesmo, mas com uma diferença substancial: o politólgo americano e membro sénior do Council on Foreing Relations leva no focinho. Porque os tempo já mudaram.

O jornalista indiano Arnab Goswami, numa entrevista no canal indiano Republic World, respondeu ao cientista político americano Charles Kupchan, um membro influente do CFR, segundo o qual dois terços dos Países do mundo estão unidos contra a Rússia e, portanto, a Índia também deveria ter ficado do lado de Washington.

Sintetizando, Goswami respondeu que “Os EUA não estão em posição de se apresentarem como o guardião da democracia e dos direitos humanos. Os EUA não têm o direito moral de falar sobre se o mundo deve unir-se para pressionar a Rússia, uma vez que os próprios EUA são o autor das piores atrocidades do mundo.”

Em seguida: “Lembre-se de quando Obama em 2011 interveio na Líbia, utilizando a NATO para atacar aquele país e prolongar uma guerra durante anos, atacando pelo menos seis países, Iraque, Síria, Somália, Yemen, Níger e desencadeando uma guerra de drones que levou ao assassinato de tantas pessoas inocentes em vários países, desde o Yemen ao Paquistão, etc.”, disse ele.

“Onde estavam vocês na altura, dado que hoje estão a assumir a tarefa de pontificar sobre direitos humanos e democracia”? acrescentou Goswami. “Somos um grande Estado, não somos o vosso satélite e não podem dar-se ao luxo de fazer um sermão sobre o que devemos fazer pela vossa conveniência geopolítica e não por supostos valores”.

“Onde estavam os vossos princípios de valores nos dois primeiros meses da invasão do Iraque por parte dos EUA? 27.186 civis iraquianos foram vítimas directas da guerra. São estes os vossos valores?” perguntou ainda o jornalista.

É importante realçar um par de pormenores. O jornalista Arnab Goswami é um dos donos da emissora Republic World, actualmente o canal em língua inglesa mais visto da Índia. Longe de ser uma emissora politicamente próxima da Esquerda, Republic World tem ligações com o Bharatiya Janata Party, uma das duas principais formações políticas indianas e o principal movimento conservador do País, economicamente liberal, a favor da globalização e focado no crescimento económico. Ou seja: uma emissora que teria tudo para estar ao lado dos EUA nas críticas à Rússia. Mas assim não é.

Porque os tempo já mudaram. E vão mudar ainda mais.

 

Ipse dixit.