Site icon

O povo escolheu: viva Telegram! (update!)

Muito bem, um par de dias de sondagem já deram uma clara indicação: a maioria dos Leitores quer Instagram. Ou era Telegram? Sempre em “-gram” acaba…

Como antecipado, nada de chat aqui nas páginas de I. I.: vou pôr (na coluna de direita) um botão para fazer login no Canal I.I. de Telegram e aproveito para lembrar ao gentil público que não sei utilizar tal aplicação, pois com Nós Cidadãos costuma-se utilizar um canal WhatsApp. Mas acho que o funcionamento será parecido, vou informar-me.

Acerca das indicações fornecidas através da sondagem, parece muito interessante Element, open source e protocolo Matrix, enquanto não conheço XMPP: a licença utilizada (open standard) é demasiado vaga e reúne tanto free software como open source software (e, de facto, XMPP utiliza os dois), que são duas coisas bem diferentes. Pelo que, a dúvida não é tanto acerca da segurança das comunicações quanto acerca do que houver “dento” do XMPP. Mas é apenas uma observação pois, repito, não conhecendo o programa posso muito bem estar enganado.

Para os utilizadores WhatsApp (dos quais, como disse, infelizmente faço parte por uma escolha não minha): atenção porque a aplicação, além de ter tido problemas de segurança no passado (pelo menos até ter implementado a criptografia end-to-end), em Maio de 2021 alterou a sua política de privacidade, criando mal-estar entre os utilizadores. De acordo com a nova política de privacidade da WhatsApp, a aplicação de mensagens instantâneas partilha os dados dos utilizadores com a sua empresa-mãe Facebook. O que não é nada simpático.

Se não quiserem utilizar Telegram, podem escolher entre alternativas (razoavelmente) um pouco mais “privadas” do que WhatsApp, algumas das quais são (em ordem alfabética):

E agora: vamos abrir o Canal Telegram. E obrigado por participarem na sondagem!

Update!

O canal existe e deveria ser possível encontra-lo na barra de pesquisa interna do Telegram. Nome? Informação Incorrecta. Não será muito original mas é apropriado.

Mais simples ainda: aqui à direita está o botão, segui as instrucções todas e…não perguntem como mas funciona!

Pelo que, temos um canal Telegram. Alegria! E inscrevam-se, obrigado!

Krowler já inscreveu-se… nem tinha publicado nada aqui no blog e já tinha encontrado o Canal 🙂

 

Ipse dixit.