A inutilidade das sanções e o possível suicido europeu – Parte II

Mais uns pormenores acerca das sanções. A simpática Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, numa nova declaração:

Pela primeira vez, a União Europeia financiará a compra e entrega de armas e equipamento para um País sob ataque. É um momento de viragem

Sim, é um momento de viragem: o dinheiro dos contribuintes europeus a partir de hoje financiam directamente a guerra com a adquisição de armas. E nem acaba aqui:

Num movimento sem precedentes, vamos proibir a máquina de meios de comunicação do Kremlin da UE. Russia Today e Sputnik, que são controlados pelo governo, e os meios de comunicação social a eles ligados deixarão de poder espalhar as suas mentiras para justificar a guerra de Putin e criar divisões na UE. Estamos a desenvolver instrumentos para proibir esta desinformação tóxica e nociva na Europa.

Em plena tradição democrática, eis que chega a censura: há espaço apenas para uma versão dos factos, aquela ocidental, pois as outras são todas “mentiras”.

Atingida a partir de agora a Bielorrússia também que, de facto, apoiou a invasão russa:

Parar a exportação de produtos tais como combustíveis minerais, tabaco, madeira, cimento, ferro e aço.

A proibição será alargada “para os sectores em que a Rússia tenha sido sancionada” também:

Todos os bielorussos que apoiam esta guerra serão sancionados.

Uma frase idiota, digna da simpática Ursula. O que significa isso? Que a União Europeia vai distribuir um questionário na Bielorrússia do tipo “Você apoia a invasão da Ucrânia?”. Pensamos de verdade que o Presidente Lukashenko será o primeiro a sofrer por causa destas medidas? Ou será que a crise será paga pelos do costume, nomeadamente os que irão perder o trabalho?

O nosso espaço aéreo será fechado a todos os aviões russos, incluindo os jactos privados dos oligarcas.

Nada a apontar quanto a isso.

Atingir a Bielorrússia era indispensável? Sim. E não.

“Sim” porque, de facto, Lukashenko apoiou a invasão russa de todas as maneiras e a medida é coerente.

“Não” porque, curiosamente, as sanções contra a Bielorrússia chegam no mesmo dia em que foi anunciado que Lukashenko preparou tudo para o encontro de amanhã entre a delegação ucraniana e aquela russa em território bielorrusso, na tentativa de abrir negociações. Assim fica a dúvida: as sanções contra Minsk são consequências disso ou estamos mais uma vez perante a falta de jeito de Bruxelas?

Caso tivessem existido ainda umas dúvidas, fica aqui claro como esta guerra seja um bom negócio tanto para Moscovo quanto para Washington e os mentecaptos de Bruxelas. A União Europeia pela primeira vez tornar-se oficialmente actor no mercado internacional das armas (os produtores americanos agradecem) e aproveita para introduzir a censura mediática e limitar a liberdade de informação dos cidadãos.

Lembram-se de Putin estudante na escola para futuros líderes no World Economic Forum? Ora bem: parece-me que tudo está a proceder segundo os planos.

 

Ipse dixit.

15 Replies to “A inutilidade das sanções e o possível suicido europeu – Parte II”

  1. A última coisa que tinha lido na RT é que os responsáveis pelas armas estratégicas nucleares russas estavam em “high alert” desde este domingo.

    Agora nem pelo thor nem pelo sufixo rt.ru consigo lá voltar…

  2. Meu caro, concordo, é um artigo coerente , diria que é tão bom como a maquiagem da Úrsula , sim porque ela é ainda mais feia do que parece . Mas tal como a maquiagem é apenas uma parte da realidade. A inutilidade da invasão da Ucrânia vai ter um impacto mais profundo na Rússia do que o ricochete das sanções econômicas terá na Europa . E o suicídio político de Putin e de uma Rússia próspera pode estar ao virar da esquina …das muitas esquinas na Ucrânia .
    Tal como em todos os negócios arriscados o que mais tem é o que mais pode perder a Europa ja estava em queda e a Rússia em ascensão, não tenho dúvidas nenhumas que todos vão perder a começar pelos Ucranianos , mas isto não é tanto como começa mas essencialmente como vai acabar e apenas passaram 4 dias.
    Agora, para os acólitos … adoradores e lambe-cus em geral de Adolf Putin , um pequeno conselho .
    Gastem os foguetes agora porque no futuro pode não haver motivos para comemorar, pode ser outro Afeganistão 2.0 . Não o desejo . Desejo que isto acabe agora porque não é justo mandar miúdos de 20 anos matar e morrer numa guerra sem saber o motivo , quando existem eruditos e apoiantes destas ideias de merda que apenas sabem combater atrás de um teclado .

    1. Entretanto a propaganda neste rectângulo à beira-mar prossgue imparável. Hoje a RTP2 passa um episódio sobre o projecto Manathan para insinuar que Oppenheimer nada fez de mal e que Einstein morreu amargurado com a carta que escreveu, afinal a carta é que fora a culpada da chacina de centenas de milhar de pessoas. O mesmo absurdo nos disparates grosseiros sobre Putin, como se fossem insultos, aqui por P. Lopes e escrito também em qualquer pasquim por especialistas que o ano passado não encontrariam a Ucrânia num mapa.

      Julgo ter sido já Platão que disse que quem conta a narrativa manda no mundo. É muito interessante que os processos mentais que assimilam aquela narrativa em alguns de nós devem ser os mesmos que a descartam em outros de nós. Cada vez mais me parece que são as condições iniciais em que somos criados que estabelecem as diferenças de opinião entre P. Lopes e, por exemplo, eu.

      1. E o que são os insultos de P.Lopes comparados com a invasão de um país soberano onde estão a morrer pessoas ? Adolf Putin é insulto mas Zoombiden não é ? Sobre as condições iniciais em que somos criados é difícil dizer, não nos conhecemos mutuamente e as minhas mudaram muito ao longo da vida ao ponto de contrariar algumas. Já sobre as diferenças de opinião , são uma condição da existência humana a capacidade de negociar e navegar entre eles irá ditar o nosso percurso, é um dos meus defeitos ou característica tenho extrema dificuldade em compreender seres humanos que elevam outros seres humanos á condição de semi-deuses em que tudo lhes é desculpado e justificado e em que perante eles o raciocínio crítico se desliga .
        Nada é para sempre , a racionalidade dos líderes políticos também não compreender e desculpar um líder político sem limites é o quê ?
        JJ sente se ofendido ? Magoado talvez ? Reconheço o excesso de linguagem isto deve ser apenas um espaço de debate respeitável . As minhas mais sinceras desculpas.

        1. P. Lopes,

          Eu não me sinto ofendido. Sinto sim como absurda a infantilidade desses pseudo-insultos a Putin. E aqui dou razão a Chaplin, nesta operação miliar não é tema os êxitos ou os falhanços de Vladimir Vladimirovitch Putin, mas sim o plano em execução pelo presidente da Rússia. A comparação com o presidente dos EUA para mim é simples, ambos são actores mas apenas um deles parece conhecer o papel que está a representar.

          Claro, isto tudo ao nível da informação elementar a que temos acesso…!

          1. Meu JJ aprecio os seus comentarios. Existe uma criança em cada um de nós a minha sempre foi traquina , é a minha forma de me expressar antes assim do que fazer comentários a aplaudir invasões militares porque isso não é infantilidade …É doença mental . Posso até compreender, mas nunca aplaudir.

  3. Os acólitos de Davos desempenham o seu papel. Rasga-se a ordem do “velho” mundo.
    Até onde irão escalar a situação? Cortina de Ferro 2.0 ou algo pior?
    Do lado de cá ou do lado de lá, os preceitos do futuro controle sobre os povos assemelham-se.
    Os “reis” jogam e usam seus “peões” a seu belo prazer, para os fins planeados.
    Estes, doutrinados uma vez mais, aplaudem a sua subjugação ao rumo estipulado.

    Repetir-se-á a história dos povos europeus, mais antiga ou mais recente, pois os que não a quiseram ou a rejeitaram, rumaram a outras paragens. Aqui na velha Europa, os povos esquecem rapidamente ou convenientemente a sua história e por isso a repetem uma e outra vez. Talvez só mesmo a total e absoluta derrocada das sociedades europeias leve a contenção da arrogância das suas gentes. Talvez… se o “cancro” no seu seio poder ser eliminado.

    Sei para onde vais velha Europa, andas em círculo e assim voltas para donde viestes.

  4. Retiramos o uso de armas nucleares da equação, como ponto de partida, uma vez que se forem utilizadas, é o fim da humanidade.
    Dito isto, eu pergunto:

    Alguém no planeta consegue impedir a Rússia de obter as exigências apresentadas aos USA, relativas à sua segurança?
    Não, pois não?

    Então, (digo eu), o melhor seria, em vez de perder tempo (e vidas), sentarem-se para negociar, desta vez a sério e arrumar a questão.
    Quanto mais a ordem estabelecida se recusar a passar o testemunho a quem vem a seguir, pior será a surpresa.
    Se alguém ainda tem dúvidas que isto é a sério e que a Rússia irá levar isto até as últimas consequências, vai ter uma surpresa muito desagradável.

    Não estou com isto tudo a dizer que me agrada e muito menos que concordo ou que seja uma coisa boa.
    Limito-me as constatar factos

  5. Mais uma notícia importante:
    A RT anuncia que o banco central russo perdeu a possibilidade de controlar a queda da moeda pois foram congelados as reservas em moeda estrangeira na UE e nos EUA.
    Cada vez mais me parece que daqui a poucas semanas a Rússia sai da Ucrânia e ataca a Lituânia. Aí sim os EUA farão um acordo muito vantajoso para eles e que será um desastre para a UE, pois seremos forçados a pagar mais uma boa porção da conta que o complexo militar industrial exige do senado americano todos os anos.

  6. JJ, Alfbber, Chaplin, Bandido: aprecio os comentários, e agradeço .
    Mas a dona Úrsula esqueceu de censurar a RT. Tenho alcançado um pouco de verdade pela RT em espanhol.
    Curiosamente vários alternativos brasileiros estão fazendo análises interessantes : Rui Pimenta e até convidados na TV 247. Entre eles cito a revista Forum que publicou sobre o assunto que somente a Ucrânia e os EUA votaram contra a resolução da ONU de combate ao nazismo. Ora vejam só este mundinho !!
    Os ossos de Hitler devem estar se extasiando ao som de Wagner. Acho que eles escolheriam as Valquírias neste momento.
    Daqui uns meses aquele livrinho escrito por ele vira livro de bolso para ler-se nos metrôs europeus, e às vistas do público em geral. Inacreditável!!

    1. Oi Maria! Vivemos uma overdose dle manipulação de narrativas cfe o assunto e o país. Para exemplificar só precisa-se acessar um conteúdo no google que possa desdobrar algum incômodo no establishment, e verifica-se várias versões que limitam mais ou menos o respectivo entendimento.

  7. A cobertura mediática no ocidente da situação na Ucrânia é um deja vu.

    Covid Redux
    Fear Porn 2.0

    Histeria total, 100% de apelo à emoção e zero objectividade.
    Metade das vezes a histeria é de tal ordem, a roçar o desespero que eu acabo a rir.

    É triste mas é verdade!

  8. Desconsiderem o parágrafo que começa com A dona Ursula. Desculpem me. Estava lendo uma informação que dá conta de senhoras vestidas a rigor posando com rifles. na Ucrânia. É tanta loucura que até me atrapalho.

  9. Combate a hipocrisia europeia, diz o óbvio:
    —> ASSINEM O MAIS ELEMENTAR TRATADO DE PAZ!
    .
    Pois: o europeu-do-sistema não está interessado no mais elementar dos tratados de paz:
    – um tratado de paz que combata o MAIS VELHO DISCURSO DE ÓDIO DA HISTÓRIA -> o ódio tiques-dos-impérios: o ódio a povos autóctones dotados da Liberdade de ter o seu espaço e prosperar ao seu ritmo.
    .
    Para o europeu-do-sistema roubar/saquear territórios a povos autóctones é uma herança universalista/multiculturalista (veja-se o que aconteceu na América do Norte, na América do Sul, etc).
    Mais:
    – quando se fala na devolução de territórios a povos autóctones (que foram impedidos de ter tempo de prosperar ao seu ritmo)… o europeu-do-sistema quer que essa devolução seja considerada ‘racismo’.
    .
    .
    O vizinho de Putin (vulgo Ocidente XX-XXI) é pessoal muito, mas muito, pior que ele.
    .
    Europeu-do-sistema XX-XXI: boys e girls que:
    – INSTIGAM GUERRAS, INSTIGAM SUBDESENVOLVIMENTO… E… PROCURAM INSTITUIR ÓDIO, SENTIMENTO DE CULPA, CONTRA OS IDENTITÁRIOS AUTÓCTONES que reinvidicam a Liberdade de ter o seu espaço e prosperar ao seu ritmo.
    [e instigam o cerco a Vladimir Putin por países da NATO: boys e girls a aguçar o dente às riquezas da Russia]
    .
    .
    Putin deveria ter feito uma ofensiva diplomática:
    -> os líderes do europeu-do-sistema XX-XXI (Merkel, Sarkozy, etc) deveriam ser JULGADOS POR CRIMES CONTRA A HUMANIDADE.
    [estiveram em conluio, quer com a destruição de economias, quer com o massacre de milhões de pessoas]
    .
    .
    Exemplo 1:
    – Merkel (etc) bloqueiam a investigação à forma como chegam armas a ‘grupos rebeldes’ que… não possuem fábricas de armamento!
    .
    Merkel (etc) estão preocupados é em acusar de ”’RACISTAS”’/xenófobos os Identitários separatistas que dizem o óbvio:
    – «a recepção de refugiados faź parte do negócio… os países aonde são produzidas as armas utilizadas pelos ‘grupos rebeldes’ é que têm de pagar a ajuda aos refugiados».
    .
    [É isso: a máfia do armamento fornece armas a ‘grupos rebeldes’ (sim: os ‘grupos rebeldes’ não possuem fábricas de armamento!) para lucrar, não apenas com a venda de armas, mas também com o acesso a recursos naturais de baixo custo (petróleo, etc)… e mais, refugiados são deslocados para locais aonde existem investimentos interessados em negócios de abundância de mão-de-obra servil].
    .
    .
    Exemplo 2:
    O europeu-do-sistema XX-XXI (procurando ter acesso a uma panóplia de fornecedores de abundância de mão-de-obra servil) bloqueia a introdução da Taxa-Tobin.
    .
    Pois: o europeu-do-sistema está preocupado é em acusar de ‘RACISTAS’/xenófobos os Identitários separatistas que dizem o óbvio:
    – «num planeta aonde mais de 80% da riqueza está nas mãos dos mais ricos, que representam apenas 1% da população, quem deve pagar a aos povos mais pobres é a Taxa-Tobin, e não a degradação das condições de trabalho da mão-de-obra servil de outros povos».
    .
    .
    .
    O ‘problema’ do europeu-do-sistema XX-XXI não é Identidade… mas sim, cidadanismo de Roma (dispôr de um território de saque).
    .
    O cidadanismo de Roma tem duas vertentes:
    1- ódio tiques-dos-impérios…
    2- projectar uma economia de índole esclavagista:
    – uma economia com o pressuposto da existência de outros como fornecedores abundância de mão-de-obra servil..
    .
    .
    .
    .
    Separatismo Identitário na Europa:
    – NA ORIGEM DA NACIONALIDADE ESTEVE O IDEAL DE LIBERDADE IDENTITÁRIO (“ter o seu espaço, prosperar ao seu ritmo”)… não foi… o cidadanismo de Roma.
    .
    .
    .
    SEPARATISMO-50-50
    —» Todos Diferentes, Todos Iguais… isto é: todas as Identidades Autóctones devem possuir o Direito de ter o SEU espaço no planeta -» INCLUSIVE as de rendimento demográfico mais baixo, INCLUSIVE as economicamente menos rentáveis.
    .
    .
    .
    P.S
    Os ‘globalization-lovers’, UE-lovers, etc, que fiquem na sua… desde que respeitem os Direitos dos outros… e vice-versa.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: