Covid: o Reino Unido volta à normalidade

…e assim o Reino Unido torna à normalidade. A partir de Quarta-feira 26 de Janeiro, as medidas anti-vírus introduzidas para combater a variante Omicron deixarão de estar em vigor em todo o País. Como tinha antecipado na manhã de ontem o diário The Times, o Primeiro-Ministro Boris Johnson anunciou a decisão aos deputados da Câmara dos Comuns, confirmando que a emergência já terminou (o vídeo da conferência de Johnson está disponível no Canal Telegram de I.I., cortesia de Krowler)

Deixará de ser obrigatório usar uma máscara facial nos transportes públicos e nas lojas no Reino Unido, bem como será abandonada a recomendação às empresas para encorajarem o tele-trabalho. Apagado também o Green Pass, que foi introduzido no Reino Unido numa versão muito menos opressiva do que em outras realidades.

Além disso, Johnson está a preparar um plano para reduzir a rede de centros de teste, depois do Tesouro ter pedido uma poupança de 10 mil milhões de Libras. Espera-se que as instalações sejam encerradas já na próxima Primavera, uma decisão tomada após o Ministro da Saúde, Sajid Javid, ter prometido publicamente uma substancial redução.

Segundo o governo, os números das últimas semanas são “encorajadores: os casos estão a começar a diminuir mesmo que a pandemia não tenha terminado”. Nas últimas horas, a Grã-Bretanha registou 94.432 infecções, caindo abaixo das 100.000 infecções diárias pela primeira vez desde 23 de Dezembro. Segundo o Professor Robert Dingwall, membro da Comissão de Vacinas e Imunizações (Jcvi) do Governo, “o plano é remover todas as restrições, incluindo os passes”. Contudo, a zaragatoa negativa poderia permanecer para alguns casos particulares, bem como a utilização de máscaras: uma recomendação, não uma obrigação”. Além disso está em curso um debate acerca da obrigatoriedade da vacina no caso dos operadores sanitários.

Numa entrevista ao Il Fatto Quotidiano, Dingwall explica:

A Covid será comparável em gravidade à gripe: muito poucos necessitarão de tratamento hospitalar, a menos que estejam em risco. Os países europeus irão provavelmente avançar a ritmos diferentes, dependendo do nível de medo e ansiedade das suas populações, dos riscos considerados toleráveis e do impacto económico. Países com uma elevada vocação turística penso que se moverão mais rapidamente. Eu poderia viajar para Itália, por exemplo, mas será que o faria se as minhas férias fossem afectadas pelas actuais restrições?

Finalmente, Dingwall explica porque é que o Reino Unido aboliu o passe vacinal:

Os passes não transmitem qualquer informação útil. A vacina é mais uma questão de protecção pessoal do que de protecção comunitária. Uma discoteca cheia de pessoas vacinadas ainda pode ser um lugar para espalhar o vírus. […] É interessante olhar para o caso holandês, onde o bloqueio parece ter conseguido pouco ou nada em termos de contenção da infecção Omicron. É uma pena que, após quase dois anos, ainda não tenhamos uma indicação clara sobre quais as intervenções que fazem a diferença.

Se a narrativa dos que têm medo da Covid está certa, nas próximas semanas haverá no Reino Unido um autentico massacre: infecções que disparam, unidades intensivas lotadas, uma vaga aterradora de mortes. Para fazer uma comparação, pegamos no caso de Portugal, um País onde (segundo as fontes oficiais) 90% dos cidadãos está completamente vacinado e outro 3.6% recebeu pelo menos uma dose. Diário Público de ontem:

Covid-19 em Portugal: 33 mortes e mais de 52 mil casos, um novo máximo
Há agora 1959 doentes com covid-19 nos hospitais, 153 destes nos cuidados intensivos.

Só podemos imaginar a catástrofe que irá atingir o Reino Unido… Mas se catástrofe não será? Então o que dizer da atitude daqueles governos que, tal como Portugal ou Italia que continuam a recomendar ou até exigir as medidas de contenção, máscaras, green pass?

Se a catástrofe irá atingir o Reino Unido, então Boris Johnson será justamente julgado pelo hediondo crime contra os seus concidadãos. Mas sem catástrofe? Quem julgará aqueles governantes que continuam a constringir inteiros Países?

 

Ipse dixit.

4 Replies to “Covid: o Reino Unido volta à normalidade”

  1. Quando maior a dependência (dívida), maior a obediência. Davos é BCE, RIIA é BoE… há diferenças.
    Estado obediente é estado subserviente e após o descalabro, vender-se-á barato… será privatizado.
    Itália lidera esse fraco bando de gente fútil, que se acotovelam para o posto cimeiro do melhor idiota útil.

    É só acenar e sorrir, acenar e sorrir… até chorar (sniff, sniff).

  2. Estou na expectativa do que vem a seguir…promete.
    No período pré-COVID a gripe era conviva expectável e comum e encarada benignamente. Chegado o inverno, era como ave migratoria, de alguma forma, todos iriam ter a sua companhia. Sendo profissional de saude, era impensável faltar ao trabalho só por ter gripe. Podiamos estar com um febrão, tosse , expectoração , dores musculares…mas faltar, era indiciar perfil ardiloso e preguiçoso. Ninguem usava máscara nem EPIs.Trabalhei 10 anos num SUG e a gripe colhia regularmente as suas vitimas. Num hospital que atende cerca de 400 000 mil habitantes, era comum entre os meses de Novembro a Março uma média entre 800 a 1200 de mortes. Considero incrível a manipulação informativa de religiosamente se informar a média diária de mortes para aproximadamente 12 milhões de habitantes: 20? 30? 40? …Mas a morte surgiu com o COVID? E qual é o volume de mortes por outras doenças? Sejam agudas como o AVC e o EAM, sejam as crónicas DPOC, Cancro, doenças degenerativas, diabetes…
    O COVID na sua fase inicial foi agressivo e levou à ruptura das UCIs…mas porque já estavamos em situação de ruptura. Gastam-se milhões em testes, EPIs, confinam-se pessoas sem qualquer lógica ou coerência, condiciona-se a economia e a vida de milhares de pessoas. Criaram um Certificado que não serve rigorosamente para nada e colocaram toda a população em neurose colectiva a caminho da paranoia.
    Portanto, estou muito curiosa com o que vai acontecer no Reino Unido.
    Também estou muito curiosa se Portugal irá avançar ou não, para a quarta dose da vacina.

  3. Olá Max e todos:
    Até que enfim, Max, uma boa notícia!! Acabou a tragédia na Inglaterra; as pessoas voltarão a ter gripe!
    Hoje mesmo ia dar a boa notícia com relação à Bolívia; neste país indígena da América do Sul acabou o fraude: sem máscara, sem prisão domiciliar, sem constrangimentos para frequentar qualquer lugar público, sem passaporte da estupidez.
    Parece que os governos destes países começam a estar preocupados com a bancarrota. Estão preferindo o antigo normal. Não sei se há tempo para ajeitar a economia e não sei como reagirão os cidadãos viciados em vacina, nem como se situarão as instituições e os privados que mais ganham com o medo e o caos.
    Por outro lado, morre uma criança com 6 anos por causas não determinadas após a vacina, aqui na terra brasilis. E na terrinha (Portugal), morre uma criança com 10anos, com problemas coronários, uma semana após a picada.
    Enquanto isso nos EUA um pai entra na justiça para garantir a vacina no filho menor de 5 anos. Cada pai e cada mãe neste mundo, que talvez fosse melhor ser órfão!

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: