O lítio mexicano (e os lucros estrangeiros)

Numa sociedade globalizada impulsionada pelo turbo-Capitalismo financeiro, o equilíbrio de poder entre Estados e grandes empresas mudou radicalmente e está a mover-se num plano inclinado em que o poder económico e político destes últimos supera de longe o das Nações, que têm sido progressivamente forçadas a vender a sua soberania e se vêem cada vez mais limitadas na sua capacidade de escolha.

As consequências desta situação são evidentes em muitas áreas, desde a exploração dos recursos à saúde pública, passando por todos os elementos da esfera económica. Um bom exemplo é o que está a acontecer no México. No estado de Sonora, na Serra Ocidental, não muito longe da fronteira com os Estados Unidos, há três anos foi descoberta a maior mina de lítio do mundo e a extracção poderia começar muito cedo.

O lítio, não surpreendentemente apelidado de “novo petróleo”, é um metal utilizado numa vasta gama de campos, desde a construção de baterias a centrais nucleares e tratamentos medicamentosos. A procura de lítio no mercado está a aumentar exponencialmente, com o preço a subir 88% só no último ano, até alcançar 12.000 Dólares por tonelada.

Como resultado, as 243 milhões de toneladas estimadas de lítio deste campo poderiam proporcionar um montante que perfaz ao México 4.5 vezes a dívida externa total do País.
Em termos simples, com a exploração do campo de lítio de Sonora, o México, onde a taxa de pobreza é actualmente de cerca de 40%, poderia resolver a maioria dos seus problemas económicos e construir um futuro brilhante.

Em muitos aspectos, isto pode parecer um bonito conto de fadas. Mas não é.

Duas empresas privadas, a Bacanora Lithium da Grã-Bretanha e a Gangfeng da China, uniram-se sob o nome de Sonora Lithium Project e realizaram as perfurações que levaram à descoberta do depósito, recebendo também a concessão para a exploração da mina durante os próximos 50 anos.

Plenamente consciente da situação, o governo mexicano, liderado pelo Presidente Andrés Manuel Lopez Obrador, está a tentar encontrar uma forma de recuperar a posse do campo e o fluxo de biliões de Dólares que dele virá no futuro. O caminho poderia ser através de um processo de nacionalização dos sectores da energia e do lítio, na linha do que Evo Morales tentou fazer na Bolívia em 2008: mas é sem dúvida um percurso em subida através de um caminho repleto de obstáculos.

Em primeiro lugar, extrair e produzir lítio de alta qualidade à escala industrial não é um processo fácil, como demonstrado pela experiência boliviana, onde Morales foi forçado a pedir a ajuda de parceiros estrangeiros para ter sucesso.

Em segundo lugar, as duas multinacionais que obtiveram a concessão não estão de modo algum dispostas a perder um negócio desta magnitude e declaram-se prontas para a batalha, aproveitando os investimentos que fizeram para descobrir o campo e confiando no humor da classe empresarial mexicana, que está em parte relutante em relação à nacionalização. Além disso, no negócio estão envolvidas outras empresas, como a japonesa Hanwa para os transportes (contracto de 10 anos com a joint venture anglo-chinês) e a francesa RK Mine Finance (que proporciona 25 milhões de Dólares em crédito).

Seria também interessante descobrir em quais condições foi pactuada a concessão: estas empresas não costumam mexer-se sem uma sólida perspectiva dum elevado lucro e se decidiram apostar na área de Sonora é porque tinham boas razões para isso.

Em suma, a questão está mais aberta do que nunca, mas o sentimento dominante é que desta vez também, como quase sempre acontece em casos deste tipo, os lucros de biliões de Dólares serão colhidos pelas multinacionais, enquanto que o Estado proprietário dos recursos ficará com as migalhas ou pouco mais.

As 10 maiores minas de lítio

Vamos ver quais são as maiores minas de lítio no mundo e por quem são gerias, lembrando que “Mt” significa “milhões de toneladas”:

1. Projecto Sonora Lithium – 243.8Mt

Como afirmado, o Sonora Lithium Project é o maior depósito de lítio do mundo e fica no México.

O projecto Sonora lithium, localizado em Sonora, México, é o maior depósito de lítio a ser desenvolvido pela Sonora Lithium Project, uma joint venture da inglesa Bacanora (77.5%) e da chinesa Ganfeng Lithium (22.5%).

2. Projecto Thacker Pass Lithium – 179.4Mt

O Projecto Thacker Pass Lithium está localizado no condado de Humboldt, Nevada (EUA) e é propriedade pela empresa privada Lithium Americas, que também explora os campos de Cauchari-Olaroz e de Pastos Grandes (Argentina).

3. Projecto Wodgina Lithium – 151.94Mt

O Projecto Wodgina Lithium está localizado a 100 km a sudeste de Port Hedland, na Austrália Ocidental. A mina era anteriormente propriedade a 100% da Mineral Resources (Austrália). Em Agosto de 2019, a empresa celebrou um acordo com a Albemarle Corporation (EUA) para formar uma joint venture 60:40. Ambas as empresas são privadas.

4. Projecto Pilgangoora Lithium-Tantalum – 108.2Mt

O projecto Pilgangoora lithium-tantalum está situado na região de Pilbara na Austrália Ocidental. A mina é propriedade e operada a 100% por Pilbara Minerals (Austrália).

5. Projecto Earl Grey Lithium – 94.2Mt

O Projecto Earl Grey Lithium, também conhecido como projecto de lítio do Monte Holland, está localizado na Forestania Greenstone Belt no Monte Holland, Austrália Ocidental. É propriedade da Kidman Resources (Austrália, 50%) e da Sociedad Química y Minera (Chile, 50%), sob uma joint venture denominada Covalent Lithium.

6. Projecto Greenbushes Lithium – 86.4Mt

O projecto de lítio Greenbushes está localizado em Greenbushes, Oeste da Austrália. É propriedade da empresa mineira chinesa Tianqi Lithium (privada) e operada pela Talison Lithium, que é detida em 51% pela Tianqi Lithium.

7. Projecto Whabouchi Lithium – 36.6Mt

O projecto Whabouchi Lithium está localizado na área da Baía de James no centro do Quebeque, Canadá. É propriedade e operado a 100% pela Nemaska Lithium, uma empresa mineira privada canadiana.

8. Altura Mining’s Pilgangoora – 34.2Mt

A mina de lítio Pilgangoora de Altura, propriedade da empresa privada Altura Mining, está localizada na região de Pilbara na Austrália Ocidental. Em 2020 a Altura Mining foi adquirida pela já citada australiana Pibara Minerals (nº 4 desta lista).

9. Projecto Goulamina Lithium – 31.2Mt

O projecto Goulamina Lithium está localizado na região de Bougouni, no sul do Mali, e é 100% propriedade da Mali Lithium que, apesar do nome, é uma empresa mineira sediada na Austrália.

10. Projecto Arcadia Lithium – 26.9Mt

O Projecto Arcadia Lithium é uma mina a céu aberto localizada a 38 km de Harare, no Zimbabué. É propriedade da Prospect Resources, mais uma vez uma empresa mineira australiana.

Resumindo: todos os principais depósitos naturais do “novo petróleo” estão nas mãos de privados.

 

Ipse dixit.

6 Replies to “O lítio mexicano (e os lucros estrangeiros)”

  1. Circula por aí… muita muita conversa típica de hipócrita Ocidental.
    .
    Pois é:
    – o hipócrita Ocidental fala em guerra, não fala em paz!
    .
    DUAS MENSAGENS DE PAZ QUE O OCIDENTE DEVE, NÃO SÓ AO POVO RUSSO
    …. MAS TAMBÉM….
    A TODOS OS POVOS QUE NÃO ESTÃO INTERESSADOS EM VENDER AS SUAS RIQUEZAS A MULTINACIONAIS.
    .
    [falar em Putin para desviar as atenções: não obrigado]
    .
    .
    .
    Mensagem de paz 1:
    -> O MAIS ELEMENTAR DOS TRATADOS DE PAZ
    .
    O Ocidente deveria ter a mensagem, óbvia, para o povo da Russia:
    – “nós não vamos roubar/saquear as vossas riquezas – tal como fizemos a povos autóctones da América do Norte, Sul, etc – nós vamos assinar o Mais Elementar dos Tratados de Paz”.
    .
    Isto é:
    —> um tratado de paz que recuse o MAIS VELHO DISCURSO DE ÓDIO DA HISTÓRIA -> o ódio tiques-dos-impérios: o ódio a povos autóctones dotados da Liberdade de ter o seu espaço e prosperar ao seu ritmo.
    .
    .
    Nota:
    O discurso do cidadão-de-Roma europeu não mudou, continua igual:
    –> autóctones Identitários são alvo de ódio… porque… os autóctones Identitários não estão interessados em:
    1- negociatas de índole esclavagista (pressuposto a existência de outros como fornecedores de abundância de mão-de-obra servil).
    2- negociatas de índole colonialista (substituição populacional de povos autóctones considerados economicamente pouco rentáveis).
    .
    .
    .
    Mensagem de paz 2:
    -> A TAXA TOBIN
    .
    Uma outra mensagem de paz, óbvia, para o povo da Russia (e não só):
    – “URGE A IMPLEMENTAÇÃO DA TAXA TOBIN!”
    .
    A implementação da Taxa Tobin vai permitir o desenvolvimento dos mais variados povos
    … nomeadamente…
    vai permitir que os mais variados povos possam desenvolver as suas mais variadas empresas, consequência:
    – vão ser empresas autóctones a explorar as suas riquezas naturais… e não… multinacionais Ocidentais.
    .
    –>> Boys-toys ao serviço das multinacionais têm silenciado vozes divergentes…
    .
    Mais:
    – a causa das caravanas de migrantes desesperados não está nos Autóctones Identitários… mas sim… naqueles que bloqueiam a introdução da Taxa Tobin: os europeu-do-sistema
    .
    .
    .
    .
    .
    A Russia pode vir a ser a líder do Mundo Livre:
    – povos que não estão interessados em vender as suas riquezas a multinacionais!
    .
    O hipócrita Ocidental possui um largo historial (de séculos) de roubos/saques a povos autóctones…
    [quem anda a saquear riquezas… são multinacionais Ocidentais, não são empresas Russas]
    .
    ->> Em variadas regiões do planeta, sempre que não está instalado um governo ‘amigo’… o hipócrita Ocidental fomenta guerras/revoluções para que… a exploração de riquezas caia nas mãos de multinacionais Ocidentais.
    .
    Mais:
    – o hipócrita Ocidental bloqueia a investigação à forma como chegam armas a ‘grupos rebeldes’ que… não possuem fábricas de armamento!

    ->> O hipócrita Ocidental está preocupado é em acusar/ silenciar (com a acusação de serem racistas/xenófobos) os Identitários que dizem o óbvio:
    – «os países aonde são produzidas as armas utilizadas pelos ‘grupos rebeldes’ é que têm de pagar a ajuda aos refugiados».
    .
    [em conluio com as negociatas da máfia do armamento, o hipócrita Ocidental tem provocado milhares/milhões de vítimas mortais]
    .
    Mais:
    – o Ocidente pretende cercar a Russia (um território imenso no planeta, com apenas 140 milhões de habitantes) com países da NATO…
    [andam a aguçar o dente às riquezas da Russia]
    .
    .
    .
    .
    .
    P.S.
    SEPARATISMO IDENTITÁRIO; sim, óbvio!!!
    .
    A Europa dos vendidos a interesses económicos de índole esclavagista/colonialista…
    versus…
    a Europa do Ideal de Liberdade que esteve na origem da nacionalidade.
    .
    –>> NA ORIGEM DA NACIONALIDADE ESTEVE O IDEAL DE LIBERDADE IDENTITÁRIO (“ter o seu espaço, prosperar ao seu ritmo”), não foi, o ódio tiques-dos-impérios do europeu-do-sistema (cidadanismo de Roma).
    .
    .
    SEPARATISMO 50-50:
    -> os globalization-lovers, UE-lovers, etc, que fiquem na sua… desde que respeitem os Direitos dos outros… e vice-versa.
    .

    1. A Taxa Tobin foi uma ideia surgida entre os próprios monetaristas estadunidenses como uma forma de criar uma falsa expectativa em relação ao nível cada vez mais ascendente de financeirização do mundo, baseada em moeda virtual. E nada mais. Até pq do que adiantaria criar um imposto incidente sobre operações especulativas se o controle ficaria nas mãos dos mesmos segmentos voltados à especulação? Ou seja, a raposa cuidaria do galinheiro…Portanto, projetar tal imposto nas condições que o sistema autoriza também é hipócrita e desprovida de uma lógica cuja premissa exigiria um outro sistema com novo status quo.

  2. “que têm sido progressivamente forçadas a vender a sua soberania e se vêem cada vez mais limitadas na sua capacidade de escolha”. Ficaria melhor, bem melhor, assim: forçadas a entregar suas riquezas em troca de uma participação minoritária…
    A relação entre elites privadas e governantes (sejam eles monarcas, republicanos, etc) pouco se altera com o tempo. Basta lembrar do famoso “Quinto”, cuja Coroa portuguesa entregou imensos territórios a grupos privados em troca de uma comissão de 20%, não sobre todo os ganhos, mas sobre o que era possível à própria Coroa monitorar, ou seja, muito pouco…

  3. A Taxa Tobin podia ser aperfeiçoada… para não ser a raposa a cuidar do galinheiro.

  4. Este desenvolvimento terrível dos grandes conglomerados de empresas cosmopolitas privadas tomou conta do mundo.
    Construiu novas fortunas de multimilionários, deixou Estados pobres e fracos, e povos miseráveis.
    Eu sei, mas o que eu gostaria mesmo de saber é se poder-se-ia desmanchar este estado da arte nesta altura do jogo de poder.
    Tenho sérias dúvidas. Acho que é mais fácil até desescalar o jogo militar do que o econômico.
    Se alguém tiver sugestões realizáveis no curto e médio prazo, favor manifestar-se.
    A propósito o artigo do Max desmascara objetivamente uma realidade insuportável.

    Max: não tem uma fase em que o lítio é branco ou fica branco? Se não acontecer o clareamento é porque tenho visto imagens fake, o que sempre é possível.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: