Linux: Easy Linux Tips Project, a dica

Após ter recebido de volta o computador doentio, num dos discos reinstalei Linux Mint: não sou grande adepto das derivadas de Ubuntu, mas admito que Mint proporcionou uma estabilidade acima do normal, extrema reactividade e uns gastos comedidos. Falo aqui da clássica versão Xfce: a Cinnamon é relativamente mais pesada e a Mate me deixa indiferente.

Uma vez efectuada a reinstalação, procurei eventuais novidades na internet e deparei-me com um sito deveras útil dedicado às distros Mint e Ubuntu: Easy Linux Tips Project. Talvez já conheçam, talvez não. No caso, é uma publicação (infelizmente apenas em inglês) que reúne uma série de dicas para optimizar as instalações principais como também os programas mais difundidos (como Firefox, Libre Office, etc.).

Que fique claro: não há nada de revolucionário, são coisas já conhecidas e que é possível encontrar em centenas de fóruns. Mas ter (quase) tudo reunido numa única publicação, ainda por cima muito clara e bem concebida, é algo que pode dar sempre jeito. Isso sem esquecer que muitas das dicas podem ser aplicadas na maior parte das derivadas Ubuntu.

Em destaque, por exemplo, o hardening e o tweaking de Firefox: apliquei quase todas as dicas e, além de ter um programa um pouco mais “privado”, agora o navegador corre como uma lebre sem nenhum efeito colateral.

Easy Linux Tips Project está actualizado ao mês de Janeiro de 2022.

 

Ipse dixit.

4 Replies to “Linux: Easy Linux Tips Project, a dica”

  1. Nossa, que surpresa, este eu nao conhecia. Ovrigado Max.

    A propósito, das instalaçoes linux o que eu mais me adaptei foi a Mint, importante manter a kernel atualizada segue o repositorio oficia https://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/?C=M;O=D

    uname -r para saber em qual seus sistema se encontra. Aconselho e estar com a versao estável mais recente, porém eu particularmente uso as RC.

  2. No momento em que é feita a ligação a rede a Privacidade é coisa que só existe nos filmes!
    Mas se quiser dificultar, site com bastante informação: https://privacysavvy.com/security/safe-browsing/firefox-privacy-security-ultimate-guide/
    Quanto ao azar do Max com o disco, deviamos lembrar que um disco é a peça mais sensível num computador, por vezes basta um simples corte de electricidade para fazer a catástrofe.
    É por isso que quando compro um disco, por exemplo de 1TB, compro sempre 2 de metade da capacidade (500GB + 500GB), usando o segundo para cópia do primeiro, seja por clonar para uma imagem (ficheiro) ou por RAID Mirroring. Um programa para clonar, em 3 cliques é o Redo Backup, simples e muito útil.
    Também útil para quem usa linux, porque são tantas as opções, muitas vezes pequenas pérolas ficam esquecidas:
    Albert Laucher (isto facilida tudo), Timeshift, Luck Backup, Gis Weather, Conky (+Gothan), cinnamon sticky notes, Florence Virtual Keyboard, Firejail (Security Sandbox), GDmap, VeraCrypt (encriptação para Pendrive), Stacer, Flameshot, BeeBeep (Lan Chat), Cairo Dock
    E para aumentar a velocidade de arranque pesquisar: systemd-analyze

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: