O povo escolheu: viva Telegram! (update!)

Muito bem, um par de dias de sondagem já deram uma clara indicação: a maioria dos Leitores quer Instagram. Ou era Telegram? Sempre em “-gram” acaba…

Como antecipado, nada de chat aqui nas páginas de I. I.: vou pôr (na coluna de direita) um botão para fazer login no Canal I.I. de Telegram e aproveito para lembrar ao gentil público que não sei utilizar tal aplicação, pois com Nós Cidadãos costuma-se utilizar um canal WhatsApp. Mas acho que o funcionamento será parecido, vou informar-me.

Acerca das indicações fornecidas através da sondagem, parece muito interessante Element, open source e protocolo Matrix, enquanto não conheço XMPP: a licença utilizada (open standard) é demasiado vaga e reúne tanto free software como open source software (e, de facto, XMPP utiliza os dois), que são duas coisas bem diferentes. Pelo que, a dúvida não é tanto acerca da segurança das comunicações quanto acerca do que houver “dento” do XMPP. Mas é apenas uma observação pois, repito, não conhecendo o programa posso muito bem estar enganado.

Para os utilizadores WhatsApp (dos quais, como disse, infelizmente faço parte por uma escolha não minha): atenção porque a aplicação, além de ter tido problemas de segurança no passado (pelo menos até ter implementado a criptografia end-to-end), em Maio de 2021 alterou a sua política de privacidade, criando mal-estar entre os utilizadores. De acordo com a nova política de privacidade da WhatsApp, a aplicação de mensagens instantâneas partilha os dados dos utilizadores com a sua empresa-mãe Facebook. O que não é nada simpático.

Se não quiserem utilizar Telegram, podem escolher entre alternativas (razoavelmente) um pouco mais “privadas” do que WhatsApp, algumas das quais são (em ordem alfabética):

E agora: vamos abrir o Canal Telegram. E obrigado por participarem na sondagem!

Update!

O canal existe e deveria ser possível encontra-lo na barra de pesquisa interna do Telegram. Nome? Informação Incorrecta. Não será muito original mas é apropriado.

Mais simples ainda: aqui à direita está o botão, segui as instrucções todas e…não perguntem como mas funciona!

Pelo que, temos um canal Telegram. Alegria! E inscrevam-se, obrigado!

Krowler já inscreveu-se… nem tinha publicado nada aqui no blog e já tinha encontrado o Canal 🙂

 

Ipse dixit.

7 Replies to “O povo escolheu: viva Telegram! (update!)”

  1. Olá Max. No canal conseguimos ver o que escreves mas não conseguimos comentar ou escrever.

  2. Olá Max: ora, ora, sempre me disseram que o Telegram era mais privado que o whatzap. Reforcei a ideia quando vi o pessoal de II optar pelo dito cujo. Com o que dizes, que o Telegram compartilha dados com o facebook, constatei que essas porcarias são todas iguais.
    Eu tinha os dois no celular para mensagens escritas conforme o meu interlocutor usasse.
    Como informastes que com o Telegram se podia enviar isso e aquilo além de mensagens escritas, pensei para aproveitar e enviar algumas lembrancinhas de ano novo etc, (rsrsrs…) e curiosa fui ver os aplicativos. Parece que vou ter de esperar mais desenvolvimentos tecnológicos. Quem sabe internet das coisas me possibilite enviar avatares das minhas lembrancinhas!
    Mas, em sério, quando vi a quantidades de aplicativos para substituir a escrita, juro que fiquei altamente decepcionada.
    Não digo que eu também não ceda à facilidade de usar , mas como complemento da escrita, nunca como a mensagem escrita em si, como fazem muitas pessoas e, especialmente crianças e adolescentes.
    Ainda bem que estamos com os comentaristas de II.
    Acho que lá pelo fim de semana vou ter aquela tolerância com o meu desconhecimento computacional para instalar o Telegram no computador, que está conectado a uma tela grande de TV para não me doer os olhos, tornando a escrita bem grande, já que uso bastante.
    De resto, peço licença para continuar comentando aqui por agora.
    Abraços mil.

    1. Olá Maria!

      É WhatsApp que compartilha dados com Facebook, pois agora pertencem à mesma empresa (a META). Telegram acho ser razoavelmente “seguro”… acerca das dificuldades em utilizar a tecnologia: olha, eu nem consigo desbloquear as mensagens no Telegram, uma tristeza…

  3. Pessoal, o fantástico Canal Telegram de I.I. tem um pequeno problema: não funciona. Isso é: os comentários não aparecem. Tentei mexer naquilo mas até agora nada. Krowler foi promovido administrador então sim, pode ler e postar. Mas tem que haver outra forma, não podemos ser todos administradores… 🙁

  4. Max,
    Para todos conseguirem publicar têm de se alterar as permissões dos membros do grupo. Já descobri onde se faz, mas não aparece o botão na minha tela. Vou ver se encontro uma forma de resolver.

Obrigado por participar na discussão!

This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: