Cazaquistão: para que nada mude…

Tentar entender a situação no Cazaquistão não simples: porque aquele não é propriamente um País “normal”.

Para já parece ter sido reestabelecida a calma após a tentativa de golpe, mas é uma calma aparente: os bastidores estão empenhados numa dura luta pelo poder e o País está a sofrer uma purga política. Apenas uma consequência do tentado golpe? Não parece. E talvez seja o caso de voltar a ver o que aconteceu, porque está a ganhar força a ideia duma peça provavelmente preparada com bastante antecedência, muito bem organizada e com uma coordenação militar que, ocupando simultaneamente estradas, ligações ferroviárias e o aeroporto internacional da capital, consegui cortar os abastecimentos às forças de segurança fieis ao agora ex-Presidente Nazarbayev.

Lembramos: enquanto o mundo assistia estupefacto, Nazarbayev (que governou o País de 1989 a 2019) era afastado do seu cargo de chefe do Conselho de Segurança Nacional, sendo substituído pelo Presidente Tokayev. Provavelmente Nazarbayev já não era capaz de liderar o País, que está a atravessar uma grave crise, e esta pode ter sido uma das razões para a sua remoção. Ao mesmo tempo, o clã de ex-Presidente já andava preocupado por causa da idade avançada e dos problemas de saúde que afligiam o homem.

Podemos assumir umas negociações para a passagem do poder entre Nazarbayev e Tokayev? Não sabemos. E nem interessa agora porque tudo chegou a um ponto crítico quando foi removido o subsídio do gás e os protestos materializaram-se de repente. Tal acontecimento foi aproveitado para criar um golpe por parte de militantes principalmente islamistas, que obviamente tiveram a ajuda dos serviços secretos do Cazaquistão. “Obviamente” porque alguns dias depois tudo indicava que os golpistas tinham tido o apoio dos círculos mais exclusivos do Cazaquistão: o chefe dos serviços secretos foi preso por traição e um dos seus generais suicidou-se.

Tudo feito? Nem por isso. Tokayev sabia que não podia confiar em ninguém e que os golpistas nas ruas tinham de ter apoio no aparelho de segurança do Cazaquistão. Este foi o momento em que abordou a CSTO com um pedido de envio de forças para a “manutenção da paz”. Quando a CSTO aceitou, as forças armadas da aliança desembarcaram no Cazaquistão e, em poucos dias, a calma regressou. Desde então, Tokayev tem estado ocupado a nomear um novo governo e a remodelar o aparelho de segurança.

De momento não há relatórios oficiais sobre como e se outros Países estiveram envolvidos no golpe; há apenas afirmações de carácter geral, nada de provas. Uma “ajudinha” ocidental? E por qual razão descartar a ideia? Mas, como já afirmado num artigo anterior, o Ocidente não tem no Cazaquistão (70% de islâmicos) forças suficientes para criar uma nova Ucrânia. Ao mesmo tempo, na maior parte dos casos as críticas foram dirigidas contra a intervenção da CSTO e as suas forças, quase ignorando os protagonistas internos. Também no Ocidente, todos estavam preocupados com uma ocupação permanente do Cazaquistão por parte da Rússia, mas os militares já estão a retirar-se completamente.

Os problema do Cazaquistão vêm de longe: o poder sempre foi gerido por clãs e famílias muito poderosas, apenas o topo mudou, a dinâmica parece permanecer a mesma. Mas vamos ver um resumo dos acontecimentos durante o último mês.

Cronologia

  • 2-4 de Janeiro: Há vários dias que as pessoas protestam nas ruas, zangadas com os preços elevados do gás;
  • 5 de Janeiro2: pelo menos uma centena de manifestantes invadem o edifício municipal em Almaty e ocupam o gabinete do Presidente da Câmara. De acordo com a agência noticiosa russa Tass, os manifestantes também iniciaram um incêndio no interior do edifício. A polícia tentou, sem sucesso, parar a investida da multidão, mesmo usando granadas de atordoamento e gás lacrimogéneo;
  • 5 de Janeiro: Na cidade ocidental de Aktobe, as forças de segurança também tiveram de intervir com canhões de água;
  • 5 de Janeiro: o Presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokajev, anuncia na televisão que pretende agir da forma mais dura possível “para proteger a paz e a segurança dos cidadãos”. Depois de declarar o estado de emergência entre os dias 5 e 19 de Janeiro (e um recolher obrigatório nocturno) em Amalty e na região de Mangystau, ordena um apagão na internet a nível nacional.
  • 6 de Janeiro: Os protestos aumentam com violência em Almaty. A polícia fala de 13 agentes mortos, alguns decapitados, e numerosas baixas civis. Os manifestantes assumiram o controlo do aeroporto, que já não é governado pelas autoridades. A TASS falou de edifícios governamentais cercados e sitiados por manifestantes. Dois hospitais foram também ocupados.
  • 6 de Janeiro: a Organização do Tratado de Segurança Colectiva (CSTO). liderada pela Rússia e composta também por Arménia, Bielorrússia, Cazaquistão e Tajiquistão, decidiu enviar um contingente de militares para restabelecer a paz no País em resposta a um apelo do Presidente Kassym-Jomart Tokayev;
  • 6 de Janeiro: os paraquedistas russos chegam ao Cazaquistão;
  • 6 de Janeiro: o governo repõe os limites dos preços dos combustíveis no nível anterior aos protestos: a medida terá validade de seis meses.
  • 7 de Janeiro: o Cazaquistão enfrenta ataques de combatentes e terroristas bem armados e treinados, tanto locais como estrangeiros, que devem ser eliminados. Isto foi quanto declarado pelo Presidente Tokayev durante o seu discurso à nação.
  • 7 de Janeiro: 4.404 pessoas foram presas até a data.
  • 8 de Janeiro: as autoridades prendem por alta traição o antigo chefe de segurança Karim Masimov, um aliado próximo do ex-presidente Nazarbayev. O número dos detidos aumenta para 5.800.
  • 9 de Janeiro: Segundo estimativas oficiais do Ministério da Saúde do Cazaquistão, 164 pessoas morreram desde o início dos protestos;
  • 10 de Janeiro: a China anunciou estar pronta a reforçar a cooperação “policial e de segurança” com o vizinho Cazaquistão, com o objectivo de apoiar o País na luta contra as “forças externas”, acusadas pelas autoridades cazaques de estarem por detrás da “tentativa de golpe”.
  • 13 de Janeiro: a situação torna-se novamente parcialmente estável após dezenas de mortes, centenas de feridos e milhares de detenções. Os russos começam a deixar o País.
  • 19 de Janeiro: o Cazaquistão sofreu um ataque por “grupos terroristas bem treinados e coordenados”, mas a situação está agora sob controlo e o governo escolhido pelo Presidente Tokayev está a trabalhar “num novo contrato social para um novo Cazaquistão”. Isto foi dito pelo embaixador em Roma, Yerbolat Sembayev, durante uma reunião com a imprensa sobre a crise que atingiu o País.
  • 19 de Janeiro: as forças de segurança do Cazaquistão bloquearam ruas e praças no centro de Almaty, na sequência de relatos de prováveis novas manifestações promovidas pela Escolha Democrática do Cazaquistão, um grupo da oposição.

Toqaev exigiu a implementação duma imagem de transparência e no Sábado deu instruções para que seja estabelecido o número das vítimas até hoje: de acordo com o número oficial, 225 pessoas morreram, incluindo 19 polícias e agentes de segurança.

Entretanto, há uma semana está em função o novo governo é chefiado por Alikhan Smailov, de 49 anos de idade, antigo Ministro das Finanças e já vice-de Askar Mamin, o Primeiro-Ministro que foi afastado a 5 de Janeiro. Mas a remodelação foi pesada: mudaram as pastas de Informação, Justiça, Saúde, Indústria, Economia, Cultura, Finanças e Energia.

Nazarbayev…

Nursultan Nazarbayev

O novo governo foi nomeado por Toqaev e ratificado pelo parlamento no dia 11 de Janeiro. Este foi um dia-chave também porque o Presidente, sem desviar a atenção dos alegados “terroristas externos”, deu a entender que também existem inimigos internos, com explícitas referências a Nazarbayev: “Sob o antigo Presidente do País surgiram empresas muito lucrativas e uma camada de pessoas que são ricas até pelos padrões internacionais”, disse Toqayev: “o governo deve examinar estas empresas para definir a sua contribuição para o fundo para o povo do Cazaquistão”.

Sempre durante a semana passada, dois dos genros de Nazarbayev deixaram cargos em importantes empresas estatais: Kairat Sharipbaev, marido da filha mais velha Darigha Nazarbayeva, renunciou ao cargo de administrador da QazaqGaz; Dimash Dosanov, marido da mais nova Aliya Nazarbayeva, já não é administrador da KazTransOil (que, sozinha, trata de 56% do petróleo explorado no País) Em vez disso, uma empresa ligada à Aliya volta a estar sob controlo estatal.

Muitos membros do clã decidiram deixar o País. Entre eles está Bolat Nazarbayev, irmão do antigo Presidente, que terá entrado no Quirguizistão de carro na madrugada de 6 de Janeiro e depois embarcou num voo para o Dubai. Em geral, houve um tráfego invulgar de jactos privados dentro e fora do Cazaquistão durante os dias mais quentes da revolta, sugerindo que muitos notáveis perto de Nazarbayev tenham abandonado o País.

A figura de Nazarbayev sempre foi muito controversa, com um número crescente de acusações de corrupção e favoritismo. Islâmico, antes comunista depois amigo de Boris Teltsin, Gorbachev e Putin, segundo o The New Yorker, em 1999, Nazarbayev era o dono duma conta bancária suíça com 85.000.000 Dólares, dinheiro maioritariamente transferido a partir duma conta ligada a James Giffen, homem de negócio norte-americano que conseguiu “importar” para o interior da antiga URSS empresas como Nabisco, Chevron, Kodak ou Johnson & Johnson. Posteriormente, o jornal de oposição Respublika noticiou em 2002 que Nazarbayev era dono dum tesouro pessoal de 1.000.000.000 de Dólares, fruto de receitas petrolíferas: a carcaça decapitada de um cão foi deixada à porta dos escritórios do jornal com uma leitura de aviso: “Não haverá uma próxima vez”; a cabeça dum outro cão apareceu mais tarde à porta do apartamento da editora Irina Petrushova, com uma com a mesma ameaça.

Em Dezembro de 2020, foram identificados pelo menos 785 milhões de Dólares em compras imobiliárias por parte de membros da família da Nazarbaev ao longo de um período de 20 anos, entre as quais um punhado de propriedades nos Estados Unidos.

Como é que Nazarbayev conseguiu evitar problemas com a justiça durante este tempo todo? Corrupção, distribuições de favores e amizades “suspeitas” foram o corolário ao controle ditatorial do Cazaquistão por parte do ex-Presidente.

…e Toqayev

Kassym-Jomart Tokayev

Com o presidente Toqayev o País está a mudar de página? Não propriamente. O actual Presidente da Republica não é uma cara nova: em 1999 tinha sido Nazarbayev a nomeá-lo Primeiro Ministro (até 2002), Secretário de Estado (2002-2003) depois foi Ministro dos Negócios Estrangeiros (2002-2007) e Presidente do Senado (2007-2011 e 2013-2019).

Pelo que, Toqayev conhece muito bem o poder, não desde hoje e não apenas aquele nacional, tendo servido também como Subsecretário-Geral, Director-Geral do Escritório das Nações Unidas em Genebra e Representante Pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Conferência sobre Desarmamento.

Há até quem diga que Toqayev organizou o golpe mesmo para travar a rápida implementação de reformas democráticas.

 

Ipse dixit.

6 Replies to “Cazaquistão: para que nada mude…”

  1. Meu caro Max , tomei a liberdade de retitar algumas frases mais emblemáticas:
    ” tentativa de golpe … peça provavelmente preparada com bastante antecedência muito bem organizada e com uma coordenação militar… um golpe por parte de militantes principalmente islamistas, que obviamente tiveram a ajuda dos serviços secretos do Cazaquistão… …
    Acontece que para alem das alarvidades do Toqayev não vi nenhuma evidência destes pressupostos , e o que ele diz está longe de ter alguma credibilidade uma vez que Toqayev pertence ao vasto grupo daqueles que de cada vez que falam verdade lhes cai um braço e pelo que vejo Toqayev ainda ostenta os 2.
    Portanto o artigo não só não traz nada de novo como parece apenas reforçar a teoria da cabala internacional contra o gentil governo do Cazaquistão …
    Por parte de quem ? Reptilianos ? O texto parece saído dos delírios de Pepe Escobar ou outro alucinado semelhante …
    O blog até é um bom blog … mas não havia necessidade … hmmm ?

    1. Olá P.Lopes!

      Desta vez não entendo a crítica. Não que não concorde, é que não entendo mesmo o sentido.

      “Portanto o artigo não só não traz nada de novo como parece apenas reforçar a teoria da cabala internacional”: é exactamente o contrário.
      Última frase do artigo: “Há até quem diga que Toqayev organizou o golpe mesmo para travar a rápida implementação de reformas democráticas.” Mais claro do que isso acho ser bastante difícil.

      Ou era apenas um teste para ver se leio os comentários? 🙂

      1. O sentido do texto é constantemente suportado por afirmações tendenciosas de Toqayev sem que o oposto destas ideias seja claramente contestado por factos ou que seja realçada a inexistência de factos que suportem essas ideias, foi esta a sensação final que retirei do texto. Obviamente estou pronto para aceitar que se tratou de um erro de interpretação da minha parte , esse erro pode ter surgido do facto de suspeitar de tudo o que repete ideias ou afirmações de alguém que não reconheço como minimamente isento o que me deixa sensação de que existe a tentativa de fazer passar como que uma mensagem subliminar ou uma mera repetição para preparar o caminho para a aceitação de uma ideia .Voltei a ler o texto e sinceramente acho que poderia ter sido melhor explicado . Mas repito , aceito que se tenha tratado de um erro de interpretação da minha parte .Porém é também para compreender melhor o tema que temos os comentários.

  2. Olá Max e Lopes:
    Acho que o título já esclarece a intensão do texto.
    Lopes, tu estás querendo que o Max se torne repórter no campo dos acontecimentos? Daí ele talvez pudesse espremer mais alguma coisa, por exemplo: e o povo comum do Cazaquistão, como está vivendo ou sobrevivendo?
    De resto, tudo que se consegue extrair da imprensa a favor e contra está aí
    Quando resolvo acompanhar um acontecimento me debruço sobre tudo que esteja disponível a quem está na frente de um computador. Eu faço isso de vez em quando, o Max faz todos os dias, além de expor seu pensamento a respeito.
    Sugiro que faças um artigo e mande para a gente. Não é bobagem não. Estou falando sinceramente. Apesar de seres ranzinza, és um sujeito inteligente. Porque não? Eu não deixaria de ler com prazer.

    1. Maria , mas eu já fiz artigos para o Blog , e tu já fizeste ? Muito haveria para falar sobre o Cazaquistão mas não estou a criticar o trabalho de pesquisa do Max critiquei a forma de expor os acontecimentos porque não me pareceu bem sintetizada mas tambem bem deixei claro que poderia estar errado na minha interpretação , parece me …salvo melhor opinião que se tratou de um diálogo construtivo. Mas já que voltamos a falar do assunto gostaria ainda de criticar os 2 artigos sobre o Cazaquistão e ainda criticar os comentadores do Blog porque sendo este um blog de pensamento alternativo lamento que mais ninguém tenha reconhecido que a revolta foi essencialmente espontânea por parte do povo , negar ou negligenciar esse facto é um mau serviço prestado ao pensamento alternativo , atenção que crítico mas com uma intenção construtiva e com um convite ao debate. Agradeço o elogio sobre ser ranzinza … obrigado , não esperava tanto . Sobre um potencial artigo meu talvez gostarias talvez se eu fizesse um esforço para não falar do PCC… mas eu posso tentar .

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: